Donuts de forno caseiros, com recheio

By Anabela (Aproveitar a Vida) - abril 11, 2017
donuts_de_forno_caseiros_com_recheio
Cá em casa tenho dois gulosos de primeira. Eu também gosto de doces de vez em quando mas troco facilmente uma guloseima por um pacote de batatas fritas, a minha perdição.
Ora, falando dos gulosos, tenho de os ter muito controlados, caso contrário só comiam porcaria. Evito ter determinadas coisas em casa e não é só o filho que evito levar às compras, é o marido também. Os dois juntos, enfiados no corredor dos doces, são do pior. 
Para tentar controlar esta necessidade excessiva de gulodice, vou tentanto fazer em casa algumas receitas de produtos comerciais. Não é que fique saudável mas ao menos sei o que está lá dentro. Evitam-se muitos ingredientes artificiais, posso optar pelos biológicos e reduzo a quantidade de açúcar. Assim a desgraça não é tanta.
Confesso que já tinha tentado fazer donuts mas a coisa correu mesmo mal. Não fiquei com nenhuma vontade de tentar novamente, principalmente por serem fritos. E esqueci.
Mas um dia vi uma receita de donuts feita no forno e arregalei os olhos. Tinha de experimentar. Assim fiz. Apenas optei por fazer com recheio em vez de estar a retirar a massa do centro. A receita não dá muito trabalho a fazer, requer é uma grande dose de paciência porque é necessário aguardar que a massa levede. Deixo então a receita e os passos seguem em cada imagem. 
Donuts de forno caseiros, com recheio
- 50g de fermento de padeiro (usei uma saqueta de fermento seco)
- 3 dl de leite morno
- 125g de farinha
- 2 ovos
- 2 gemas
- 120g de açúcar
- 120g de manteiga
- 500g de farinha
- 1 pitada de sal
- raspa de 1 limão
- açúcar em pó q.b.
Quanto ao recheio, usei uma lata de leite condensado cozido mas podem optar por compotas caseiras ou curds.  
Preparação
1º Aquecer o leite até ficar morno e depois colocar numa tigela. Juntar o fermento e os 125g de farinha. Mexer bem e deixar levedar até dobrar de volume.
2º - Depois de levedar, juntar os ovos, as gemas, o açúcar e a manteiga derretida. Amassar bem e depois juntar o sal, as raspas e a restante farinha. Voltar a amassar bem, sempre dentro da tigela e depois deixar levedar novamente até dobrar de volume. 
3º - Depois da massa levedar, enfarinhar as mãos e formar pequenas bolas de massa e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar levedar mais 20 minutos.
4º - Levar ao forno a 180ºC, durante 25 a 30 minutos. 
5º - Retirar e deixar arrefecer.  Com um saco de pasteleiro e um bico comprido e fino, rechear os donuts com o recheio escolhido.  
6º - Polvilhar com um pouco de açúcar em pó. 
Nota: estes donuts não ficam tão fofos no dia seguinte, devido à manteiga que levam mas ficam igualmente deliciosos.

Boas gulodices!

  • Share:

You Might Also Like

2 comentarios

  1. Têm muito, muito bom aspecto. Mas tenho de ter muito cuidado. Eu e a minha filha mais velha somos muito redondinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é daquelas receitas para fazer só mesmo de vez em quando ;)

      Eliminar