20 de março de 2017

Sweet Monday* - 10 passos simples para se manter organizado

10_passos_simples_para_se_manter_organizado
A minha casa não é, decididamente, nenhum santuário de organização. Raramente consegue ficar totalmente arrumada mais do que cinco minutos e até finjo que não existe uma certa divisão (aka, escritório do maridão), tal é o caos em que está. No entanto, os nossos dias seriam ainda mais caóticos se não estes passos que vos digo de seguida.

É certo que não são todos feitos com a mesma rapidez e de forma automática, que eu não sou nenhum robot, mas são uma preciosa ajuda para não deixar tarefas e tralhas acumularem-se. Ajudam, por exemplo, a evitar atrasos de pagamentos, a não ter papéis espalhados, a ter a roupa em ordem, a ter os mais diversos objectos arrumados ou até a evitar consumos desnecessários. No fundo, ajudam imenso a ter a casa mais apresentável no dia-a-dia e a facilitar imenso na hora de limpar. 

Tento incutir estas regras, se assim quiserem chamar, ao Tiago, para que ele, quando for adulto e tiver o seu próprio espaço, não tenha de viver no meio do caos. Requer uma grande dose de paciência para ir sempre insistindo (principalmente na regra 1 e 2) mas hoje em dia já noto grandes progressos. 

Estas são os passos simples que me ajudam a ter a casa em ordem. Vocês seguem algum deles?

1 - Se desarrumar, arrume
2 - Se abrir, feche
3 - Se sujar, limpe
4 - Se usar, guarde
5 - Se não servir, doe
6 - Se é lixo, deite fora
7 - Se é uma conta, pague
8 - Se acabar, reponha
9 - Se acender, apague
10 - Se ligar, desligue

Tenham uma excelente semana!

4 comentários:

  1. Olá Anabela, bom dia!
    Que linda fotografia, a tua sala está cada vez mais bonita e acolhedora!
    Simples e cheia de luz, como eu adoro!
    Gosto imenso desta tua lista e felizmente aqui em casa também somos adeptos destes passos! Há que simplificar as coisas e a vida!
    Beijinho grande e continuação de boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina. Cada vez gosto mais da minha casa e de cuidar dela.
      Quanto as passos é preciso mesmo aplicá-los. O segredo é não deixar para fazer depois. Se isso me acontece, é certo que terei uma casa caótica e com tarefas em atraso.
      Bjs

      Eliminar
  2. parece tão óbvio, não é? pois parece, mas nem sempre é o que acontece.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Olá Paula.
    Parece óbbvio mas há tantas pessoas que não aplicam. Dou um exemplo. A minha sogra é o oposto de mim nestes pontos. Percebe-se logo pelo aspecto final da cozinha quem é que esteve a cozinhar ;) (ela tem imensas qualidades mas ser organizada enquanto cozinha não é uma delas).
    Bjs

    ResponderEliminar