Avançar para o conteúdo principal

Estruturar as actividades (inclui links com ideias)

Olá a todos.


Uma das decisões que tomámos cá em casa foi de ter o nosso tesourinho connosco, até aos 3 anos, altura em que, se tudo correr bem, irá para um jardim-de-infância que aceita crianças a partir dos 3 anos (significa que irá para uma sala com crianças da mesma idade e não para uma com crianças mais velhas).
No entanto e apesar de estar em casa connosco, não deixo de fazer actividades com ele como se estivesse na escolinha, a diferença é que sendo cá em casa e comigo, tem muito mais liberdade e menos estrutura.
Como não tenho formação de educadora de infância, vou fazendo as coisas muito às apalpadelas, lendo livros, sites educativos e blogues fantásticos com ideias que nunca mais acabam.


 Tenho, por isso, algumas ferramentas que me ajudam (apenas a mim porque para o Tiago nada disto faz sentido, ele quer apenas brincar), uma lista dos feriados anuais, uma lista de dias especiais e uma folha onde aponto tudo aquilo que gostaria de tentar fazer com ele (que estão também na agenda do computador para que possa pesquisar ideias). Além disto tenho ainda um calendário de actividades, colado na parede, para fácil acesso. Não o sigo à risca, serve apenas para me orientar com o tipo de actividade que posso fazer com ele.
Tem sido muito bom porque passo muito mais tempo de qualidade com ele e as asneiras que faz diminuem drasticamente, o que implica que não me chateio tanto.
O saldo tem sido muito positivo e por isso partilho algumas das coisas que faço com ele. Pode ser que ajude e inspire papás e mamãs por ai, a fazer o mesmo com os seus filhotes.

O calendário tem as seguintes actividades:
Contos 
Basicamente ler livros e mais livros, com gestos e vozes diferentes. Também faço imensas perguntas para que tenhamos alguma espécie de conversa. Tem ajudado imenso no desenvolvimento da linguagem.

Jardinagem
Pode ser apenas a recolha de frutos e ervas do jardim ou fazer algo mais elaborado como semear ou plantar, apanhar ervas daninhas (o que normalmente se traduz em apanhar tudo, incluindo as próprias plantas...) e regar (essencialmente as mangas e calças...).

Colagens 
Ele ainda não acha muita piada a isto mas lá vou insistindo. Ora colamos o que recolhemos de passeios, ora materiais que vou cortando aqui por casa

Pintura
Este tipo de actividade não tem de ser apenas com tinta mas poderá ser com lápis de cor, giz e outras ideias que impliquem cor. 
Modelagem
Já fiz plasticina caseira (esta semana farei um update sobre o assunto) mas normalmente a pasta de modelar que o Tiago usa é apenas feita com farinha, sal, água e óleo. Brincamos muito a fazer "bolachas", bonecos, "pizzas" e muitas outras coisas.

Ginástica
Tem passado muito tempo em casa, muito por culpa da chuva e também porque os papás têm de trabalhar. Por isso, sempre que possível, fazemos actividades que impliquem algum esforço físico, para gastar energias (do Tiago e já agora da mãe dele também). Não fazemos ginástica coordenada, o que costumamos fazer é jogar à bola, fazer cambalhotas, andar de mota, correr pela casa, dar saltos, andar atrás de bolas de sabão, no fundo inventar qualquer coisa na hora. 
Jogos 
Temos usado e abusado dos puzzles de madeira. Mas não os fazemos de forma normal. O que fazemos é colocar todas as peças dentro de um saco e o Tiago vai tirando uma a uma, com os olhos fechados, e vai tentando encaixar no puzzle certo. Tem adorado jogar assim. 
Aqui também incluo brincadeiras de "faz de conta". Ele adora que faça o cão, a casota e respectiva cama para dormir , a tigela do comer e da água.
Culinária
Ele costuma andar atrás de mim enquanto cozinho. Aliás, costuma colocar uma cadeira perto da bancada para ir espreitando (e estragando) o que estou a fazer. Tento explicar-lhe tudo e, sempre que possível, dar-lhe alguma tarefa para me ajudar (que normalmente só me atrasa mais...) ou para se distrair.
Não sigo nada à risca mas serve para me ir orientando e dar alguma estrutura/rotina à brincadeira. Com rotina não quero dizer fazer sempre as mesmas coisas mas sim fazer os tipos de brincadeira em dias específicos. É claro que, tendo que trabalhar e cuidar da casa, não passo horas a fazer actividades com ele mas se conseguir dedicar cerca de 1 hora por dia a fazermos alguma coisa juntos já é muito bom. E isto é sem contar com todas as tarefas diárias em que o Tiago quer sempre dar uma ajudinha. 

Alguns sites de interesse para quem quiser tirar ideias:

-  http://www.activityvillage.co.uk/kids_crafts.htm
- http://paiscriativos.blogspot.pt/
-  http://www.sunhatsandwellieboots.com/
- http://www.theimaginationtree.com/
- http://www.theideabox.com/
- http://www.firstpalette.com/All_crafts.html
- http://www.enchantedlearning.com/crafts/ 
- http://www.enchantedlearning.com/crafts/

Para pesquisar passeiose actividades diversas em portugal:
http://estrelaseouricos.familia.sapo.pt/ 
E por ai, como distraem os vossos pequeninos? Partilhem ideias, por aqui agradecemos muito.

Desejo um dia criativo a todos.

Comentários

  1. Olá Anabela,
    Obrigado por esta partilha. Eu tb estou em casa com a minha filha e às vezes é complicado arranjar atividades, pois o que existe por ai é quase smp para mais velhinhos e acabo meio perdida, mas o teu post ajuda muito. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu sinto o mesmo... como brincar com bebés com menos de 1 ano? :(
      Preciso de ideias (queria evitar comprar brinquedos, já há muitos aqui...)! Obrigada!

      Maria.

      Eliminar
  2. boa-tarde Anabela,

    aqui está uma boa ideia para fazer com o pequenino.
    http://www.guatesostenible.com/showcase/recicla-pet-juguetes/

    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, que giro, adorei o projecto mas acho que tenho de esperar mais um pouco para fazer isto com ele, ainda é muito pequenino.

      De qualquer forma obrigada pela partilha.

      Bjs

      Eliminar
  3. Parabéns pelo post. Não tenho dúvidas, estas no caminho certo. É uma dádiva poder estar com os filhos este tempo todo e prepará-lo bem para a sua entrada no JI.
    Conheces este blog: http://mentesirrequietas.blogspot.pt/? Está repleto de ideias e actividades umas mais elaboradas, mas podem ser adaptadas.
    Assim que puder, vou publicar uma actividade que tenho a certeza que vais adorar fazer com ele.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…