Avançar para o conteúdo principal

Detergente para roupa caseiro

Olá a todos,

Hoje deixo aqui mais uma receita de detergentes caseiros. Desta vez é detergente para a máquina de lavar roupa.

Ingredientes:
- 1 medida de Flocos de sabão (tenho família em Inglaterra que me trouxe a embalagem que vêem na imagem, mas podem ralar um sabão daqueles amarelos que serve perfeitamente)
- 1/2 medida de Branqueador (usei da Ecover, um pouco mais caro mas penso que vale a pena)
- 1/2 medida de Carbonato de sódio (a família também trouxe soda crystals de Inglaterra porque não consegui encontrar aqui nas redondezas mas tentem numa drogaria)
- Algumas gotas de óleo essencial (não usei desta vez mas vou usar da próxima para dar um cheirinho, tenho de Jasmim mas bom, bom é de Tea Tree)


Ficou assim como vêem na imagem. Lavou a roupa muito bem, simplesmente não a deixou perfumada, daí eu dizer que da próxima vou colocar o óleo essencial. Para que fique bem espalhado tem de ser bem "amassado" com os outros ingredientes (como se estivéssemos a esfarelar).
Outra coisa a ter em conta é a quantidade a usar. Eu usei o compartimento da máquina cheio mas penso que devia ter usado muito menos quantidade porque fez imensa espuma.
Aqui fica a imagem:
O primeiro blog onde vi receitas de detergentes foi aqui.

Comentários

  1. Olá primeiro que nada quero te dar os parabéns pelo o blog!Não sei como o descobri,mas ainda bem que descobri porque tou muito feliz por seguir as tuas ideias.Já pós em pratica as receitas dos detergentes caseiros,mas tenho uma duvida onde compro o carbonato de sódio?Também queria saber quantas doses dá a receita do detergente da roupa?

    ResponderEliminar
  2. olá primeiro que nada quero te dar os parabéns pelo teu blog,é muito interessante!Quero te perguntar aonde compras o carbonato de sódio?Também gostava de saber quantas doses dá a receita do detergente da roupa?Eu já pós em pratica as outras receitas de detergentes e adorei,mas o amaciador ficou muito duro,acho que foi de ter usado sabão clarim!

    ResponderEliminar
  3. A minha curiosidade com detergentes caseiros começou quando vi este blog - http://livingbyhisgracealone.blogspot.com/2010/10/homemade-laundry-soap-tutorial.html

    Parece-me fácil de fazer e com uma boa consistência.
    Gostaria de perguntar-lhe se me saberá informar se o BORAX é o mesmo que Bicarbonato de Sódio.

    Agradeço a atenção.
    Cumprimentos,
    Filipa Sompy

    ResponderEliminar
  4. Olá Filipa.

    Borax é borato de sódio, nada mais, nada menos do que um branqueador, que poderá colocar ou não. É à sua escolha. Eu coloquei branqueador em vez de borax para evitar a dúvida que me colocou. Assim é mais fácil de perceberem.

    Borax e carbonato de sódio são coisas diferentes.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Andreia, vi o seu blog e queria muito saber como faz passo a passo o detergente, a minha mãe já faz sabão para lavar roupa à mão e queria muito saber fazer detergente para a máquina, a essencia que falou onde compra? Envie-me um e-mail por favor
    fonseca.susana@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Anabela,
    Descobri este blog hoje por acaso e já vi muitas ideias que quero experimentar em casa, obrigada! Já há bastante tempo que faço o detergente para a máquina da roupa e por isso venho partilhar a minha experiência. Uso a receita da Soule Mama (www.soulemama.com), que é:
    1 cup de borato de sódio (Borax)
    1 cup de carborato de sódio (washing soda)
    1 cup de bicarbonato de sódio (baking soda)
    2 cups de sabão clarim ou sabão de Marselha (este sabão julgo que só há no Leroy Merlin) ralado. Nunca encontrei cá à venda soap flakes por isso ralo eu o sabão e guardo numa caixa.
    Claro que em vex de cups se pode usar qualquer medida desde que se mantenha a proporção. Compro o borato, o carbonato e o bicarbonato em embalagens de 1 kilo na farmácia (tenho sempre que encomendar porque nunca há para entrega imediata).
    Gosto tanto do resultado que não voltei a comprar Skip mas ao contrário do que acontece noutros países, onde estes produtos se compram todos no supermercado e são muito baratos, não me parece que poupe dinheiro. Uso é um produto que não é tóxico e não estraga a roupa e acho que vale a pena.
    Obrigada pelas dicas úteis, vou passar a seguir o blog :)
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Olá, estou a reunir os ingredientes para fazer o detergente da roupa caseiro, aproveitando que o meu (de supermercado) acabou.
    O sabão, usarei clarim e irei ralá-lo... deve dar um bocadinho de trabalho, mas vou experimentar; o carbonato de sódio vende-se em drogarias (nem todas) e o Ecover compro num supermercado ou na BioCoop. O óleo, tenho sempre "resmas" deles é só escolher um!
    Mas, surgiu-me uma dúvida: que quantidade de água junto?

    Obrigada pelo seu blog! Tenho vindo ler, nas últimas semanas, muitas das suas sugestões. E quero pô-las em prática... =) Tudo de bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina.

      Para este detergente não se junta água porque ele é seco. Basta depois colocar um pouco menos do que a medida habitual, na máquina e já está.

      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Livros "A Arte de Organizar a sua Vida" e "Adeus Coisas"

O primeiro livro "A Arte de Organizar a sua Vida", da autora de Hideko Yamashita, explica o método DAN-SHA-RI. Este método não é mais do que a união de três expressões japonesas que resumem os pontos mais importantes na arte de organizar a vida. São elas:

1. DAN, limitar a entrada do que não merece estar na nossa vida

2. SHA, eliminar tudo aquilo que não precisamos

3. RI, vivência tranquila, desapegada de coisas, com foco no “ser” e não no “ter”

O segundo livro "Adeus Coisas", do autor Fumio Sasaki relata a experiência pessoal de como passou de uma vida cheia de stress e rodeado de objectos, para um dia-a-dia simples mas mais feliz.



A minha opinião sobre os livros é que ambos são bons, valem bem a pena a compra mas se tivesse que escolher um, seria o "Adeus Coisas". Passo a explicar.

O que encontrei de diferente neste livro é que mais do que despejar teoria de como devemos livrar-nos de tralha e os benefícios disso (quando já se leu alguma coisa sobre mi…

Como conseguir refeições rápidas e saudáveis [com uma lista de ingredientes a ter sempre em casa]

Das várias ementas e preparações da semana que já publiquei, só numa delas partilhei as refeições que iria fazer nos almoços. De resto todas as ementas que lá estão, são para as refeições que fazemos ao jantar. 
Mas lá porque não falo sempre dos almoços, não quer dizer que não tenha de os fazer. E aqui tenho alguns truques para conseguir ter uma refeição minimamente saudável, em poucos minutos. 
Normalmente oriento-me pelo menu que o Tiago tem na escola, para garantir que não repito acompanhamentos e que alternamos carne e peixe. Uso também restos do jantar da noite anterior e garanto que há sempre sopa. Muitas vezes o meu almoço e do maridão é uma boa tigela de sopa, que acompanhamos com uma sandes, um wrap ou algo do género.





Deixo-vos então uma série de truques que me ajudam a acelerar a confecção das refeições (muitos já falei noutros posts) e os ingredientes que tenho sempre em casa, para garantir que despacho o almoço em pouco tempo. É claro que a lista varia de acordo com as prefer…