Tópicos que irão ser falados neste blog [e aguardo sugestões vossas]

By Anabela (Aproveitar a Vida) - agosto 29, 2017
tópicos_a_falar_no_blog_aproveitar_a_vida

Depois de me dar a conhecer um bocadinho mais no post anterior (a propósito, adorei saber um pouco mais de vocês também), hoje preciso de falar sobre dois aspectos importantes do blog. Um tem a ver com questões de publicidade e a outra é em relação aos temas que, de futuro, irei falar por aqui. Não é que vá variar muito daquilo que é o habitual mas queria deixar uma lista mais detalhada do que gostaria de explorar, de forma mais elaborada.

Tal como já vos tinha dito, deixei de fazer posts diários, por vários motivos. Primeiro porque despachei tudo o que precisava partilhar, depois porque achei que estava a perder qualidade nos artigos. Prefiro escrever posts com uma periodicidade de uma a duas vezes por semana (poderá ser mais), mas trazer-vos conteúdo com mais qualidade e que tenha, acima de tudo, a honestidade que me caracteriza. Preciso de tempo para colocar em prática o que quero experimentar e verificar se realmente funciona, para vos dar o melhor feedback possível.  Também é importante abrandar o ritmo para que possa responder aos vossos comentários e dar-vos a atenção que merecem. E isto era uma coisa que me chateava imenso, deixar comentários por responder. Se têm a amabilidade de me deixar algumas palavras, o mínimo que posso fazer é retribuir da mesma forma.

Outra questão importante para deixar de escrever posts diários é que não sinto obrigação de o fazer. Não vivo do blog e não tenho intenções de o fazer. Gosto muito do que faço e espero ter saúde para o fazer durante muito tempo. Por mais interessante que seja ter um rendimento de um espaço que já conta com um volume de visitas diárias considerável, não me vejo a ser uma escrava de marcas, principalmente porque a maioria delas não me diz nada. 

É por este motivo que não faço muitas parcerias (e não faltam oportunidades) e não dou a minha morada para receber este e aquele produto (eu quero é livrar-me de tralha, não é recebê-la!). O pouco que recebo do trabalho que tenho com o blog serve apenas para cobrir custos de melhoramento do mesmo ou para ajudar nalgumas despesas nos meses em que não tenho rendimento. E isso para mim é suficiente. Já cheguei até a devolver um produto de beleza natural, que me foi enviado para experimentar, e que não foi do meu agrado.  Não faz parte da minha essência publicitar algo em que não acredito e não uso, só porque me pagam. Basicamente, para fazerem uma parceria comigo, têm de me conquistar primeiro.
tópicos_a_falar_no_blog_aproveitar_a_vida

Assim, quero continuar fiel ao que me leva a escrever, que é partilhar dicas, truques, receitas e experiências que ajudam a melhorar o meu dia-a-dia e a simplificar a minha vida, para que a possa aproveitar ao máximo. Quero, acima de tudo, continuar a ter liberdade para escolher sobre o que quero partilhar, fazer pausas quando me apetecer e expôr-me na medida que eu entender (já sabem que não gosto muito disso). Por isto tudo é que seria impensável para mim fazer disto o meu ganha-pão. O blog é e continuará sempre a ser apenas um hobbie (desculpem o desabafo).




Mas vamos lá então ao que interessa, a lista de ideias e os temas em que me irei focar daqui em diante. Fiquem à vontade para dar sugestões nos comentários ou apenas para dizerem quais os tópicos em que têm maior interesse.

Produtos de beleza caseiros
Já fiz alguns (baton e bálsamo caseiros, máscara de cabelo e esfoliante corporal) mas preciso muito dedicar-me mais a fundo neste tema. Quero experimentar algumas opções naturais de sombras de olhos, bases e máscara de pestanas, voltar a fazer um creme corporal hidratante que nunca cheguei a partilhar aqui no blog (e que foi um sucesso para a pele atópica do Tiago), tentar um creme facial e fazer o meu próprio sabonete. Tenho ainda em lista fazer uma versão caseira de um creme de mãos antifrio (uso muito no inverno para evitar frieiras).

tópicos_a_falar_no_blog_aproveitar_a_vida

Alimentação
Mais receitas vegetarianas que inventei e que fizeram sucesso aqui por casa. Ideias para ajudar os miúdos a comer melhor e sugestões de lanches e pequenos-almoços. Serão também partilhadas receitas rápidas e saudáveis para quando não há muito tempo e os truques que fui aprendendo para reduzir o tempo de confecção das mesmas. Finalmente irei falar sobre as receitas de leites vegetais que foram apreciadas deste lado (não foi tarefa fácil, adianto). Quero também fazer um post sobre a minha experiência com os vários substitutos do açúcar (péssima com alguns deles, diga-se de passagem). Nos entretantos, trarei umas quantas versões caseiras de produtos comerciais, algo que já é habitual verem por aqui.




