Avançar para o conteúdo principal

Ambientador caseiro e muito barato!

Olá a todos.

Hoje vou mostrar aqui uma ideia maluca que tive, muito devido a este post, que escrevi há pouco tempo.
Precisava de uma alternativa às velas para dar um pouco de cheirinho à casa. Embora uma casa que não esteja perfumada não queira dizer que não está limpa, entrar em casa e sentir um perfume agradável, é sempre bom.


Uma das alternativas é fazer chá daquele que tem um cheiro mais forte, como chá de canela, maçã, limão, laranja... para que o cheiro se espalhe pela casa. Chá eu faço muito mas não tanto assim de maneira que o cheiro dure sempre.


Então lembrei-me daqueles ambientadores feitos com óleos essenciais com pauzinhos de madeira metidos num frasquinho de vidro. Nunca comprei nenhum mas a ideia maluca foi fazer um caseiro com materiais que tinha em casa.

Então o que usei foi o seguinte:

- Frasco de especiaria vazio e bem lavadinho
- Paus que se utilizam nas espetadas
- Óleo de amêndoas doces (não sei se podem usar outro óleo qualquer tipo azeite, eu usei este)
- Óleo essencial de Jasmim (não são aqueles óleos dos queimadores, é mesmo essencial)


Bom, então a preparação é muito simples, primeiro parti uma das partes da tampa do frasco, como vêem na figura.
Depois é só colocar o óleo e juntar as gotas de óleo essencial. Para a quantidade de  óleo que usei juntei cerca de 30 gotas. O ideal é usar um frasco mais pequeno (vou fazer outro com o frasco da essência de baunilha, que é bem mais pequeno) para que se possa sentir bem o cheiro do óleo essencial.
Depois cortei os paus e coloquei-os dentro do frasco. Decorei-o com uma fitinha dourada e saiu isto:
Neste frasco que é muito grande meti mais paus para que a abertura na ficasse tão exposta mas bom bom é um frasco que tenha 1/3 do tamanho deste e que se ponha apenas 3 a 4 pauzinhos, como podem ver no 2º frasquinho (de essência de baunilha) que é bem mais pequeno.

No primeiro dia o cheiro que vinha era da madeira mas depois comecei a sentir o cheirinho do óleo essencial e é uma maravilha. O óleo de Jasmim é considerado um anti-depressivo, o que é excelente para mim, além disso adoro o cheiro.

Deixo-vos com este link onde podem encontrar uma lista das propriedades dos óleos essenciais para que  a escolha seja mais fácil.

Desejo um óptimo dia a todos!

P.S.: Esqueci-me de dizer uma coisa, têm de virar os pauzitos ao contrário, semanalmente, para que se sinta mais o cheiro.

Comentários

  1. Anabela... Gostei tanto da ideia, podes dizer-me onde posso encontrar esses oleos essenciais?
    Um grande beijinho
    Catarina Correia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, eu vendo esses oleos essenciais a 1 preço muito accessivel, pois tenho uma ervanária e compro ao litro e coloco em frascos. Se quiseres, é só contactar: ervanaria.dietetica.cc.bonfim@gmail.com

      Eliminar
    2. Boa noite, eu vendo esses oleos essenciais a 1 preço muito accessivel, pois tenho uma ervanária e compro ao litro e coloco em frascos. Se quiseres, é só contactar: ervanaria.dietetica.cc.bonfim@gmail.com

      Eliminar
  2. Olá Catarina,

    Olha estes óleos encontras facilmente em lojas de produtos dietéticos como o Celeiro, por exemplo. Mas se fizeres compras online, pesquisa no Google que aparece muita coisa.
    Espero ter ajudado.

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Ainda não consegui parar de ler o teu blogue, muitos parabéns :)

    Já tirei algumas ideias para a minha casa. Andava já há muito tempo à procura de coisas caseiras e naturais (não tóxicas claro) para ambientar, perfumar a casa. E andava também à procura de desodorizantes naturais :)) muito obrigada Anabela!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Parabéns pelo blogue! tem dicas muito interessantes! Resulta mesmo este do cheirinho pela casa? Vou ter de experimentar ;)

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Mais uma vez, uma maravilhosa dica.

    Gasto imenso dinheiro neste ambientadores porque gosto muito, agora vou experimentar e poupara algum dinheiro.

    Bjs e obrigada pela partilha,
    MJ

    ResponderEliminar
  6. gostei muito do teu blog parabens nossa me distrai aqui o tempo passou nem vi adorei muitas dicas boas

    ResponderEliminar
  7. Olá Boa tarde

    Fiz tudo direitinho mas o meu não resultou!!! :(
    Porque será??

    ResponderEliminar
  8. Olá Boa tarde

    Fiz tudo direitinho mas o meu não resultou!!! :(
    Porque será??

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito da sugestão..tenho na casa de banho um desses mas e compra mas sinceramente acho que nao se sente cheiro algum..
    Adoro entrar em casa e sentir um cheirinho...voi sem dúvida fazer um destes.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. Olá Anabela

    Gosto muito de ler o seu blogue.
    Espero que não me leve a mal o reparo, mas quando escreve "escrevi à pouco tempo." está incorrecto. O correcto é "escrevi há pouco tempo."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levo nada a mal. Não sou perfeita e foi um lapso. Obrigada pelo reparo. Vou já corrigir.

      Cumprimentos

      Eliminar
  11. ola
    gostei da ideia!
    vou experimentar.
    gostava de saber qual o aroma mais adequando para ambientar a casa.
    obrigada

    ResponderEliminar
  12. Aroma mais delicioso de sempre num ambientador comprado... ROMÃ Simplesmente divinal!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…