Olá a todos,
Hoje venho deixar um post que penso ser bastante útil, principalmente porque descubro cada vez mais pessoas a fazer iogurtes em casa.
Então não é que o maridão descobriu (a pesquisar pela net) uma forma de fazer uma iogurteira em casa a um custo baixíssimo!? Isto porque uma iogurteira não é mais do que uma incubadora das bactérias que fazem o iogurte. Para fazerem o iogurte basta seguirem este link.
Algo importante a saber é que elas só sobrevivem e fazem o seu trabalho se estiverem entre os 35 e os 45ºC. Por isso se juntarem leite demasiado quente ao iogurte matam as bactérias ou se a temperatura de incubação for inferior aos 35ºC, não há iogurtes para ninguém.
Portanto a incubadora é feita da seguinte forma (não vou escrever muito pois penso que as imagens são bastante esclarecedoras):
1º Arranjar o seguinte material: caixa de resmas de papel, cola (baton ou líquida), papel de alumínio, lâmpada normal de 25 W, casquilho e fio eléctrico (não sei se será o nome correcto) para ligar a uma tomada.
2º Fazer um furo na tampa da caixa, no centro desta, com o mesmo diâmetro do casquilho (da parte onde se enrosca a lâmpada).
3º Forrar a parte dentro da caixa com papel de alumínio (é um óptimo isolante que permite que a temperatura se mantenha estável), utilizando cola daquela tipo UHU, pode ser baton ou líquida (o meu marido usou líquida porque cola melhor).
4º Para fazer a ligação eléctrica é necessário cortar o fio de terra e depois ligar o fio neutro e o da fase (dá jeito saber um pouco de electricidade, eu sou uma naba!)
5º Montar a parte do casquilho e lâmpada.
6º e voilá, aqui está uma iogurteira a um custo mesmo baixíssimo!
Em utilização...
Um verdadeiro espectáculo!
Aproveitem a vida e ajudem o planeta, que só temos este!
k ideia fantástica...
ResponderEliminarFicam bons ?
bjs
Catarina
Olá,
ResponderEliminarSim, ficam muito bons, tal como se tivessem sido feitos numa iogurteira comercial.
Bjs,
Anabela
olá linda,
ResponderEliminarCostumo seguir o teu blog, e como também não tenho iogurteira achei esta ideia simplesmente genial.....vou po o meu marido a fazer eheheh..
diz-me uma coisa onde arranjas-te os teus frasquinhos?? são de iogurte?? e metes assim sem tampa nem nada??
já agora muitas felicidades para a tua favinha..
bjocas
cita
Que ideia fantástica! Só mesmo tu!!! =)
ResponderEliminarVou ver se convenço o marido a me ajudar a concretizar!
Que ideia fantástica! Só mesmo tu!!! =)
ResponderEliminarVou ver se convenço o marido a me ajudar a concretizar!
Olá, adorei este teu espaço virtual! Fascinei-me com a tua iorguteira, mas sou um pouco desastrada no que se trata a estas coisas, por isso, pergunto: como é que se fazem iogurtes em casa? Quanto tempo demora a fazer? Como controlas a temperatura?! Sim, frequentei demasiados anos o curso de engenharia e passei demasiado tempo em laboratório e continuo com problemas com as receitas mais básicas!... Se me puderes ajudar... Obrigada!
ResponderEliminarBoas, ideia engenhosa e fabulosa.
ResponderEliminarSó precisava que me explicasses umas coisitas, pode ser ?
Aqui vai:
A receita para fazer os iogurtes. Quanto tempo têm que ficar a incubar?
E como já foi questionado , se ficam destapados os frasquinhos?
Obrigada
Continua o teu blog que está óptimo
Antes de mais peço desculpa por só agora responder às questões deste post mas por lapso foram deixadas para trás.
ResponderEliminarCita,
Parte dos frascos são da minha iogurteira comercial, outros comprei na loja CASA e outros são de iogurtes de comerciais. E sim, faço-os sem tampa, só depois de feitos são tapados.
