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Sweet Monday* - Dicas para adquirir o hábito de organizar a semana

como_preparar_a_semana
Cada vez que escrevo sobre como organizo a minha semana, há sempre dúvidas e pessoas que me dizem que ainda não conseguiram adquirir este hábito. Não sei muito bem onde reside o problema (poderão explicar melhor as vossas dificuldades nos comentários) mas tentarei dar algumas dicas e sugestões que ajudem a que entrem na rotina.

1 - Escolham um dia específico para fazerem essa organização
Isto é mesmo importante. Se não escolhem um momento para se sentarem e calmamente olharem para a semana como um todo, dificilmente conseguem tornar a preparação um hábito. Por aqui escolho os domingos de manhã. É nesse dia que o filhote se levanta mais tarde (eu levanto-me cedo todos os dias) e que me dá algum sossego para que eu me possa concentrar no que vou fazer (e também me despacho mais depressa).

2 - Tenham algum meio de organização/planeamento
Seja um caderno, uma agenda, um telemóvel, qualquer coisa que vos permita ver tudo o que poderá acontecer nessa semana. Sejam os menus já escolhidos, os compromissos, as actividades dos miúdos, o inventário da comida, etc.
Por exemplo, se nessa semana sabem que vão chegar mais tarde a casa num dos dias, então organizem e preparem já uma refeição para esse dia, calmamente e sem pressas. Ou deixam no frigorífico (se for logo no início da semana) ou congelam e tiram na véspera. Este é só um exemplo para vos mostrar a importância de ter um local onde planear a semana. Eu cá uso o meu querido bullet journal.

3 - Façam o maior número de coisas num tempo reduzido
Não serve de muito estarem uma manhã inteirinha (que não aproveitam para descansar) a preparar a semana. Por isso, sugiro que durante uma hora façam o maior número de coisas possível. Assim começam a sentir que têm uma semana mais organizada, sem grande esforço. A motivação ajuda a que tenham mais vontade de repetir o processo.
Sugestões:
    - sopa
    - crepes e/ou panquecas  (ajuda nos pequenos-almoços durante a semana e até nos lanches escolares dos miúdos)
    - couscous para acompanhamento (fica ainda melhor se estiver um ou dois dias no frigorífico)
    - Assado de carne no forno (serve para o almoço de domingo e as sobras usam numa refeição da semana)
    - Fervem leite para fazer iogurtes (enquanto a carne assa no forno, é o tempo de o leite arrefecer para conseguirem colocar o iogurte e depois e usam o calor residual do forno, já depois de desligado, para os deixarem a fazer o resto do dia)
    - Lavam legumes e vegetais para saladas e acompanhamentos (alface, couves variadas, brócolos, etc...)



4 - Preparem algo giro e diferente para fazer na semana
Isto, obviamente, serve de motivação para que façam sempre a preparação da semana. Se se sentarem para planear esse mimo, inevitavelmente acabarão por organizar o que é realmente necessário. Funciona um bocadinho como o exemplo que dei acima. Se querem, por exemplo, dar um passeio naquele jardim que não conhecem, rever um amigo ou fazer uma caminhada depois do trabalho, talvez seja necessário ter o jantar já preparado no frigorífico. Ficam com esse tempo livre para fazerem algo que vos dá mais prazer que cozinhar.

E são estas as sugestões que tenho para vocês. Desse lado, sugerem algo diferente?

Comentários

  1. Admiro a sua organização! Eu tento fazê-lo com um bullet jornal que ainda estou a compor a minha maneira. Há 1 ano atrás não organizava nada, por isso ja melhorem um pouquinho. Parabéns pelo blog!
    Sandra

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    Respostas
    1. Olá Sandra.
      Obrigada pelo comentário :)
      Há algum tempo atrás eu também não era nada organizada. Fui melhorando com o tempo e aos poucos. Ainda hoje melhoro sempre alguma coisa, até porque as vivências e hábitos diários também vão mudando.
      Espero que a sua organização vá melhorando de dia para dia e que isso, acima de tudo, a deixe mais feliz.
      Bjs

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