Sweet Monday* - 10 dicas para se conseguir levantar cedo

janeiro 30, 2017 Anabela (Aproveitar a Vida) 2 Comentários

Na semana passada falei-vos das vantagens de levantar cedo. Hoje deixo-vos algumas dicas que ajudam a fazê-lo, para que não seja um sacrifício tão grande. Todas a sugestões que vos trago são usadas por mim. Quando não coloco algumas delas em prática, acabo por me levantar mais tarde do que gostaria. 

#1 Deite-se cedo
Não há grandes explicações. Se querem que seja mais fácil levantarem-se cedo, têm mesmo de se deitar cedo. Só assim o corpo tem o descanso que precisa. Quando me deito tarde, é mesmo muito difícil sair da cama pelas 6h00/6h30. O corpo precisa do descanso. Por aqui deito-me, regra geral, pelas 22h30, máximo 23h00.

#2 Tenha uma rotina de sono certa 
Isto é muito importante porque permite que o corpo se habitue a um ciclo de sono certinho. Além de ser benéfico para o descanso cerebral, o que significa que acordam com mais energia, também é vantajoso porque acabam por acordar naturalmente, sem ajuda de despertador (embora ele esteja lá preparado para tocar, no caso de isso não acontecer).

#3 Mantenham o despertador (ou telemóvel) longe da cama
A razão é simples. Terão de se levantar para o desligarem. O facto de já estarem levantados evita que fiquem na cama só mais uns minutos.

#4 Deixe a luz natural entrar pela janela (de manhã)
A melatonina, uma hormona que nos ajuda a adormecer, é segregada durante a noite. Isto ajuda a que durante o sono, o nosso cérebro possa descansar e recuperar bem de toda a actividade do dia anterior. De manhã, há um processo inverso, em que a hormona segregada é o cortisol, que prepara o nosso corpo para sair do sono. Esta hormona é influenciada pela luz solar. Por isso, ao deixarmos os estores um pouco abertos, de forma a que o quarto vá clareando de forma suave, diminuímos os níveis de melatonina e aumentamos os níveis de cortisol . Assim, teremos um acordar mais fácil.

#5 Tome banho assim que sai da cama
Não sei como é a vossa rotina matinal mas por aqui vou para o duche assim que me levanto. Já tenho a roupa preparada na casa-de-banho (faço sempre no dia anterior) e assim não perco muito tempo. Ir para o duche assim que me levanto ajuda-me a despertar.

#6 Prepare uma mesa bonita para o pequeno-almoço
No dia anterior, deixo sempre tudo pronto. Não é preciso nada de especial mas além da habitual chávena, prato, guardanapo e colher, coloco sempre uma jarrinha com flores. Para alguns pode parecer parvoíce mas para mim é importante ter estes pequenos mimos, que ajudam a começar o dia da melhor forma.

#7 Faça exercício físico
Aviso já que detesto fazer exercício físico mas sei que quando o faço (por aqui são caminhadas), fico muito bem disposta e desperta. A razão é simples, fazer exercício físico aumenta os níveis de energia e faz o corpo produzir seratonina, a hormona que influencia o nosso humor.
#8 Prepare um bom pequeno-almoço
Poderá ser complicado para quem não consegue comer muito de manhã mas é nesta altura que o nosso corpo faz um melhor aproveitamento dos nutrientes que ingerimos, além que que ajudará a ficar com mais energia, logo mas desperto.

#9 Deixe o maior número de coisas preparadas no dia anterior
O objectivo de levantar cedo não é para limpar a cozinha que se deixou suja no dia anterior ou para escolher a roupa que se vai vestir ou para preparar algo que podia muito bem ser sido feito no anteriormente. Imaginem estarem na cama, o despertador tocar às 6h30 e lembrarem-se logo que têm a loiça por lavar ou que ainda têm de arrumar uma sala caótica. Nem dá vontade de sair da cama, certo? Pois bem, então preparem tudo o que conseguem no dia anterior. No meu caso, esta é a nossa preparação. A cozinha é limpa, a roupa é escolhida, a mochila do Tiago é preparada (por ele) e a mesa do pequeno-almoço é deixada já pronta. Por vezes arrumo a sala ou pelo menos tento deixar o mais arrumada possível. Não somos máquinas e às vezes há desarrumação, mas estes pequenos passos já começam a ser hábitos. Quando não acontecem, roubam-me tempo de lazer precioso.
#10 Tenha um objectivo/motivação
Esta dica, embora em último lugar, é a mais importante. Têm de ter algo que vos motive a sair da cama mais cedo. Para mim é poder ter alguns minutos de sossego, em que posso comer calmamente, ver televisão e escrever no meu bullet journal. Por vezes também é bom porque faço algumas tarefas simples, como estender roupa ou limpar o pó, o que permite que tenha a roupa em ordem e não tenha que fazer limpezas ao fim-de-semana.

Espero que estas dicas vos ajudem.

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2 comentários:

  1. Eu não só acordo cedo mas como a toda a hora! Tenho cá uma bebe malandreca :)))
    Mas gosto de me levantar cedo, abrir as cortinas e tomar o pequeno almoço sossegada a olhar lá para fora. Adoro sair para trabalhar e abrir um bocadinho o vidro do carro para sentir o ar fresco no inverno ou quente no verão.

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    1. É mesmo malandreca. Acordar a toda a hora não pode ser! Tens de lhe explicar o que é aceitável ihihih
      Agora a sério, também faço isso de olhar muito para o jardim e apreciar o silêncio.
      Bjs

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