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Pequenas substituições para bolos mais saudáveis

Quando tentamos fazer uma alimentação mais saudável e vamos eliminando determinados ingredientes da nossa dieta, uma das principais preocupações é se as refeições/sobremesas continuam a ser saborosas. Pelo menos, para mim, que adoro comer, é algo com que me preocupo. Será que alterando isto e aquilo vou conseguir um sabor muito próximo? Quando isso não acontece é difícil voltar a repetir a receita. Mas quando o sabor fica maravilhoso na mesma, é uma alteração para ficar.
 
Voltei a fazer este bolo mas com algumas substituições. Em vez de açúcar branco usei do mascavado, em vez de óleo normal coloquei óleo de coco, a farinha usada foi de trigo integral e o chocolate foi substituído por cacau puro em pó. Para a cobertura usei óleo de coco, cacau puro em pó, mel, uma pitada de sal e um pouco de leite só para dar a consistência desejada. E ficou maravilhoso na mesma.

E é isto que quero transmitir com este post. Para termos uma alimentação equilibrada, não é preciso abdicar dos pequenos prazeres, basta torná-los um pouco mais nutritivos (podem ver os benefícios do cacau puro aqui) e, claro, consumir sempre com moderação.

Bom apetite!

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Comentários

  1. Também procuro fazer essas pequenas substituições, que tornam os doces mais nutritivos e menos pecaminosos. ;)

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  2. Também tenho feito isso!
    Mas opto por usar azeite virgem extra e só substituo no máximo metade da quantidade da farinha por farinha integral.

    http://actividadesparalelas.blogspot.pt/

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Panquecas sem ovos
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Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

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