Avançar para o conteúdo principal

10 tarefas que faço antes de ir de férias (para prolongar o descanso no regresso)

10_tarefas_que_faço_antes_de_ir_de_férias
Para quem nos segue no Instagram, sabe que este fim-de-semana tivemos umas mini-férias, na praia da Arrifana. Falarei em pormenor sobre elas noutro post. Hoje é para partilhar o que costumo fazer para conseguir prolongar o descanso, depois de regressarmos. Já pratico estas dicas há imenso tempo e ajuda-me imenso a não ficar logo stressada e cansada com a confusão, assim que chego a casa.
O segredo para conseguir isto é fazer algumas tarefas essenciais antes de me ir embora. Assim sei que, quando voltar, terei uma casa limpa e minimamente arrumada e isso permite-me descansar um pouco mais. O que faço é isto.

Deixo a loiça lavada e arrumada
Nada de deixar a máquina cheia de loiça, principalmente porque detesto arrumá-la. Sei que se tiver loiça para arrumar quando chegar, vou adiar a tarefa e cozinha ficará um caos muito rapidamente. 

Deixar roupa lavada e passada a ferro 
Esta é daquelas absolutamente essenciais. Mesmo que não faça nenhuma das outras, tenho mesmo de ter isto feito, caso contrário terei um acumular de roupa suja que nunca mais acaba (porque vem sempre roupa para lavar, das férias). E assim lá se vai o descanso conseguido na pausa. 

Deixo a casa minimamente limpa e arrumada
Casa-de-banho limpa e com lixívia na sanita (só mesmo na hora de sair), pó limpo e o chão aspirado e lavado. Basicamente permite que não tenha de andar a fazer limpezas assim que chego. A sensação de chegar de férias e encontrar a casa limpa e arrumada é muito boa.

Deixo o frigorífico limpo 
Evita que encontre comida estragada no regresso. Além de evitar  desperdício de comida, evita também que tenha de andar a limpar o frigorífico mais a fundo, devido ao cheiro que fica.

Deixo algumas refeições prontas, no congelador
Se para mim, que gosto de cozinhar, isto é importante de fazer, torna-se essencial para quem não gosta. Tão bom quando se chega a casa e não tem de se cozinhar durante um dia ou dois. Basta tirar do congelador e aquecer. Precisam de ideias de refeições para congelar? Podem ver algumas aqui.

Deixo a cama feita de lavado
Dispensa explicações, certo? Quem não gosta de chegar de férias e poder deitar-me numa cama feita de lavado?

Despejo o lixo e a reciclagem
Pode parecer evidente mas há uns anos atrás já me esqueci de despejar o lixo antes de ir uns dias de férias. Escusado será dizer que quando voltei, a cozinha tinha um cheiro nauseabundo. Desde então nunca mais me esqueci de o fazer.

Desligo água, gás e aparelhos eletrónicos
Por uma questão de precaução e também de poupança, sempre que vou estar fora de casa alguns dias desligo o esquentador (tem interruptor on/off), os aparelhos de internet e televisão (não deixo nada em standby), o gás e a água.

Deixo uma chave de casa com familiares
Neste caso, os meus pais. E já me ajudaram em várias situações. Por isso, é algo que devem fazer, por uma questão de segurança.

Rego as plantas
Quando regresso, sei que não é algo que me lembre logo de fazer, até porque as rotinas habituais foram alteradas. Assim é uma forma de garantir que não morrem por falta de água.

Posso andar que nem uma barata tonta antes de ir de férias, mas compensa bem quando é o momento de voltar.

E vocês, fazem estas coisas também?

Comentários

  1. Anabela, faço praticamente tudo o que dizes e também tento: comprar ovos e iogurtes com prazo de validade para quando voltar, ter pão congelado e legumes para uma sopa no congelador, quando chego faço logo sopa e não tenho a urgência de ir às compras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas dicas que acrescentas. Pão tenho sempre no congelador (nem me lembrei porque já é habitual) e sopa congelada também. Quanto aos iogurtes, como faço em casa, o que costumo ter na despensa é o leite para os fazer.
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Anabela!
    Espero que tenham aproveitado bem o fim de semana. A julgar pelas fotografias do instagram tenho a certeza que sim!
    Não podia concordar mais com esta tua lista de tarefas para implementar antes de ir de férias. Aqui em casa somos adeptos delas e a verdade é que nos facilitam imenso a vida.
    A verdade é que podemos mesmo viver a vida de uma forma bem mais simples, para isso muitas vezes basta simplificar!
    Beijinho grande e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina.
      Sim, foi muito bom, apesar de algumas peripécias.
      Sem dúvida que estas tarefas feitas antes de irmos embora, fazem muita diferença. Um dia depois de chegar, já tenho a roupa em ordem!
      Bjs e boa semana também para ti.

      Eliminar
  3. Faço exactamente o mesmo. Acho que assim vamos mais descansadas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Já fazia algumas dessas tarefas, mas outras não. Deixar pãozinho e refeições congeladas parece-me uma excelente ideia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz uma diferença grande. Ainda ontem não precisei de fazer almoço. Foi só descongelar.
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…