Avançar para o conteúdo principal

Ementa e preparação da semana #4 [com preparação mensal incluída]

ementa_e_preparacao_da_semana_e_do_mes
Finalmente estou de volta com os posts da ementa e preparação da semana. 

Infelizmente a razão da minha pausa desta vez não foi descanso mas sim um problema de saúde grave do meu pai. Teve que ser operado de urgência a um problema no intestino. Desde então, o tempo tem sido dividido entre a rotina da minha vida e o apoio que ele passou a precisar. 

Tem sido uma roda vida, entre consultas pós-operatórias, mudança de pensos, as outras consultas que ele já fazia, idas à farmácia, enfim... um sem número de viagens para aqui e acolá. A par disto há ainda a adaptação a uma nova realidade que esta situação lhe trouxe. Felizmente tem estado a melhorar de dia para dia e tem vindo a conquistar a sua autonomia aos poucos, o que me deixa muito feliz e, acima de tudo, aliviada. 

E com tudo a regressar à normalidade, consegui voltar a este cantinho. A primeira coisa que vos digo é que, nos momentos mais complicados, sem menu e com pouca ou nenhuma preparação da semana, foi o caos. E só não foi total porque ainda tinha sopa congelada e uma ou duas refeições que me safaram. De resto acabámos por fazer refeições tardias, menos nutritivas e gastei mais dinheiro no supermercado. Além disso, houve todo aquele stress de não saber o que fazer para as refeições. Não tinha saudades nenhumas disto e estou bem mais tranquila por ter voltado às minhas rotinas.

Se dúvidas havia que esta forma de organização facilita e muito a vida, foram completamente eliminadas. Dá mesmo jeito perder uma hora ou duas em cada fim-de-semana para depois tudo ser mais tranquilo durante a semana.

Dito isto, hoje trago-vos não só a preparação que fiz na semana passada mas também o que costumo preparar a cada mês que inicia. Esta última não a faço num domingo de manhã mas vou fazendo ao longo da primeira semana. Assim, distribuo as tarefas e aproveito promoções. Desta vez tirei fotos das refeições já preparadas em vez do que adiantei no sábado e domingo.

Comida que preparo a cada início do mês

>> Compro uma boa quantidade de carne picada (peço para picar na hora), com mistura de vaca e peito de frango. Com metade faço bolonhesa, que distribuo em duas ou três caixas pequenas. Coloco pouca quantidade porque depois na refeição junto sempre vegetais. Se houver tempo, uso parte da bolonhesa para fazer lasanha. E cá em casa, é sempre especial. Descubram aqui como faço.

ementa_e_preparacao_da_semana_e_do_mes

>> Tempero a outra metade da carne e moldo hamburgueres e almôndegas. Congelo.

>> Faço e congelo várias tortilhas (separo-as com papel vegetal)

>> Se fizer pizza, faço sempre massa a dobrar, estico em papel vegetal e congelo.

>> Faço uma receita de hamburgueres vegetarianos que dê para congelar oito a dez unidades.

>> Compro peixe em promoção (varia entre cavala, pescada ou red fish) para fazer os bolinhos ou almôndegas de peixe e para ter duas a três caixas congeladas de peixe já cozido, limpo de espinhas e desfiado (uso em várias receitas).

ementa_e_preparacao_da_semana_e_do_mes

>> Faço dois ou três sacos de carne de aves temperada (podem ver como faço aqui)

>> Estou sempre atenta a promoções de salmão e camarão selvagens, polvo e pescada porque gosto de ter sempre na arca.

>> Bacalhau compro só de vez em quando. Depois de o demolhar, cozo, limpo as peles e tiro as espinhas, desfio e coloco em caixas para usar em várias receitas.

Não me lembro assim de mais nada mas estejam à vontade para colocarem questões.


Ementa da semana


2ª feira - Couscous de legumes com bifinhos de frango temperados

3ª feira - Jantar especial de Halloween (depois conto e mostro o que fiz)

4ª feira - Jardineira de perú


5ª feira - Arroz Mexicano com tofu

ementa_e_preparacao_da_semana_e_do_mes

6ª feira - Salmão grelhado com vegetais e maçã

sábado - Massa com camarão e pimento vermelho (a horta do meu pai está cheia de pimentos)

ementa_e_preparacao_da_semana_e_do_mes


domingo - Polvo no forno com vegetais cozidos

Na preparação fiz um arroz bem simples, sem tempero nenhum porque sabia que os ia acrescentar na receita de quinta-feira. E foi também por essa razão que fiz o arroz com antecedência porque regra geral gosto de fazer no momento. Aqueci um pouco de água temperada com alho em pó, açafrão e cominhos para cozer couscous e depois colocar com legumes salteados. Entretanto descasquei e cortei vegetais para fazer uma sopa de abóbora (tenho imensa na arca) e nabiça, que trouxe da horta do meu pai. Cortei mais quantidade de batata doce e cenoura para fazer um puré a usar num dos almoços da semana. Normalmente não uso leite no puré, basta deixar um pouco da água da cozedura, junto um pouco de sal, manteiga, noz moscada e bato com a batedeira. Fica óptimo. Fiz ainda a jardineira, que não deu trabalho nenhum porque já tinha os legumes cortados na arca, foi só cortar a carne, temperar e depois juntar a batata, cenoura, ervilha e milho que já tinha cortado e congelado antes. Por fim, lavei alface para a salada e fiz alguns crepes para pequenos-almoços e lanches.

Isto foi o que adiantei na semana passada. E por aí, o que fizeram?

Tenham um excelente fim-de-semana.

Comentários

  1. Olá Anabela! Já acompanho este teu cantinho há muito, muito tempo, mas acho que nunca tinha comentado! Faço-o hoje para dizer que estou contente que tenhas voltado, estava a estranhar a tua ausência! Espero que o teu pai recupere o melhor possível e o mais depressa possível também :)

    Bj
    https://depoucosefazmuito.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá nat.
      Muito obrigada pelo carinho. Espero que este seja o primeiro coentário de muitos.
      Sim, ele está a recuperar muito bem. Já se adaptou à nova realidade e já conseguiu perder quase 10kg (era urgente que perdesse peso para a uma melhor recuperação). A médica está muito contente com os progressos dele. E eu também.
      Bjs

      Eliminar
  2. Espero que corra tudo pelo melhor com o teu pai.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dulce. Ele está bem melhor. Foi por isso que consegui regressar ao blog.
      Bjs

      Eliminar
  3. Anabela
    confesso que senti a sua ausência...com alguma preocupação...pois ainda bem que o seu pai está a recuperar, desejo que tudo corra pelo melhor. Obrigado por partilhar estas dicas de organização que são preciosas.
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina.
      Foi uma situação tão repentina. Ele esteve muito mal. Nunca o tinha visto assim tão em baixo. Foi complicado, principalmente para ele que esteve a sofrer fisicamente. Mas já passou e agora é olhar em frente.
      Bjs e obrigada.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…