Bjs
Tina,
ResponderEliminarPodes ver neste post como se faz tudo.
http://aproveitaravidaja.blogspot.com/2009/09/pois-e-sabiam-que-podem-fazer-iogurtes.html
Bjs
Sandra Caniço,
ResponderEliminarObrigada pelas palavras.
Podem ficar entre 4 a 6 horas mas como aqueço os fracos no microondas, ao fim de 4 horas já estão prontos. E ponho sem tampa, já na máquina comercial também metia sem tampa.
Bjs
Gostei muito dessa ideia. Já agora, os frascos de iogurtes têm de ser frascos próprios ou podem-se usar aqueles frascos de fruta da nestle que damos ao bebe? Tipo estes http://farm5.static.flickr.com/4012/4638596454_54025ce8c9.jpg ou tem de se usar frascos próprios? E quanto tempo t~em de ficar os iogurtes na "iogurteira"?
ResponderEliminarPandora,
ResponderEliminarOs frascos que indicaste são excelentes. Os meus iogurtes costumam estar prontos em cerca de 4 horas, mais ou menos, porque o leite é colocado morno nos frascos e estes também já estão quentes por terem ido ao microondas para esterilizar.
Bjs
Eu ainda poupo mais, porque faço o meu iogurte caseiro num termos para sólidos, portanto não tenho nenhuma lâmpada acesa. Apenas escaldo o termos com água a ferver antes de lá colocar o leite. O processo é bastante mais lento, cerca de 8 a 12 horas, mas com custo zero de electricidade!
ResponderEliminarViva Anabela
ResponderEliminarAconteceu-nos um pequeno problema com a iogurteira de baixo custo: fechamos a tampa quase totalmente para os iogurtes ficarem 'a germinar' e passados uns minutos ouvimos um estouro... fomos ver e ficamos de boca aberta: a lâmpada estourou e o vidro partiu direitinho caindo ao lado dos iogurtes... substituímos a lâmpada e voltamos a fechar mas não totalmente (ficou praticamente encostado)... alguém sabe explicar o que aconteceu??
Olá,
EliminarPenso que utilizas-te uma lâmpada com mais de 25 Watt que gerou uma temperatura no interior muito elevada.
Gaspar
Olá,
EliminarAtenção à marca da lâmpada...existem algumas de muito má qualidade...e por vezes estoiram sem razão alguma...
Recomendo uma destas marcas,
OSRAM, PHILIPS entre outras mas penso q para o caso ñ interessa estar aqui a colocar uma lista de marcas...
Outra situação a ter em conta, verifique se o fio azul(neutro) e o castanho(fase) ao apertarem no casquilho ñ ficaram demasiado descarnados e se por isso se podem tocar.
Uma terceira hipotese é a caixa ser demasiado pequena e a temperatura ter subido muito acima dos tais 35graus e aliado a algum defeito da lampada ter provocado o incidente relatado.
Cumps,
Eu sou electricista e agora vou ser iogurteiro ;)
Olá Maria.
ResponderEliminarTambém fiquei espantada com o que me contou porque a mim nunca me aconteceu e já uso a iogurteira há bastante tempo.
Foi a primeira vez que usou a iogurteira? Depois com a nova lâmpada não houve mais problema?
Bjs
Sim Anabela é a primeira vez que usamos a iogurteira e até ver não aconteceu nada à segunda lâmpada (25W). A caixa não está totalmente fechada, a tampa está fechada de um lado mas encostada do outro. A ver vamos... amanhã dou mais notícias. Vamos lá ver como se vão sair os iogurtes...
ResponderEliminarEsqueci-me de agradecer e de mandar beijinhos, desculpe :)
ResponderEliminarMas que coisa original! Já tinha visto fazer iogurtes com panela de pressão, mas isto supera tudo!!!
ResponderEliminarParabéns!
