Ementa e preparação da semana #2

By Anabela (Aproveitar a Vida) - setembro 16, 2017
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Esta semana trago-vos uma foto ainda mais composta da preparação da semana. Mas o propósito não é mostra-vos que sou a super mulher e que faço imensas coisas num domingo de manhã. As fotos servem para mostrar o poder de fazer um menu ou ementa semanal e também para dar algumas dicas preciosas para quem não tem pachorra nenhuma para fazer refeições para a semana (mas sente que precisa de gerir melhor o tempo) ou para quem simplesmente já tentou mas não conseguiu manter o ritmo e ficou frustrado.

Primeiro que tudo, nunca é demais lembrar que, por trás daquilo que vemos nas redes sociais, há sempre uma vida real, que não é assim tão perfeita como se mostra. Nem sempre tenho vontade de fazer tudo isto para ter uma semana mais descansada. Já aconteceu (e acontece) tomar o pequeno-almoço no sofá e depois ficar por lá, sem mexer uma palha até à hora do almoço. E se calhar nesses momentos, estão alguns de vocês na cozinha a preparar tudo direitinho.  A realidade é isto. Temos momentos em que fazemos tudo e outros em que a preguiça fala mais alto. E não há problema nenhum com isso. Aliás, decidi passar a fazer estas ementas mais detalhadas primeiro que tudo para me motivar a fazer sempre alguma coisa com antecedência. E tem sido muito positivo porque ganho um tranquilidade não só para mim mas para o resto da família.

Também é preciso dizer que muitas vezes preparar uma semana não significa fazer várias refeições com antecedência, basta simplesmente adiantar algumas tarefas que reduzem o tempo de preparação da comida, no dia específico. E que podem ir fazendo uma ou outra coisa, que leva 5 minutos a preparar, antes da manhã em que normalmente deixam tudo orientado. Esta semana foi assim para mim.

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A alface, o tomate, as uvas, o abacaxi e os cogumelos foram cinco alimentos que lavei e preparei no sábado, enquanto o jantar estava a cozinhar.  Ainda aproveitei a casca do abacaxi para fazer a bebida para o almoço de domingo. Depois é que fiz tudo o resto. Fica o menu e a preparação. No final do post podem ler as tais dicas que falei acima e que ajudam a poupar algum tempo mesmo sem fazerem preparação nenhuma.





Ementa

2ª feira - Esparguete do mar

3ª feira - Frango com arroz fingido de couve-flor, brócolos e cenoura

4ª feira - Almôndegas com arroz e salada

5ª feira - Salada de grão com millet e queijo feta

6ª feira - Polvo à Lagareiro

A orientação

Comecei por colocar no forno um frango, que temperei com sal, alho, limão e azeite. Optei por fazer o frango inteiro porque parte dele foi para congelar e usar noutras refeições e o que sobrou do almoço de Domingo, usei em duas refeições da semana, uma num almoço e outra no jantar de terça. Deixei-o cozinhar durante 3 horas, a uma temperatura baixa (120ºC a 150ºC). Enquanto isso, descasquei e cortei vegetais e legumes para a sopa. Fiz uma base de abóbora porque tinha imensa para gastar. Leiam no menu anterior como faço para me organizar em relação às sopas. Esta semana fiz uma com acelgas e outra com couve-coração.

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Enquanto a sopa cozinhava, preparei o arroz fingido. Triturei meia couve-flor com uma cenoura grande, 1/4 de pimento amarelo e um bocadinho de brócolos. Juntei um dente de alho, uma cebola roxa pequenina e um raminho de coentros. Salteei depois o preparado numa frigideira com um pouco de azeite. Temperei com sal e pimenta. Eu gostei muito do resultado e esta foi uma tentativa para variar um pouco os acompanhamentos e adicionar mais vegetais às refeições. O resto do pessoal comeu mas não como se fosse uma pizza cheia de queijo, se é que me entendem.

Feito isto, dediquei-me a preparar o molho de tomate para as almôndegas. Aproveitei umas beringelas que tinha no frigorífico para enriquecer o molho (como trituro o molho, ninguém dá por nada) e comecei por salteá-las com cebola e alho, num pouco de azeite. Quando ficaram moles, juntei o tomate e temperei com sal e oregãos. Depois de tudo triturado, juntei um pouco de mel para cortar a acidez do tomate.

Próximo passo, maionese de alho e coentros, para juntar a uma salada russa (comemos num almoço). Aqui fica a receita caseira que já tinha publicado. A diferença é que deixei de usar óleo e passei a usar azeite.


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Falta apenas tratar do crepes de espinafres porque ainda tinha um resto no frigorífico e que precisavam mesmo de ser usados. Usei esta receita mas com algumas adaptações. Usei farinha de trigo sarraceno e em vez de leite usei soro de iogurte. Ficaram óptimos. O recheio foi depois feito no dia, com alface, tomate cereja, frango, millet e queijo-creme. Uma delícia.

Para terminar, preparei umas maçãs reinetas para irem ao forno, assim que o frango estivesse pronto. Ainda fiz umas bolachinhas de coco (não partilho a receita porque foi tudo a olho e já não me lembro) e no final disto tudo ir ao forno, usei o calor residual para deixar iogurtes a fazer.

Durante a noite de domingo, ainda deixei millet de molho, que cozinhei na manhã de segunda-feira. Utilizo-o para variadas situações, desde batidos a acompanhamentos e até sobremesas.

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Foi isto que andei a preparar a semana passada. Para as pessoas que não tem paciência para estas coisas mas que, ainda assim, precisam de se organizar melhor, deixo algumas sugestões que ajudam a poupar imenso tempo.

- lavar fruta e legumes assim que são comprados
- cortem cebola e congelem
- piquem alho e deixem em azeite
- preparem molho para saladas (num frasco pequeno junto sal, azeite e vinagre)
- tenham alguma mistura de vegetais no congelador (salvam-me em tantas situações)
- cozinhem a mais para poderem ir tendo algumas refeições congeladas (para a semana irão ver o poder desta dica)

Espero que vos ajude e que tenham uma excelente semana. Qualquer dúvida ou sugestão, já sabem, usem a caixinha dos comentários.





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2 comentarios

  1. Eu adoro sempre as tuas sugestões e dicas. Eu esta semana ainda não irei fazer ementa, porque estaremos de férias. Embora a minha filhota já esteja na escola. Mas 6ªf que vem, irei sentar-me e colocarei a ementa em prática. Faz-me falta! A única coisa que mantenho mesmo em férias, são os inventários. Tenho falado neles no blog. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

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    1. Olá Cláudia.

      Obrigada pelo carinho. Realmente preparar a semana faz muita diferença e ter inventário feito é meio caminho para pouparmos uma boa quantia na carteira.
      Bjs

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