Quando vou de férias, tento sempre deixar o frigorífico o mais vazio possível. O que ficou lá dentro foram apenas alimentos que aguentavam o tempo que estaríamos fora. Os ovos já fiquei com dúvidas mas tive esperança que sobrevivessem. Quando voltámos, já estavam mesmo a precisar de ser consumidos por isso optei por fazer um bolo. Quis tentar fazer mais uma receita sem açúcar, para depois poder ir alternando. O que saiu foram estes queques maravilhosos, de frutos vermelhos e com uns pozinhos que os tornaram ainda mais saudáveis.
Queques de frutos vermelhos (sem açúcar e com óleo de coco)
- 6 ovos
- 20 tâmaras descaroçadas
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de óleo de coco
- 1 chávena de café, de água morna
- 2 colheres de sopa de mel
- 3 colheres de sopa de farinha de centeio
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 colher de sopa (mal cheia) de levedura de cerveja
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 2 mãos cheias de frutos vermelhos congelados (usei framboesas, amoras, groselhas e morangos)
Comece por fazer a pasta para adoçar, triturando as tâmaras com a água morna e o óleo de coco. Vai ficar qualquer como isto. Junte esta pasta a 6 ovos e bata tudo muito bem com a batedeira, até ficar com um aspecto cremoso e mais esbranquiçado. Junte depois as farinhas, a canela, a levedura e misture muito bem com uma vara de arames. Envolva as frutas com farinha e deite na massa, sem mexer demasiado. Deite o preparado em formas de queques e leve ao forno, a 220ºC, até estarem cozidos.
Bom apetite!
Para outro bolo sem açúcar, clique aqui.
Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM
Ohh ficaram tão bonitos! Muito mimosos!
ResponderEliminarFicaram muito bonitos! Gostei bastante da ideia de usares tâmaras como "adoçante". Hei-de experimentar! :)
ResponderEliminarBoa noite Anabela, poderia-me esclarecer sff, quanto ao óleo de coco. Quanto o utiliza na culinária é em estado líquido ou no seu estado que está no frasco? e se for em estado líquido como faz para o derreter? Obrigado ;)
ResponderEliminarOlá Cristina.
EliminarTento sempre usar em estado líquido para que não fiquem bocados (grumos) na mistura (bolos, por exemplo). Para ficar líquido basta tirar com uma colher para uma tigela e aquecer uns segundos no microondas ou melhor ainda no recipiente (panela, tacho, frigideira...) onde vai cozinhar. Quando faço um bolo e tenho de ligar o forno antes, o que faço é colocar o óleo numa tigela e deixar um minuto ou dois no forno. Derrete muito rápido porque o óleo de coco fica líquido aos 24ºC. Espero ter ajudado.
Bjs