Avançar para o conteúdo principal

Esfoliante corporal caseiro

Olá a todos.

Ora bem, mais um daqueles posts bem característicos aqui da minha pessoa. Venho partilhar a minha receita (simples) do esfoliante corporal que uso e que tem feito maravilhas pela minha pele. Apenas o uso uma vez por semana no fim do duche, espalho a mistura no corpo todo, em especial joelhos, cotovelos e calcanhares, depois passo por água. A pele fica nutrida pelos óleos e suave pelo açúcar. Não é necessário passar leites, cremes ou óleos no final deste duche porque a pele já fica hidratada o suficiente.


Ingredientes:

- Açúcar mascavado (não pode ser do amarelo normal)
- Óleo de Jojoba
- Óleo de amêndoas doces
- Óleo de coco
- 20 gotas de óleo essencial de calêndula (excelente reparador da pele)

 Preparação:

Coloque o açúcar mascavado até 3/4 do recipiente que vai usar. Junte o óleo de jojoba até embeber o açúcar mas sem ultrapassar o seu limite, coloque de seguida o óleo de amêndoas doces e o óleo de coco em partes iguais até ficar sensivelmente um dedo acima do açúcar, coloque de seguida as gotas do óleo essencial de calêndula e mexa bem. Tape o recipiente e use no duche uma vez por semana.

O meu podem ver acima todo bonitinho com a sua etiqueta, que fica sempre bem.

Desejo um dia suave a todos.


Comentários

  1. Eh pá, vou já "roubar" a receita para experimentar, porque me dá sempre uma preguicite aguda na hora de passar cremes depois do banho...
    Obrigada!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Parece-me uma receita óptima, e caseirinha, acho que a vou experimentar, obrigado pela dica.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Onde é que compras os óleos?
    Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  4. Olá Belinha,
    Achei a tua receitada de esfoliante caseiro muito interessante mas onde arranjo os ingredientes todos.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  5. Também faço um esfoliante caseiro mas em vez do açucar meto sal =)

    ResponderEliminar
  6. Olá! Gostei da sugestão :)
    Onde se podem adquirir os óleos de coco e jojoba? Ervanárias?!
    Obrigado!
    Andreia

    ResponderEliminar
  7. Meninas, sim podem comprar em ervanárias ou lojas de produtos naturais tipo Celeiro, que cada vez tem mais variedade.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Anabela
    Uau! Tantas coisas boas que tive dificuldade em decidir onde comentar! Vejo que como eu tens gosto em meter a mão na massa e fazer os teus próprios produtos, gosto disso, vou seguir o teu blogue.

    Estou a reunir condições para começar a fazer sabonetes, espero em breve poder escrever e mostrar.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. Bem eu ainda não consegui parar de ler o blog e já tenho uma lista de compras enorme para tudo o que quero fazer. Também sou muito adepta do poupar e das coisas caseiras.
    Para já tenho 2 dúvidas assim mais importantes para quem vai iniciar-se nisto das "caseirices":
    - onde é que fazes aquelas etiquetas dos frascos todas giras? :)
    - alguns dos frascos que usas não são reaproveitados de outras coisas. Há algum sítio que recomendes para comprar frascos diversos baratos?
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  10. mar_ju,

    Fico muito contente por teres gostado do blog. Espero que possas pôr em prática algumas das ideias que aqui coloco.

    Quanto às questões, vamos lá. As etiquetas faço-as no word (posso mandar-te o que tenho já feito, manda email) e os frascos podes encontrar preços simpáticos em lojas como Deborla, lojas dos chineses ou uma loja que não sei se conheces chamada Bagatela.

    Bjs e espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  11. Olá!
    Pensei que usasses um programa especial para as etiquetas, já que estão tão lindas :)
    Eu faço então para mim, obrigada.
    A Bagatela que eu saiba, não existe aqui no Porto, mas a DeBorla sim e chineses, claro, não faltam! Muito bem, vou começar a pôr mãos à obra e mal faça a minha 1ª experiência (seja o que for, aviso), eh eh.
    Beijinhos, obrigada

    ResponderEliminar
  12. 1ª vez por cá e já estou a gostar :D
    Eu utilizo borras de café misturadas com creme hidratante ou óleo de bebé, só há um senao, a mistura tem que ser preparada na hora.

    ResponderEliminar
  13. Olá. Estou tentada a fazer este esfoliante. Só uma perguntinha, depois de o fazer tem de se meter no frigorifico? Quanto tempo se aguenta? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá pipinhaeheh

      Não costumo guardar no frigorífico, tenho no armário da casa-de-banho. Quando preciso, tiro e levo para o duche. A mistura são de óleos que não se estragam assim tão facilmente. E óleo não necessita de frio. É como se fosse azeite. E este não se guarda no frigorífico, certo?

      Quanto ao tempo de validade, posso dizer que dura bastante por ser óleo. De qualquer forma o frasco ali de cima dura-me mais ou menos para 1 a 2 meses porque faço semanalmente e uso bastante de cada vez.

      Espero ter ajudado.

      Bjs,
      Anabela

      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…