Avançar para o conteúdo principal

Espaço de estudo organizado


Um dos aspectos comuns em crianças com dificuldades na aprendizagem são os seus espaços de estudo desarrumados e desorganizados. Raro é o aluno que me diz ter a sua secretária livre e com tudo no sítio. Ora, é difícil conseguirmos focar e concentrar quando tudo à nossa volta é um caos. Consequência disto é irem para a sala ou cozinha estudar, local onde há tudo menos sossego (ex.:mãe a cozinhar com televisão ligada, pai a ver televisão na sala, irmãos a brincar, etc...). Além disso, os espaços de estudo raramente são inspiradores, entusiasmantes. Há que mudar isso. Começar por proporcionar um local agradável para se estudar é o primeiro passo a dar se queremos estudantes motivados. E estudantes motivados são, na maioria das vezes, aqueles que conseguem alcançar objectivos. Seguem as dicas/ideias.

Quadro de recados/apontamentos/agendamentos
Essencial para gerir melhor o tempo e não esquecer dos vários compromissos. Saber bem as datas de testes, de entrega de trabalhos e material extra que é preciso levar, evitam surpresas degradáveis.


Dossier/caderno para resumos (inspirado num dos meus explicandos)
Poderão comprar um simples bloco de apontamentos e personalizar com um tecido bem bonito. Assim, poderão ir fazendo uma pequena revisão do que foi dado nesse dia. Quando for altura dos testes já está tudo feito, basta depois rever. Eis alguns exemplos.


Gaveta com material de papelaria organizada
Daqueles sítios que ficam um caos rapidamente. Ter a gaveta com divisões ajuda muito a manter a organização.


 
Secretária minimalista e uma boa luminosidade
Evitar ter muita coisa em cima da secretária. Não ter tralha à vista ajuda mais na concentração porque, obviamente, não há objectos para se distraírem. Torna, também, mais fácil de ter tudo arrumado. Uma boa luz faz maravilhas. Por isso, se possível, ter a secretária em frente a uma janela.


Copo com instrumentos de escrita
Em continuação da dica anterior, penso que os objectos que devem ter em cima da mesa são apenas aqueles que usam com mais frequência e os que servem de motivação para trabalhar de forma mais concentrada.

Cesta ou separador para papéis a organizar
Para evitar chegar ao fim da semana com uma secretária tão cheia que nem se consegue ver o tampo. Assim, ter um local  para colocar papelada que ainda tem de se utilizar ou que ainda não se pode arquivar, torna-se imperativo.


Frases inspiradoras
Que sejam bonitas, positivas, que os façam sorrir e que, acima de tudo, os ajudem a focar e a atingir os objectivos a que se propõem.


Fotos
De alguém ou algo que os faça ficar bem dispostos enquanto trabalham.


Lista de objectivos (visível)
Essencial, é o que vos digo. Saber as metas que queremos atingir e lê-las constantemente faz-nos ter um caminho certo a seguir.





Capa para fichas/testes
Ter tudo organizado num sítio só poupa muito tempo. Nada de folhas perdidas, dobradas ou rasgadas. Quando precisam é só ir lá ver. Estas capas de organização são algo que tenho visto cada vez mais nos meus explicandos e fico muito contente por isso.


Jarra com flores artificiais ou frescas
É claro que isto é muito mais feminino do que masculino mas quem diz flores diz um objecto que tenha algum significado para a pessoa e que a faça ficar bem disposta e motivada para trabalhar.



Do que me lembro, é isto. Inspirem-se e renovem os espaços de estudo da vossa pequenada. As fotos foram retiradas daqui.
assinatura

Comentários

  1. Lindo post
    Belas ideias e lindas inspirações
    bj e boa semana
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lulu. Ainda bem que gostaste.

      Bjs e boa semana para ti também (ou o que resta dela).

      Eliminar
  2. Gostei imenso das dicas e das imagens! Obg

    ResponderEliminar
  3. Ideias muito inspiradoras, Anabela. Gosto muito do tema organização e tenho um blog sobre isto que se chama ORGANIZANDO. Quando quiser conhecer, será muito bem-vinda! O link é:
    www.adrianalira.com.br

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana. Obrigada pelas palavras. Ainda bem que gostou. Já tenho o link guardado para espreitar calmamente assim que puder. Só o tema já me faz gostar dele mesmo sem ainda o ter visitado :)

      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…