Sweet Monday* - 8 hábitos que me tornaram mais feliz

By Anabela (Aproveitar a Vida) - fevereiro 06, 2017
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Este foi um artigo que escrevi para o blog da Sofia, Ser (ainda!) mais feliz,  (espreitem, que vale a pena. Gostei imenso de o escrever. Achei que era bom partilhá-lo aqui também.

8 hábitos que me tornaram mais feliz

Depois de passar por uma depressão em 2009, percebi que tinha as prioridades todas trocadas. Após um processo longo de recuperação, compreendi que dedicava demasiado tempo aos outros e que me tinha esquecido de mim. Aos poucos, fui aprendendo a colocar-me em primeiro lugar, a fazer melhores escolhas e a criar pequenos hábitos que, hoje em dia, me ajudam a apreciar melhor a minha vida. E é precisamente sobre esses hábitos que vos falarei de seguida. 


#1 Levanto-me cedo - Sem dúvida, um dos melhores hábitos que adquiri. Normalmente levanto-me um pouco antes das 6h30 e isto permite-me começar o dia de forma mais calma. Tenho tempo para exercício (faço caminhadas), para tomar o pequeno-almoço tranquilamente e ter tudo mais organizado antes de acordar o meu filhote. Consigo respirar e apreciar o início de um novo dia. É claro que a uma certa altura há a correria habitual para não se chegar atrasado mas antes disso acontecer já houve tempo para muito mimo.

#2 Cuido mais de mim Tive uma fase da minha vida em que me colocava sempre em segundo plano. Trabalhar a partir de casa não ajudava. Vestia-me mal (só não ficava de pijama porque tinha alunos para receber), não era organizada, não fazia exercício físico e não tinha grandes rotinas estabelecidas. A minha ansiedade e stress aumentaram e não conseguia aproveitar em pleno momentos felizes em família. E foi aqui que se deu o clique. Percebi que é preciso cuidarmos primeiro de nós para sermos felizes e podermos transmitir essa felicidade aos outros. Comecei com hábitos simples como preparar uma mesa de pequeno-almoço bonita só para mim, preparar a roupa no dia anterior para me vestir melhor, procurar uma forma de ter um rosto mais cuidado, sem ter necessariamente que me maquilhar, fazer menus para ter uma alimentação mais saudável e fazer caminhadas com os meus pais. Tudo gestos simples do dia-a-dia mas que fizeram (e fazem!) maravilhas pela minha auto-estima. 

#3 Sou mais realista com as listas de tarefas - Desde que comecei a estabelecer prioridades e a reduzir o número de tarefas, que a minha frustração diminuiu muito. Além disso, passei a fazer listas semanais em vez de diárias, o que ajudou bastante na gestão do tempo e no que deveria fazer primeiro. Foi assim que consegui, de forma consistente, semana após semana, riscar as tarefas que estabeleço. A minha motivação aumenta e a minha produtividade também. Isto faz com que seja mais selectiva no que realmente é importante fazer e deixa-me tempo para estar mais em família e fazer actividades que gosto.

#4 Simplifiquei rotinas de limpeza - Resume-se a três regras que tenho seguido religiosamente. Nunca limpo ao fim-de-semana, distribuo tarefas pela semana toda e limpo não por ser rotina mas por ser necessário. Se não estiver sujo, não perco tempo a limpar. Aproveito antes esse tempo em família ou a fazer algo por mim, o que certamente me deixa mais feliz. 

#5 Faço as refeições mais cedo - Os meus pais sempre fizeram as refeições cedo. Lembro-me muitas vezes de serem oito da noite e eu já ter jantado. Adorava isso. Saber que, depois da refeição, ainda tinha imenso tempo para brincar antes de ir dormir era de uma felicidade imensa. Quando passei a cuidar da minha casa, era um hábito que queria manter. Infelizmente, não consegui. O jantar era sempre tardio e nunca a uma hora certa. Nem mesmo depois do Tiago nascer, consegui estabelecer este hábito. A razão deste falhanço residia em muitos factores, que assentavam basicamente numa péssima organização e planeamento. Aprender a fazer menus semanais/mensais e começar a fazer o jantar sempre à mesma hora, ajudaram a que hoje consiga começar a refeição antes das 20h. Tem sido muito bom ter momentos tranquilos após o jantar, sem pressa e sem stress. Sinto que todos ficamos mais calmos e mais felizes. 