Poupança
Partilharei o ficheiro excel (melhorado) que uso para gerir o orçamento cá de casa e também uma lista exaustiva de todas as poupanças que fazemos. Falarei sobre como preparamos um fim-de-semana low cost, formas de aumentar o valor nutricional das refeições sem gastarem mais dinheiro e fazer um post mais elaborado e completo sobre refeições para congelar.
tópicos_a_falar_no_blog_aproveitar_a_vida

Pessoal
Nesta área quero falar sobre como tentamos reduzir a tecnologia no nosso dia-a-dia, como consegui melhorar o meu vestuário sem abdicar do conforto, fazer um post do género "Um dia na vida de..." e mostrar-vos o que levo na minha mala. Quero ainda partilhar o que faço para diminuir a minha ansiedade e o que tenho aprendido para ser mais produtiva. Continuarei com as reviews dos livros que vou lendo (ainda mais em força porque tenho lido imenso) e ainda falarei sobre o que faço para perfumar a casa sem químicos e como melhoro o ar da mesma.

DIY
Tenho imensas ideias que quero colocar em prática, muito relacionadas com costura. Passam por melhorar o vestuário que já tenho, fazer algumas peças de raiz e uns quantos acessórios.

tópicos_a_falar_no_blog_aproveitar_a_vida

Organização e minimalismo
O destralhamento continua e a minha casa está cada vez mais minimalista (tenho cada vez mais dificuldade em lidar com o caos). Farei um post ou vídeo sobre a organização da minha cozinha (mostrarei o que tenho nos armários e gavetas) e a reorganização da despensa (está ainda mais simples). Também falarei sobre objectos que podem ter múltiplas funções e que permitem diminuir a quantidade de tralha que se tem na cozinha. Trarei ainda dicas de como controlo e organizo a papelada cá de casa e o que faço para conseguir manter a organização que vou conquistando. O meu bullet journal continuará a dar o ar da sua graça (principalmente aqui no Instagram) e falarei de como simplifiquei ainda mais o meu dia-a-dia. Além da ementa, que já publico semanalmente, quero ir mais além e acrescentar como preparo a semana, mostrando na prática como faço.

Ecologia
Neste campo, pretendo contar-vos como reduzi o plástico cá em casa, quais os materiais que prefiro para confeccionar e guardar alimentos, as minhas escolhas mais ecológicas em diversas áreas e as formas que já utilizo para reduzir o lixo que produzo.
tópicos_a_falar_no_blog_aproveitar_a_vida

Lazer
Continuarei a partilhar locais que vale a pena conhecerem e seguirei com a rubrica "Conhecer Portugal".

Para dicas ocasionais e que não justifiquem um post, falarei delas na página de facebook, como aliás já venho a fazer há algum tempo. Basta seguirem a página para acompanharem as publicações.

No Instagram poderão encontrar-me praticamente todos os dias e ver o meu dia-a-dia no stories (faz parte da mesma aplicação).

Estas são as ideias para já. Mais virão, tenho a certeza, que esta cabeça não pára. Digam-me a vossa opinião e, já sabem, outras sugestões são muito bem-vindas. Aguardo o vosso feedback.

Tenham o resto de uma semana feliz.




  • Share:

You Might Also Like

30 comentarios

  1. olá Anabela,
    Adoro as suas ideias. Os temas que vai abordar no blog são muito bem vindos, especialmente no que respeita a lanches e pequenos-almoços (para crianças), os produtos de higiene feitos por si... até a ansiedade é um tema familiar para mim. Obrigada por partilhar as suas "vivências".
    Um beijinho
    Andreia Neto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia.
      Obrigada pelas palavras carinhosas. Partilhar estas vivências é muito importante e, acima de tudo, mostrar que não há vidas perfeitas. Com calma, falarei de tudo o que aqui escrevi. Com o Tiago na escola, passei a ter de inventar lanches que ele coma e que não passem por porcarias cheias de açúcar. Estou a tentar fotografar o que lhe mando para depois fazer um post completo sobre isso. Espero que ajude quem fica sem ideias do que preparar.
      Bjs

      Eliminar
  2. Gostei de todas as sugestões que deste mas as que mais gostei foram: Ecologia, pessoal e alimentação. beijinhos

    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.

