Avançar para o conteúdo principal

Investimentos...

Olá a todos.

Ora bem, desde que o ano começou que já li um livro e estou a terminar outro (tentar concretizar um dos objectivos a que me propus).  
Um dos livros que terminei foi este que vêem na imagem. Tem imensas dicas de poupança no supermercado, algumas apenas específicas para os EUA mas muitas outras perfeitamente adaptáveis para Portugal. Já tinha lido o livro anterior e aprendi muita coisa, não só em termos de comida mas em muitas outras coisas do dia-a-dia. Mas o que quero mostrar hoje é que o livro que falei influenciou-me de tal forma que decidi investir nisto.

Sim, uma arca congeladora horizontal. Tenho uma vertical mas não chegava para aquilo que precisava congelar. Muitas vezes não comprava mais quantidade de carne ou peixe em promoção porque não tinha espaço para congelar. Outra situação em que me fazia falta era para congelar a quantidade enorme de legumes que o meu papá cultiva. Muitas vezes pedia-lhe que guardasse na arca dele e eu depois ia levando conforme precisasse. Escusado será dizer que em certas alturas a arca rebentava pelas costuras.

Assim fica tudo resolvido. Andei  a pesquisar certas características específicas como a eficiência energética, a capacidade, a autonomia em caso de falha de electricidade e ainda a espessura das paredes da dita cuja. (quanto maior, menos tempo a arca trabalha). Comprarei preços e depois lá me decidi. Penso que fiz um bom investimento que a curto/médio-prazo dará frutos.

Ainda estou a organizar tudo muito bem e depois mostro como ficou. Fica prometido! :)

Outra coisa maravilhosa é que no dia que a comprámos a loja estava a fazer um desconto de 20% em talão para usar noutra compra. Ora ficámos com um talão de 73,98€. Ainda estamos a ver no que gastar. Depois virei cá mostrar. Muito bom, não?

A pedido de uma leitora aqui estão as especificações da arca:






MODELO
CH 310 SI


OUTRAS_CARACTERISTICAS
Espessura isolamento 90 mm


GARANTIA
2 Anos


TIPO
Horizontal


PESO
52 kg


AUTONOMIA
50 h


COR
Branco


CAPACIDADE
300 lts


ALTURA
87 cm


LARGURA
133 cm


PROFUNDIDADE
68, 5 cm


EFICIENCIA_ENERGETICA
A+


CAPACIDADE_DE_CONGELACAO
20 kg/24h


CONSUMO_ENERGETICO
248 kWh/ano




Desejo um dia inteligente a todos.

Comentários

  1. Também tenho os 2 livros. Adoro essa familia.

    Quanto à arca, a minha nova arca chega no sábado ;-)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Aqui está outro dos meus projectos a curto prazo...
    Podes deixar mais dicas sobre a tua opção? Quais os litros de capacidade, a autonomia, o consumo...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. acho que foi uma boa compra! e com esse talão de desconto, melhor ainda! ;)

    ResponderEliminar
  4. olha ando mesmo a decidir-me por uma arca tb mas ainda não sei qual ...

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia esse livro, mas é óptimo que tenha dicas para poupar que se aplique ao nosso país. Vou investigar o livro.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. SusMar,

    Já meti as especificações no post como adenda. Vê e qualquer dúvida é só dizer :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem tenho uma arca destas! A capacidade de armazenamento e fantastica. De vez em quando la tenho eu de organiza-la melhor, porque a medida que vamos tirando as coisa, la se vai desarrumando um pouco mas tirando isso e optima. Em casa dos meus pais eles tinham uma vertical, e eu sempre achei que nao dava jeito nenhum. Desde que tenho a minha estou muito contente. Permite-me aproveitar as promoções, aproveitar as coisas da horta etc.

    ResponderEliminar
  8. Olá
    Para quem tenha a possibilidade de congelar produtos em grande quantidade, nao tenho dúvidas que é a melhor opcao. De certeza que vais continuar contente com a decisao :)

    Nao conheco o livro mas imagino que seja inspirador!

    um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Estou cada vez mais curiosa com esse livro...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  10. O livro foi adquirido aqui http://www.amazon.com/Your-Grocery-Americas-Cheapest-Family/dp/1400202833

    ResponderEliminar
  11. Olá.. antes de mais parabéns pelo Blog. espreito diariamente mas penso que nunca deixei coment ;(
    Ando para adquirir uma arca á muitooo tempo (sou solteira..ainda tenho mais algum tempinho) mas sempre tive na ideia de uma arca Vertical.. principalmente pelo tipo de arrumação que proporciona!
    Lá por casa existem arcas horizontais grandes(aldeia tem essa vantagem),
    mas nunca lhes achei "piada"(exceto caber tudo ao molho..
    (a minha mãe tinha uns caixotes lá dentro para servir de "arrumo", ajudava na hora de tirar o que queria!)
    vah.. A questão é a seguinte:
    pela pesquisa/experiência que têm devia comprar uma horizontal ou a vertical é uma opção boa também?

    ResponderEliminar
  12. Olá Silvana.

    Antes de mais um milhão de desculpas por só agora te responder. Não sei o que aconteceu mas deixei passar o teu comentário. É o que faz não conseguir responder logo.

    Olha, eu inicialmente comprei uma arca vertical e com o tempo arrependi-me porque com gavetas nem tudo cabe lá dentro e o espaço é mais limitado. A desvantagem da arca horizontal é mesmo a confusão que se instala ao longo do tempo. Mas agora posso dizer-te que com este sistema das caixas a organização mantém-se e torna tudo muito mais fácil. E a melhor coisa, as caixas não deixam acumular gelo!!!

    Beijinhos e espero ter ajudado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…