Avançar para o conteúdo principal

Guia de horta caseira - Alface

Daqui
Nome
Lactuca sativa

Época de sementeira 
Em regiões de clima quente recomenda-se que as sementes sejam plantadas num viveiro onde o ambiente é mais fresco, pois as sementes podem tornar-se dormentes em temperaturas mais altas, resultando em baixas taxas de germinação. Inicia-se a sementeira de Fevereiro a Maio ou de Setembro a Novembro.
  
Época de plantação 
O transplante é feito quando as plantas tem de 4 a 6 folhas, de preferência em dias nublados e chuvosos, pois a alface pode murchar e morrer se o transplante ocorrer quando o tempo está quente e seco. Outra possibilidade é plantar as sementes directamente na horta, no fim da tarde, irrigando em seguida, o que diminui a probabilidade de ocorrer dormência nas sementes visto que as condições tenderão a ser mais amenas.
A alface é um legume de Verão e de Outono, cujas folhas podem ser colhidas à medida que se necessita, mas deve colher-se a planta completa antes das primeiras geadas, para evitar que se estrague.

Condições favoráveis
A temperatura ideal para cultivar alface situa-se entre 10°C e 24°C, embora existam cultivos que toleram temperaturas mais altas e outros que toleram temperaturas mais baixas. Altas temperaturas podem induzir um florescimento precoce. A alface necessita de boa luminosidade, mas é tolerante a sombra parcial. Assim, em regiões de clima quente a alface pode beneficiar se for plantada de forma a receber sombra parcial durante as horas mais quentes do dia. Precisam de solo bem drenado, rico em matéria orgânica. A alface deve ser irrigada com frequência, sem que o solo fique encharcado.

Dicas
A alface pode ser cultivada em vasos e isto para quem tem uma mini-horta na varanda é maravilhoso.

Daqui

Pragas
No cultivo da alface, um dos problemas mais recorrentes é o seu não crescimento e a formação de uma haste floral – nesta situação, é importante cobrir a planta, mantendo-a à sombra até esta retomar o seu desenvolvimento normal. Em termos de doenças, são as lesmas que mais atacam a alface, deixando as suas folhas repletas de buracos. Para eliminar esta praga, é necessário efectuar uma limpeza na horta e aplicar um insecticida apropriado. Caso queira tentar as opções mais naturais, estas são as mais comuns:

- colocar barreiras de cobre com um mínimo de 5 centímetros de largura à volta das plantas;

- colocar vasos de cerâmica de pernas para o ar. Estes vasos devem ser colocados contra os raios solares e ligeiramente levantados do chão, para que lá fiquem acumulados todos os animais viscosos, uma vez que estes procuram constantemente locais com sombra. É necessário verificar diariamente e retirar de lá todos os animais viscosos.

 - aplicar jarros rasos com cerveja nas zonas mais afectadas. Coloque os jarros ao mesmo nível da terra do jardim e espere que as lesmas e os caracóis caiam lá dentro e se afoguem. Verifique com regularidade em que estado se encontram as armadilhas e, caso exista necessidade, coloque mais cerveja no interior dos respectivos jarros.

Benefícios 

- Ajuda a combater a insónia.
- Ajuda a prevenir e a combater a anemia.
- Ajuda a melhorar os níveis de colesterol.
- Ajuda a fortalecer as vias respiratórias.
- Ajuda a combater resfriados (estados gripais).
- Tem propriedades analgésicas e acalma dores musculares.
- Regula os níveis de açúcar no sangue (excelente para diabéticos).
- Ajuda a combater problemas de flatulência | Ajuda contra prisão de ventre.
- Ajuda a combater o envelhecimento celular | Auxilia no combate aos radicais livres.
- Alimento muito nutritivo e com poucas calorias (excelente alimento para dietas de emagrecimento).

Fontes:
http://dieta-alimentar.blogspot.pt/
http://omeujardim.com 
http://boletimagrario.blogspot.pt
http://www.hortas.info
assinatura

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…