      Vamos lá ver se consigo escrever tudo a que em propus.
      Bjs

      Eliminar
  3. Acho óptimas as ideias e os tópicos! Cá ficarei a aguardar as publicações. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu cá estarei para as publicar ;)
      Com calma,é certo mas também com qualidade.
      Bjs

      Eliminar
  4. Boa tarde,
    Senti um aperto no peito (no bom sentido) enquanto ia lendo os seus tópicos, todos são importantes para mim, neste momento da minha vida quase que me parecia que as suas palavras eram as minhas e quando tal não se assemelhava eram como que uma resposta! Isto pode parecer desmesurado mas acredite que não o é. Não costumo comentar, não por alguma razão em especial, simplesmente leio. Não é o caso no seu blog, pois este foi o primeiro post que li seu, visto que subscrevi à pouco tempo. Obrigado pelo tempo que disponibiliza e pela partilha. Ana Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana.
      Muito obrigada pelo carinho. Percebo perfeitamente o que diz. Também eu já me senti assim com algumas partilhas de outros blogs. Parece que tinha mesmo de ler aquelas palavras porque fizeram muita diferença na minha vida.
      Espero conseguir continuar a escrever neste meu cantinho. Estes comentários são, sem dúvida, um grande incentivo.
      Bjs e obrigada por estar aí desse lado.

      Eliminar
  5. Olá, acho que nunca comentei apesar de gostar bastante de ler o que escreve.
    gostei de todos os tópicos e sim, vou ler atentamente os posts.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nany.
      Fico muito contente por começar a comentar. Espero que este seja o primeiro de muitos ;)
      Obrigada por estar desse lado.
      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Anabela,
    Eu não poderei escolher qual o tema que prefiro, porque realmente todos os temas que a Anabela fala aqui são interessante e quero acompanhar, com curiosidade :D
    Por isso fico aguardar as novidades :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra.
      Então só me resta agradecer acompanhar-me aí desse lado.
      bjs

      Eliminar
  7. Olá Anabela!

    A mim todos estes temas me agradam, venham daí os posts!
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é bom de saber. Eles virão, devagarinho mas bem compostos.
      Bjs

      Eliminar
  8. plano fantástico Anabela, a sério, pensado e sentido. Deste lado cá estarei à espera... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula.

      Obrigada. É mesmo sentido. Tenho mesmo de ter estas ideias assim mais organizadas pois se assim não fosse acabaria por deixar o blog ao abandono.
      Obrigada pela companhia.
      Bjs

      Eliminar
  9. Olá Anabela,
    Adorei o breafing, acho os temas muito interessantes (também por isso me agrada tanto o seu blog) ficarei a aguardar por novidades.
    Obrigada,
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula.
      Obrigada por estar a acompanhar-me desse lado. Posso demorar algum tempo as hei-de escrever todos.
      Bjs

      Eliminar
  10. Ui, promete :) confesso que as dicas de culinária e organização interessam-me mais, ainda tenho um grande trabalho para fazer :).

    Bom trabalho, Anabela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SL
      São dois temas que gosto muito, por isso virão muitos posts sobre isso. Espero que lhe sejam úteis.
      Bjs

      Eliminar
  11. Adorei os temas propostos, dos quais fico ansiosamente à espera. Obrigada. Beijinho, Catarina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina.

      Resta-me então agradecer a companhia ;)
      Bjs

      Eliminar
  12. Que bons temas!
    Também faço praticamente todos os nossos produtos de higiene, beleza e limpeza. Se puder ser útil, diz.
    Boa jornada!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ema.
      Obrigada.
      Acho que me vou aproveitar essa ajuda e pedir conselhos nalgumas situações.
      Também fazes sabonete? Se sim, conta-me tudo, sff.
      Bjs

      Eliminar
  13. A foto a 1º é no Entroncamento nao é? bons temas !Adoro o blog
    bjinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Sim, é. Adorei conhecer este parque. É Lindo!
      Obrigada pelo carinho.
      Bjs

      Eliminar
  14. Olá raramente comento e confesso que por vezes me arrependo, por isso quero começar por dar os parabéns por manter a sua essência e não se deixar levar por marcas que querem aumentar as suas vendas muitas vezes com produtos de má qualidades mas enfim. Adorei todos os seus temas.Por isso força e já agora obrigada pela partilha. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena.
      Sem dúvida que não sou pessoa de me deixar levar por marcas. E espero que a partir de agora passe a comentar mais vezes para não ter arrependimentos ;)
      Bjs e obrigada por me acompanhar.

      Eliminar