Avançar para o conteúdo principal

Dica para afastar insectos

Ok, por aqui temos bastantes insectos, seja Verão ou Inverno. Moscas e melgas são os principais. Por si só já é uma chatice, não se pode abrir uma porta ou uma janela que, inevitavelmente, lá entram algumas. Isto não seria assim uma coisa gravíssima se o Tiago não fizesse uma alergia horrorosa à picada das melgas. Aliás, há uns tempos atrás apanhámos um susto porque tinha sido picado até mais não na cabeça e eu não dei conta. Apenas tinha uma batata na cara de uma picada visível. À noite quando lhe vesti-a o pijama, passei-lhe a mão na cabeça e assustei-me, tal era a quantidade de altos que tinha. A juntar a isso, tinha nódulos atrás das orelhas. Pânico, como podem imaginar. Percebi, depois de estar recomposta, que era o sistema linfático que não estava a conseguir lidar com tanta picada. Tomou anti-inflamatório e tudo passou, embora os nódulos tivessem demorado a desaparecer.

A partir daí entrámos numa luta contra as ditas cujas. Tentámos várias coisas, entre elas, isto. Nada resultava. Para agravar a situação, evitávamos abrir janelas, o que prejudicava o ar da casa, que precisava ser renovado. 

Até que um dia o LIDL teve à venda redes mosquiteiras, tanto para janelas (tipo porta) como para colocar por cima das camas. Nem pensámos duas vezes. Trouxemos ambas. Tem resultado imenso. O Tiago acha aquilo giro e tem-se safado de imensas picadas.

A juntar a isso fizemos nós as redes para as janelas pequenas, a um custo muito reduzido. Comprámos fita de velcro e tule, do mais rijo que encontrámos. Optei por cozer a fita no tule (não comprámos da que cola porque fica frágil ao longo do tempo) e o maridão colou a outra parte à pedra da janela. Não sei se conseguem ver bem mas colocámos o tule entre as fitas e não por cima, pois prende e estica melhor. 


Assim, podemos abri-la à vontade, inclusivé durante a noite (já aconteceu no Verão) sem estarmos preocupados se entra bicharada. 


Uma maravilha pelo preço e pela facilidade de uso. Deu foi um bocadinho de trabalho mas apenas e só porque eu sou péssima a tirar medidas.

Peço, desde já, desculpas de não ter aqui um passo-a-passo mas com o Tiago e o meu trabalho, já é muito bom ter conseguido fazer o projecto. Se tiverem alguma dúvida, escrevam nos comentários que tentarei responder com a máxima brevidade possível.

Espero que ajude a quem precisar de se livrar desses visitantes indesejados.
assinatura

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…