Avançar para o conteúdo principal

Livro "Trabalhe 4 horas por semana" - Timothy Ferriss


Não era suposto ler este livro do Timothy Ferriss agora, mas como o consegui emprestado da biblioteca tive que o despachar antes dos que já tenho cá em casa. 
Primeiro começo por dizer que tem uma tradução péssima. Se puderem e se entenderem bem inglês, aconselho a versão original. Não é um livro de leitura fácil mas ainda assim gostei muito do que li.
Fala essencialmente de como devemos optimizar o nosso tempo, para trabalharmos o menos número de horas possível e aproveitar a vida já, no momento presente, sem precisarmos de esperar pela reforma. 
A ideia é, obviamente, muito interessante pois assenta na base de que a vida deve ser vivida ao máximo e que não é o dinheiro que nos motiva mas sim as experiências que vivemos.
O livro está dividido em quatro partes, o que ele chama de DEAL (DEFENIÇÃO, ELIMINAÇÃO, AUTOMATIZAÇÃO e LIBERTAÇÃO) 

DEFINIÇÃO
Fala mais de desenvolvimento pessoal, em que o autor conta a sua história pessoal de como deixou de trabalhar 90 horas semanais para passar a rabalhar só 4. Explica mais detalhamente porque é que devemos tentar procurar ter mais tempo livre para fazermos actividades que gostamos, sendo mais eficientes no nosso trabalho, mesmo trabalhando menos horas. 

ELIMINAÇÃO
O assunto abordado aqui é a tal questão de que, para podermos trabalhar menos horas, temos de ser mais eficientes e produtivos. Passa por eliminar tarefas que não são importantes e que apenas nos consomem tempo. Tem imensas dicas de como podemos aumentar a nossa concentração e estarmos mais focados para melhorarmos a produtividade. 

AUTOMATIZAÇÃO
A parte que menos gostei porque está muito fora da realidade portuguesa.  Basicamente passa pela contratação de uma assistente virtual para fazer aqueles trabalhos mais chatos que nos consomem tempo que poderíamos usar para tarefas mais importantes. Também explica detalhadamente dois casos práticos de criação de um produto e de como fazer crescer esse negócio, sem exigir muito trabalho. Neste ponto há imensas sugestões que, apesar de não serem muito exequíveis por cá, são interessantes de ler.

LIBERTAÇÃO
Na parte mais esperada do livro, o autor explica como podem ir tentando diminuir a vossa carga horária (mais uma parte irrealista para muitos!), passando a fazer mais trabalho em casa. A ideia é libertar tempo para fazerem o que realmente gostam e aproveitarem a vida enquanto ela acontece.


Este livro, embora possa ter passagens muito fora da realidade, tem imensa informação que vale a pena ler. Recomendo, sem sombra de dúvida.

==> COMPRAR O LIVRO

Deixo algumas passagens interessantes.

"O emprego perfeito é aquele que ocupa o menor tempo possível"
"A grande maioria nunca encontrará um trabalho que seja fonte inesgotável de realização pessoal"
"A falta de tempo é na realidade falta de prioridades"
"O facto de exigir muito tempo não torna uma tarefa importante"

Comentários

  1. É um livro que eu adoraria ler! No meu caso tem mesmo de ser em português mas ainda assim quero até porque há imensas coisas que eu concordo, como por exemplo, o emprego perfeito é aquele que ocupa o menor tempo possível! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo em português vai valer a pena, garanto. Tem muita informação e aprendemos imenso. Também gosto muito dessa frase.
      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…