Avançar para o conteúdo principal

Organização pessoal simples #2 - Telemóvel

Continuando com a rubrica sobre a forma como me organizo, hoje falarei do telemóvel.
Antes de comprar este smartphone, tinha um telemóvel do mais simples que há. Muito barato e apenas com as funções básicas. Usava-o apenas para fazer e receber chamadas e mensagens. Quando decidi (e poupei para isso) comprar o smartphone, sabia que me ia dar muito jeito na minha organização pessoal. Não dou muita importância aos jogos e por isso é coisa que não uso.

Tenho consciência que nem todas as pessoas podem comprar um smartphone e que têm de ter outras formas de organização. O que aconselho é a usarem a agenda pessoal ou a agenda de casa para as mais diversas situações. Este post é sobre as aplicações que mais uso actualmente e que me ajudaram a ter um dia-a-dia mais simplificado.

Calendário
Simples e com sincronização com o do computador, apenas e só para ter backup de datas marcadas. Sempre que preciso marcar algo, utilizo a agenda primeiro e só depois no telemóvel (o computador actualiza depois). O método é sempre assim, mesmo que tenha o portátil ligado. Isto ajuda a simplificar o método e a interiorizá-lo.

Out of Milk
Para mim, uma excelente aplicação. Sei que ainda não a explorei ao máximo mas permite criar listas de compras à medida que falta algo. É no telemóvel que pego sempre que preciso de acrescentar algo. Posso ainda ir criando uma base de dados de preços, de vários locais e assim sei se estou a poupar ou não. Também me permite ter uma previsão do valor a gastar, quando faço uma lista. Tem ainda uma lista de tarefas (que não uso aqui) e lista de despensa (que também não uso porque visualizo tudo facilmente desde que a organizei).

Colour Note
Um bloco de notas simples mas com grande potencial. Tanto podem criar uma lista como um texto. Utilizo apenas para situações temporárias ou caso não tenha a agenda de papel perto de mim. Podem ser explicações a compensar, objectos que procuro para a casa ou qualquer coisa que surja e que não tenha local ou acção própria.

Evernote
No telemóvel utilizo o Evernote e no computador o Nixnote (versão para Linux). Fazem sincronização e isso permite que não tenha que andar a repetir o que escrevo em ambos os programas. Para aqui vem muita coisa e é uma forma de ter acesso aos projectos de forma detalhada e para onde quer que vá. Sejam de decoração, de costura, de leitura, de culinária, de escrita ou de viagens. Permite uma excelente organização e acesso a informação.

E-mail
Permite-me responder a emails rapidamente, principalmente aqueles de resposta curta. Isto permite que tenha a caixa de entrada vazia e com tudo em ordem. 

Acrobat Reader
Embora não seja uma ferramenta de organização, optei por falar nela porque me tem permitido ler mais. Nunca li tanto como agora e isso tem-me ajudado a melhorar muitos aspectos das minha vida. 

Estas são as principais aplicações que uso. As outras (poucas) são apenas para distrair, como o Instagram, o Pinterest ou o Foodnote (Evernote, versão culinária).

E por aí, que aplicações mais vos ajudam no dia-a-dia?

Parte 1 - Organização pessoal simples no computador

Comentários

  1. já tive o out of milk e outros mas o mais prático para mim é mesmo usar a aplicação de notas tenho uma que diz lista de compras e vou escrevendo conforme me lembro. Desculpa comentar pouco mas já sabes que leio e te sigo no face ;-) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá! Nunca tinha comentado mas sou presença assídua no teu blog, parabéns, é um dos meus preferidos. Se não te importares podes dizer qual foi o smartphone que optaste? Também estou a pensar comprar um, mas há tanta escolha no mercado que até fico confusa, uns mais caros outros mais baratos, enfim... uma imensidão :) Obrigada. Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia.

      Fico muito feliz (e comovida) por gostares do blog.

      Olha, até ver tenho gostado muito do smartphone que comprei. Eu e o Ricardo andámos a ver imenso para compararmos preços/qualidade. Não queria nada xpto, até porque sabia para que é que o ia utilizar (acima de tudo organização). O que tenho é um NIVO da Optimus (agora NOS).

      Bjs

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta Anabela. Ainda não decidi :):)
      beijinho. Sofia

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…