Sweet Monday* - Dicas para conseguir jantar cedo

fevereiro 27, 2017 Anabela (Aproveitar a Vida) 6 Comentários

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Cá em casa, a hora ideal para jantar é entre as 19h30 e as 20h00, ou seja, cedo. Ultimamente não tenho conseguido tão cedo porque acabo o trabalho perto das 20h. Mas ainda assim, com estes truques, consigo ter o jantar pronto relativamente rápido. Já tinha falado um pouco sobre as vantagens de jantar cedo neste post mas hoje vou aprofundar um bocadinho mais o tema, dando-vos dicas de como o poderão fazer, se for essa a vossa vontade.


Ter um menu semanal
Das dicas mais importantes que posso dar. Se já tiverem decidido qual a refeição naquela dia, podem fazer um melhor planeamento e preparar com antecedência. Evita também ter que ir fazer compras de última hora porque não sabem o que hão-de fazer para o jantar. Melhor do que tudo isto, garantem que têm uma alimentação mais equilibrada.

Deixar a mesa posta antes de sair de manhã
Se não vai estar ninguém em casa o dia todo, não haverá grande transtorno em deixar a mesa preparada logo de manhã. É tempo que poderão usar para fazer outra coisa ou até para descansar um pouco enquanto o jantar está ao lume.

Ter alguns ingredientes previamente cortados e temperados.
Outra dica óptima para pouparem tempo quando estão a fazer o jantar. Não precisarem de cortar alho nem cebola faz uma enorme diferença. Para a cebola, corto em pedacinhos e congelo. Para  alho, faço assim. Também tempero a carne antes de congelar. Assim, quando chega a hora de fazer o jantar, basta fazer um refogado com a cebola e o alho, e deitar a carne na frigideira. Para os legumes, faço o mesmo. Ou já estão lavados e preparados a consumir no frigorífico ou então no congelador. Facilita imenso na hora de cozinhar.

Colocar tarefas na ordem correta de prioridade
Quando chegam a casa, comecem logo por ir preparar a refeição.  Se esta demorar tempo a estar pronta, poderão então fazer outras tarefas durante esse tempo. Estender, apanhar ou dobrar roupa, arrumar tralha pela casa, lavar ou arrumar alguma loiça e por aí fora. Antes não tinha este hábito, fazia tudo ao contrário e o resultado disto era jantar tarde.

Fazer doses duplas e variar nos acompanhamentos
Com a carne, faço muito isto. Ao fazer uma receita dupla, uso depois o resto da carne noutro dia, com um acompanhamento diferente. Por exemplo, a carne picada de um esparguete à bolonhesa, serve depois para uns wraps mexicanos deliciosos. Frango assado (acompanhado por batatas assadas) poderá ser usado depois para um arroz de frango com legumes.

Cozinhar em bulk
Aqui poderão ver como cozinhar uma grande quantidade de refeições. Quanto ao peixe, quando não é para grelhar, coatumo cozer, tirar espinhas e desfiar antes de congelar em pequenas caixas. Faço muito isto com pescada e bacalhau. Poupa imenso tempo. De manhã ou até na noite anterior, basta tirar do congelador e deixar a descongelar no frigorífico (há menos riscos de desenvolvimento de bactérias nocivas) e quando chegam, basta colocar no forno ou aquecer no fogão. Aqui estão muitas sugestões de receitas que podem congelar.

De momento é o que me lembro. Se conhecem mais alguma dica, escrevam nos comentários, que será adicionada aqui. Termino o post deixando a inúmeras vantagens de almoçar ou jantar cedo. Espero que vos sirva de inspiração para meterem mãos à obra e mudarem as vossas rotinas.

Vantagens de jantar cedo
- permite mais tempo de qualidade em família
- permite deitar as crianças a horas decentes, sem stress.
- permite preparar melhor o dia seguinte
- permite deixar a cozinha arrumada
- permite poupar energia (quando os dias começam a ficar maiores, é possível jantar sem ter de acender a luz)
- ajuda a emagrecer porque jantam numa altura em que o metabolismo ainda está num pico elevado. Isto significa que, nessa altura, o corpo irá digerir o que comem mais depressa e queimar mais calorias. Quanto mais tarde fica, mais o metabolismo diminui. É por essa razão que nunca devemos comer muito à noite, principalmente antes de irmos para a cama.
- Melhora o sono, já que não vamos para a cama com a barriga cheia.

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6 comentários:

  1. Por cá tentamos e quase sempre conseguimos jantar as 20 hrs,é a nossa hora...depois arrumo a cozinha e o marido trata dos banhos ...normalmente as 21 está tudo despachado, quero agora antecipar para as 19:45 e para isso vou levar algumas dicas, as doses duplas, o deixar a mesa posta de manhã...obrigada Anabela pelas dicas ,mais uma vez, bastante úteis
    Beijinhos

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    1. De nada Celine. Espero que ajude a conseguir esses 15 minutos de antecipação.
      Beijocas

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  2. Cá por casa também se tenta jantar a "horas decentes" ou seja, por volta das 20h e de preferência todos juntos. O problema é que nem sempre todos os elementos da família conseguem estar em casa a essa hora, seja por trabalho que se atrasa, no caso do pai, seja por causa dos treinos de dança e do trabalho da mais velha, seja pelos ensaios de canto da mais nova, todos os dias são diferentes a nível de horários e, aqui no meio de toda esta confusão, cá está a mamã para tentar meter ordem no caos! :D

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    1. As mães fazem sempre malabarismos para conseguirem manter alguma ordem :)
      Bjs

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  3. Tens toda a razão,e ando a trabalhar nesse sentido, comecei pela ementa semanal e sem dúvida poupo tempo nas compras na confecção e na carteira.

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    1. A ementa semanal faz uma diferença brutal. Quem experimenta, depois não quer outra coisa.
      Bjs

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