Avançar para o conteúdo principal

Um dia especial a dobrar :)

Olá a todos.

Hoje é um dia muito, muito especial para mim, por duas razões, a primeira é porque o meu filhote faz hoje 6 mesitos e a segunda é porque (apesar das peripécias que depois contarei num post que estou a preparar) o meu primeiro objectivo da amamentação está concretizado, amamentar o meu filho, no mínimo, 6 meses, Não foram totalmente em exclusivo (comecei a sopa aos 4 meses) mas pelo menos amamentei e ainda continuo. Entrei no segundo objectivo que é amamentar 1 ano :)

E hoje o Tiaguinho faz meio ano, incrível como o tempo passa depressa. Olho para ele vezes sem conta e vejo como está crescido, com cara de rapazola que é e a ficar muito mas muito irrequieto! O amor, esse cresce desmesuradamente. Amo-o mais a cada dia que passa e é, sem dúvida, a razão da minha vida.Se daria a vida por ele? Já dei porque ele É A MINHA VIDA!

Ora vamos lá ver o desenvolvimento da minha vida :)

- Já se vira e bem porque aprendeu a pôr a pernoca a jeito para o conseguir fazer e fica todo contente. É uma alegria que só visto! Como passei a metê-lo de barriga para baixo mais frequentemente (a conselho de uma fisioterapeuta) a coluna foi ganhando a curvatura natural e essencial para que se movimentem de forma mais ágil. Talvez por isso tenha notado um desenvolvimento grande em pouco tempo. Agora falta mesmo conseguir sentar-se sem parecer um bêbado. LOL

- Também se consegue arrastar quando está de barriga para baixo. Vai empinando o rabo e faz força com as mãos para ir para trás. Como empina o rabo quase que se põe de joelhos por isso parece-me que assim que se conseguir sentar vai rapidamente começar a gatinhar. É capaz de ficar numa posição oposta, ou seja, se o meter virado para a televisão, ao fim de uns minutos já está virado para o sofá.

- Ri-se imenso, então para o avô A. derrete-se todo. Também dá imensas gargalhadas principalmente se fizermos um som novo e ele achar graça ou se lhe fizermos cócegas.

- Farta-se de palrar, então se estiver distraído com um brinquedo, parece até que está a fazer uma grande conversa com ele. Há umas semanas atrás acordava a dizer oiá (presumimos ser olá) mas depois isso passou e agora é mesmo só espanholada para a frente com uns bruuuuuns e perdigotos pelo meio. LOL

- Quando o sento na cadeira e ele não quer, empina o rabo de tal forma que tenho de o prender. Claro que ainda é pior e vem berreiro na certa...

- Come muito bem, seja lá o que for, sopa, fruta, bolacha Maria, papa, esta última então adora. Cada colherada, cada som de satisfação. Não há nada que não goste mas a papa é, de longe, aquilo que o leva ao céu. Por ele dava-lhe um prato cheio mas se o faço, ele depois não mama e nesta fase precisa mais de leite materno do que de papa.

- Notei que ele passou a conseguir ver muito bem a 3 dimensões porque observa tudo ainda com mais atenção. Coisas que vê todos os dias parece que as está a ver pela primeira vez.

- Quanto ao sono tem dado noites óptimas, das 21h até às 7h30/8h30, sem acordar. Parece que criou um relógio interno em que tem mesmo de estar deitado às 21h. Não sei se foi de ter mudado o banho para as 19h (hora que pretendo que fique de agora em diante) mas o que é certo é que mesmo que tente que fique mais um bocado com os papás na sala na brincadeira para ganhar fome para a maminha, não dá. Começa a esfregar os olhos, a ficar irritado, a choramingar e só acalma se for com ele para o quarto dar-lhe mama para dormir. Claro que depois mama mal (porque adormece quase de imediato) e lá tenho de andar a tirar com a bomba. Não sei o que faça, dou-lhe banho às 18h30 para lhe dar jantar às 19h? É que nem sempre consigo estar despachada a essa hora porque tenho explicações até às 18h, se me atrasar um pouco, o que geralmente acontece, só o vou buscar aos meus pais às 18h15, embora seja perto ainda demoro um pouco porque é metê-lo na cadeira, perguntar se correu tudo bem, falarmos um bocadinho sem ser sair à pressa e, por isso, já chego a casa depois das 18h30. Preparar tudo e são 19h, hora do banho. Depois dou-lhe o jantar às 19h30/45 e acabo de lhe dar perto das 20h. Ora se às 21h já quer caminha, não tem fome para despachar as duas mamocas. Não sei o que faça porque não queria mesmo mudar a hora do banho pois tenho medo de lho dar de barriga cheia. Dou-lhe menos papa? Se calhar é o melhor a fazer. Pelo menos mama melhor e consigo manter os horários. Vamos lá ver se corre melhor. Depois conto.

- As sestas variam entre 20m a 1h30. Faz sempre uma de manhã e uma a duas à tarde. Se forem duas de tarde é cerca de meia hora cada uma. Ontem, não sei se estava atrasado no sono mas dormiu quase 3 horas!!!

- Conhece bem os pés e a pilinha! :) Aperta-a muitas vezes (deve ser para se certificar que ela não fugiu) e aos tomatitos também. Muitas vezes temos de lhe tirar a mão porque ele aperta tanto mas tanto que dói só de ver!!! Porque será que não lhe dói? Faz-me um bocado de confusão...Pensava que naquela zona era tudo muito sensível, afinal parece que não.

- Gosta muito de ver a horta do avô, as gatas e os peixes no aquário. Estou desejosa que o tempo melhore para sair mais vezes com ele e  fazer passeios pela natureza.

- Adora a caminha dos papás e é onde dorme, de manhã, entre as 7h30/8h30 até às 10h00, na maioria das vezes com o papá porque a mamã tem as primeiras explicações das 9h às 10h. Não me importo se estou a criar maus hábitos ou não. Sabe muito bem tê-lo ali pertinho e aconchegado no meio de nós. Ele tem dormido a noite toda na caminha dele o que possibilita que os papás descansem bem.  Assim, mesmo que não descansemos muito bem enquanto ele dorme na nossa cama, não causa mossa nenhuma porque já dormimos bem durante a noite. Além disso é excelente ele dormir enquanto trabalho, fico descansada por ele não estar a choramingar e eu não poder estar perto para lhe dar miminhos.

Acho que por agora chega que isto já vai num testamento...Deixo-vos uma foto do Tiaguinho a comer o seu delicioso pé! :)


Desejo um dia feliz a todos.


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…