Livro "Trabalhe 4 horas por semana" - Timothy Ferriss

By Anabela (Aproveitar a Vida) - março 14, 2017

Não era suposto ler este livro do Timothy Ferriss agora, mas como o consegui emprestado da biblioteca tive que o despachar antes dos que já tenho cá em casa. 
Primeiro começo por dizer que tem uma tradução péssima. Se puderem e se entenderem bem inglês, aconselho a versão original. Não é um livro de leitura fácil mas ainda assim gostei muito do que li.
Fala essencialmente de como devemos optimizar o nosso tempo, para trabalharmos o menos número de horas possível e aproveitar a vida já, no momento presente, sem precisarmos de esperar pela reforma. 
A ideia é, obviamente, muito interessante pois assenta na base de que a vida deve ser vivida ao máximo e que não é o dinheiro que nos motiva mas sim as experiências que vivemos.
O livro está dividido em quatro partes, o que ele chama de DEAL (DEFENIÇÃO, ELIMINAÇÃO, AUTOMATIZAÇÃO e LIBERTAÇÃO) 

DEFINIÇÃO
Fala mais de desenvolvimento pessoal, em que o autor conta a sua história pessoal de como deixou de trabalhar 90 horas semanais para passar a rabalhar só 4. Explica mais detalhamente porque é que devemos tentar procurar ter mais tempo livre para fazermos actividades que gostamos, sendo mais eficientes no nosso trabalho, mesmo trabalhando menos horas. 

ELIMINAÇÃO
O assunto abordado aqui é a tal questão de que, para podermos trabalhar menos horas, temos de ser mais eficientes e produtivos. Passa por eliminar tarefas que não são importantes e que apenas nos consomem tempo. Tem imensas dicas de como podemos aumentar a nossa concentração e estarmos mais focados para melhorarmos a produtividade. 

AUTOMATIZAÇÃO
A parte que menos gostei porque está muito fora da realidade portuguesa.  Basicamente passa pela contratação de uma assistente virtual para fazer aqueles trabalhos mais chatos que nos consomem tempo que poderíamos usar para tarefas mais importantes. Também explica detalhadamente dois casos práticos de criação de um produto e de como fazer crescer esse negócio, sem exigir muito trabalho. Neste ponto há imensas sugestões que, apesar de não serem muito exequíveis por cá, são interessantes de ler.

LIBERTAÇÃO
Na parte mais esperada do livro, o autor explica como podem ir tentando diminuir a vossa carga horária (mais uma parte irrealista para muitos!), passando a fazer mais trabalho em casa. A ideia é libertar tempo para fazerem o que realmente gostam e aproveitarem a vida enquanto ela acontece.


Este livro, embora possa ter passagens muito fora da realidade, tem imensa informação que vale a pena ler. Recomendo, sem sombra de dúvida.

Deixo algumas passagens interessantes.

"O emprego perfeito é aquele que ocupa o menor tempo possível"
"A grande maioria nunca encontrará um trabalho que seja fonte inesgotável de realização pessoal"
"A falta de tempo é na realidade falta de prioridades"
"O facto de exigir muito tempo não torna uma tarefa importante"

  • Share:

You Might Also Like

2 comentarios

  1. É um livro que eu adoraria ler! No meu caso tem mesmo de ser em português mas ainda assim quero até porque há imensas coisas que eu concordo, como por exemplo, o emprego perfeito é aquele que ocupa o menor tempo possível! :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo em português vai valer a pena, garanto. Tem muita informação e aprendemos imenso. Também gosto muito dessa frase.
      Bjs

      Eliminar