Se utilizar o forno não tem o mesmo efeito??
ResponderEliminarSe colocar no forno não tem o mesmo efeito???
ResponderEliminarBoa tarde.
ResponderEliminarO efeito final poderá ser o mesmo, a electricidade que gasta é que não.
Cumprimentos
Fantástico ;)
ResponderEliminarFantástico essa ideia. Gostei muitio do teu blog, vou seguir...
ResponderEliminarBjkas
Olá Anabela.
ResponderEliminarAchei esta ideia para iogurteira fantástica assim como tudo o que está no blog mas, decidi comentar para lhe dizer que adorei a reportagem para a RTP sobre este assunto (acabei de ver).
Beijocas.
Olá Antónia. Ainda bem que gostou. Eu estava super, hiper, mega nervosa :)
EliminarBjs,
Anabela
Esta ideia é muito boa, mas eu encontrei uma melhor e mais económica: com uma mala térmica( pic nic). Já fiz várias vezes e o iogurte fica ótimo.
ResponderEliminarA ideia aqui foi re-aproveitar materiais. A mala térmica tem um custo inicial superior, mas de facto temos conhecimento de que funciona, bem como por exemplo numa panela de pressão.
EliminarExistem várias soluções, para todos os bolsos e para todos os gostos, o que interessa é que no final tenhamos os nossos iogurtes saudáveis para comer ;)
Estou a iniciar-me nesta aventura dos iogurtes, como faz na mala termica?
EliminarQuanto tempo ficam a fermentar'
Enrola a mala em alguma manta?
obrigada.
Os meus parabens pela ideia genial
ResponderEliminarÉ uma óptima ideia, sem dúvida, mas se quiserem uma ainda mais simples e bastante económica que também funciona às mil maravilhas (é assim que eu faço os meus em casa)é: pré aqueço o forno só até ficar um ambiente ligeiramente aquecido ~37ºC (normalmente durante o tempo de preparar a mistura) e depois desligo. Faço os iogurtes com o leite ligeiramente morno e depois de divididos coloco-os num tabuleiro envolvo numa mantinha polar e deixo-os no forno (desligado) a fermentar até ao dia seguinte. Normalmente faço isto no início da noite e de manhã coloco-os no frigorífico. Ficam óptimos e só gasto um bocadinho de energia a aquecer ligeiramente o forno, para ele fazer depois de "incubadora". Experimentem :) Espero que gostem.
ResponderEliminarOlá Anabela,
ResponderEliminarJá dei uma série de voltas aqui pela Suiça e não há maneira de encontrar ninguém que me arranje uma caixa dessas de papel para impressora a solução será arranjar uma caixa no Ikea.
Existem algumas medidas que devo respeitar? Havendo, será possível facultar-me as mesmas?
Fico aguardar notícias e obrigada pelo post tão detalhado!
Olá Anabela,
ResponderEliminarFiquei muito interessada em fazer a iogurteira mas já dei imensas voltas aqui na Suiça e não consigo encontrar ninguém que me arranje uma caixa dessas de papel para impressora. A solução será comprar uma no Ikea.
Existem algumas medidas que deva respeitar? Havendo, podia facultar-me as mesmas?
Fico aguardar uma resposta sua e muito obrigada pela partilha do post!
Vânia
Para quê essa trabalheira toda? faço sempre iogurtes fechando a taça com película aderente, depois embrulho-a numa toalha grossa ou cobertor e ponho dentro do forno desligado. De inverno costumo aquecer um pouco o forno antes e depois desligo antes de pôr a taça lá dentro. Sempre resultou e não preciso de andar com invenções.
ResponderEliminarBoa tarde anónimo.
ResponderEliminarHá muitos métodos para fazer iogurtes em casa. Cada um escolhe o seu. Foi apenas uma partilha do que fazemos cá por casa. Além disso há muitas pessoas que não conseguem com o método que refere. Você consegue, óptimo para si.
Cumprimentos