#6 Arrumo/limpo a cozinha enquanto cozinho - Este hábito já o tenho há muito tempo, simplesmente porque não gosto de fazer tarefas depois da refeição. Consigo reduzir bastante os meus níveis de stress se tiver uma pequena pausa depois de comer, seja almoço ou jantar. Mas o problema é que não consigo fazer essa pausa se souber que ainda tenho toda uma cozinha para limpar. Assim, percebi rapidamente que se fosse limpando à medida que cozinhava, conseguia ter um espaço praticamente arrumado antes de ir para a mesa. Consigo isto fazendo três coisas simples, coloco a loiça na máquina ou lavo-a à medida que vou usando, guardo logo os ingredientes depois de os usar e limpo o fogão assim que termino de fazer o jantar. No fim, só preciso colocar a loiça que usámos, na máquina e varrer o chão, se necessário. Uma rotina óptima e que me deixa muito mais tranquila.

#7 Destralho com frequência - Destralhar é tornar o meu dia-a-dia mais simples e prático. Não perco tempo a cuidar de coisas e passo mais tempo a cuidar de mim. E é mais gratificante dedicar-me a actividades gosto de fazer do que limpar e organizar objectos. Quando comecei a perceber isto, reduzi drasticamente as minhas compras e sou muito mais selectiva no que compro. Sempre que pretendo adquirir algo, penso sempre na real utilidade que esse objecto tem no meu dia-a-dia. Tantas compras que já evitei com este simples pensamento. 

#8 Leio mais - O facto de também conseguir almoçar mais cedo permitiu-me estabalecer um horário de leitura. Faço-o praticamente todos os dias depois do almoço. Ler ajuda-me não só a evoluir como pessoa mas também me obriga a parar, a respirar e a apreciar o momento presente, nesta correria que é a vida.
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9 comentarios

  1. Ana gostei muito deste post e achei-o muito útil. Acho que me ajudou a pensar naquilo que poderei mudar na minha vida diária. Beijinho:)

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  2. Parecem-me hábitos muito bons. A vida muda quando se passa a ter um pouco de organização e disciplina! O #2 é sem dúvida uma grande verdade, precisamos de estar bem connosco mesmas para transmitirmos felicidade e energia positiva para com os outros. É por isso que não considero que cuidar da aparência (sejam roupas, maquilhagem, cabelo) assim é algo supérfluo, dentro de limites razoáveis, pois sei que, à sua maneira, traz muitas coisas positivas.

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    1. Também não considero nada supérfluo e é por essa razão que tento melhorar a minha aparência. Faz maravilhas pela auto-estima.
      Bjs

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  3. Olá Anabela,

    Obrigada pela partilha do texto, são dicas que se aplicam a mim como uma luva.

    Só um pensamento, quantos homens achas que partilharão dos pontos 4, 6 e 8? mesmo aqueles que colaboram nas tarefas domésticas?
    Isto é, estamos, acho eu, muito "formatadas" para conceber as coisas da casa como "nossas"...dou por vezes comigo a pensar em destinar tempo para mim, e sem querer, a listar tarefas como: dobrar a roupa, destralhar o escritório...etc, etc... porque de facto são coisas fundamentais para me sentir bem, mas...às vezes penso que dou muito importância a tudo, a todos os detalhes (para além de uma vida profissional muito exigente) e que isso, essa natureza feminina, de ligar a tudo, de ter as "antenas domésticas" sempre a funcionar, é uma espécie de "carma feminino", de mulher que trabalha fora de casa, certo!, mas que ainda não se emancipou da sua condição tradicional de mãe-de-filhos e dona-de-casa (sem menosprezar, mimimamente, muito respeito!)

    enfim, um pequeno desabafo.

    beijinho
    Paula

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  4. És uma inspiração, mesmo! :)

    Obrigada pela partilha**

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  5. Olá Anabela!

    Que excelente esta tua lista de hábitos que te tornaram mais feliz!
    De todos estes teu hábitos hà apenas um que não pertence aos meus, que é o de jantar cedo, mas isto apenas porque os meus horários não me permitem!
    Sem dúvida que estes hábitos também me tornaram uma pessoa mais feliz e isso é tão gratificante!
    Beijinho grande e parabéns por este teu artigo!

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  6. De todos estes hábitos há apenas dois que eu não consigo cumprir: madrugar e jantar cedo!
    Já experimentei madrugar, inclusive juntei-me a um grupo de madrugadores e até era um bom incentivo mas... sinceramente, andava completamente esgotada, em modo zombie, as manhãs não me rendiam nada e só começava a mexer depois de almoço, isto se não caísse para um qualquer canto a dormir! Ao fim de uns meses acabei por desistir, ter de acordar às 7h já é castigo que me chegue!
    Quanto à hora de jantar, é variável mas nunca muito cedo porque se há coisa que cá em casa fazemos questão é de jantarmos todos juntos, então tudo depende da hora a que o meu cara-metade consegue chegar a casa vindo do trabalho, dos ensaios de canto da mais nova, ou das aulas de dança da mais velha. A média é por volta das 21... com sorte!

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  7. Post inspirador, Anabela, obrigada. A felicidade está nas coisas simples, e deixamo-nos enredar em complicações e afazeres desgastantes... Que nos levam isso. Há que retomar o controlo!

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