Avançar para o conteúdo principal

Organização pessoal simples #1 - Computador

Já há muito tempo que tenho este post a fervilhar na cabeça porque é das coisas que mais diferença tem feito no meu dia-a-dia. Eu perco-me na internet, uma das principais razões da minha pouca produtividade. Vejo isto que depois vai dar àquilo e quando dou por mim, passou uma hora e não fiz nada. Conseguem relacionar-se? Acredito que sim. 

No fim de tudo, ficava com um ambiente de trabalho completamente caótico porque queria fazer tudo e mais alguma coisa. Guardava ideias aqui e acolá. Abria um documento para escrever alguma coisa e depois já nem sabia onde guardá-lo. Eu sei lá, tantas e tantas porcarias espalhadas e sem local próprio. Não admira que, depois, o meu cérebro ficasse esgotado. 

Assim, inicio hoje o primeiro dos três posts onde prometi falar detalhadamente sobre cada uma das ferramentas de organização que uso no meu dia-a-dia e que falei aqui.

Passei a usar Linux
Pode parecer parvo mas a mudança foi muito importante para aumentar a minha produtividade. É tudo tão rápido, eficaz e o design muito mais bonito. Terei o maridão a falar sobre isso noutro post, para terem a noção da maravilha que é deixar a Microsoft. Aguardem.

Eliminei pastas com nome "Outros" ou "Vários"
Por experiência sei que, se tiver este tipo de pastas, cai lá para dentro tudo o que não tenha espaço próprio. Depois nunca encontro quando preciso. Agora o que faço é criar uma pasta na hora de guardar. Isto se não tiver mesmo nenhuma que seja adequada ao que estou a guardar.

Uso um programa que reúne várias contas de email
Para o Linux é o Thunderbird, que é como se fosse o Outlook da Microsoft. Coloca as contas separadas e os emails são recebidos separadamente também.  Podia receber emails de várias contas numa só mas acho isso confuso. Assim é cada macaco no seu galho.

Crio pastas gerais e depois subpastas mais específicas
Antes eram pastas gerais e ia tudo para o mesmo saco. Depois era ver-me desesperar à procura de algo, mesmo com a pesquisa do computador. 

Categorizo fotos por data e acontecimentos
Fotografias, aquilo que mais desorganização gera. Se não tivermos um método, num instantinho temos tudo numa desordem. Normalmente faço pastas principais pela idade do Tiago e depois especifico por acontecimentos ou actividades com as respectivas datas. Uma tarefa imprescindível é eliminar logo fotos que não ficaram boas. Alivia muito mais o trabalho de arrumar.

Criei a pasta "TAREFAS" no ambiente de trabalho
Consigo focar-me mais, organizar melhor as ideias e quando o trabalho está feito, é só apagar. Quase como riscar um item da lista de tarefas em papel. Dá o mesmo sentimento de dever cumprido.

Uso o Nixnote para projectos grandes
Versão Evernote para o Linux. Ajuda-me a organizar melhor tudo o que sejam projectos mais demorados, que exijam um maior planeamento. Vou escrevendo, vou planeando aos poucos e com tudo o que preciso num só sítio. Deixei de o fazer em documentos do word, que perdia constantemente. Uma coisa boa do Nixnote é que sincroniza com o Evernote, que uso no telemóvel. Por isso, tanto faz escrever num lado como no outro, que no fim acaba tudo por ser actualizado. Aqui incluo escapadelas, projectos decorativos para a casa (coloco ideias iniciais na agenda de papel), tutoriais e receitas que quero experimentar (que depois basta ver no tlm), livros que quero ler, etc.

Uso o Pinterest
É uma verdadeira maravilha para guardar imagens dos mais variados temas. É aquilo que consome mais tempo útil. Assim, tenho tentado dedicar apenas determinados períodos de tempo específicos onde me posso perder a ver coisas giras e depois vou guardando conforme ache que vale a pena. De tempos em tempos, tento rever o que guardei e se já não gostar, elimino.

E penso que é tudo. De qualquer forma se tiverem uma área que esteja caótica e que eu não tenha falado aqui, é só dizerem nos comentários.

E por aí, como se organizam? Contem-me tudo.

Comentários

  1. Eu sei que venho cá sempre e pouco digo, mas o teu post é precisamente aquilo que procuro. Oganização, a minha é desorganização. Perco tempo, tenho como tu dizes no inicio, um caos. Guardo tudo, depois não sei onde meti.
    Vou ficar à espera :)
    Beijinho Anabela :)

    ResponderEliminar
  2. O Thunderbird é multi-plataforma, e não apenas para Linux, ou seja funciona em Mac, Windows, e Linux.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…