Hello Weekend*

novembro 11, 2016 Anabela (Aproveitar a Vida) 2 Comentários

O Tiago pede-me constantemente para brincar com ele. Honestamente, na maioria das vezes não me apetece. Mas é por um simples motivo, ele quer sempre fazer brincadeiras de rapazes, que eu odeio. Ora são lutas entre nós ou lutas com os bonecos ou corridas ou saltos ou ainda jogar à bola. Detesto, mesmo. Então, andei à procura de ideias que sejam divertidas para ambos e que nos permitam passar tempo de qualidade juntos (e já agora em que eu me divirta também). Assim, deixo-vos 15 ideias de jogos para fazerem em família. Uns já fazia, outros estou desejosa de experimentar. Falta só dizer que estes jogos são bons para fazer não só com miúdos mas também com os graúdos.

1 - Jogos de tabuleiro
Esta é simples e têm uma série de opções. Cá por casa temos alguns preferidos mas noto que já posso começar a adquirir uns mais elaborados porque os que temos já são demasiado fáceis. 

2 - Jogo da memória
Mas não o convencional de cartões. Este é para fazer usado uma parte da casa. Basta que utilizem uma zona que tenha vários objectos. Pedem à criança para observar bem durante algum tempo (1 minuto, por exemplo). Depois pedem para ela sair e mudam sete coisas de lugar. Ela regressa e tem de adivinhar o que foi alterado. 

3 - Jogo "Adivinha o objecto"
Muito engraçado e quero muito tentar com o Tiago. Deixar que a criança observe bem uma divisão da casa ou mesmo a casa toda. Depois colocam uma venda nos olhos e dão-lhe um objecto para a mão, que ela tem de tentar adivinhar o que é.

4 - Jogo da mímica.
Faço cá em casa e, normalmente, é sinónimo de risada. É muito simples. Primeiro escolhe-se um tema geral, como animais, filmes, desportos, etc., e depois a criança tem de transmitir a palavra ou frase que escolheu através de gestos (não podem haver sons). Ganha se conseguir que a pessoa adivinhe o que é.

5 - Jogo do Mikado
Quem não conhece? Joguei tanto este jogo. Adorava. Óptimo para trabalhar a concentração das crianças. O objectivo é tirar cada pauzinho sem mexer os outros. Têm cores porque a cada uma está associado um nº de pontos. O que vale mais é o branco. No fim, vence quem tiver mais pontos.

6 - Jogo do Quente ou Frio
Esconde-se um objecto sem a criança ver. O objectivo do jogo é ela tentar encontrá-lo apenas tendo como pistas a palavra quente (significa que está perto) e frio (significa que está afastada do local certo).

7 - Jogo do desenho
Uma pessoa desenha algo e a outra tenta adivinhar o que é. Poderá ser mais fácil se no início se escolher qual o tema geral. Faço muito com o Tiago e divertimo-nos bastante. 

8 - Jogo do Peixinho ou Pesca 
Para dois ou mais jogadores. Joga-se com um baralho de cartas, sem os Jokers. O objectivo é agrupar 4 cartas do mesmo valor na mão. Cada jogador recebe 4 cartas. As restantes são colocada num monte, no centro do jogo.
O primeiro jogador pergunta a um outro qualquer se tem na mão, por exemplo, damas (não pode pedir uma carta que não tenha). Se esse jogador tiver as cartas pedidas tem de lhe entregar todas as cartas que tem na mão (neste caso, todas as damas). Pode continuar a pedir cartas aos outros jogadores, desde que tenha pelo menos uma carta com o mesmo valor na mão. Se o outro jogador não tiver as cartas pedidas na sua mão, diz: "Vai à pesca!" O jogador vai ter de ir buscar uma carta ao monte central. Se lhe sair  a carta pedida ou se fizer peixinho, continua a jogar. Caso não aconteça nada, o jogador que mandou o primeiro à pesca vai tomar o seu lugar, pedindo por sua vez cartas ao jogadores. O jogo acaba quando todas as cartas estiverem transformadas em "Peixinhos". Ganha quem fizer mais peixinhos.

9 - Jogo Batalha da Tabuada
Este jogo é indicado para crianças mais crescidas e óptimo para treinar a tabuada sem precisarem de escrever. Joga-se com um baralho de cartas, sem as figuras. O Ás vale um. As cartas são baralhadas e distribuídas igualmente entre os dois jogadores, sem que eles vejam quais são. Coloca-se o monte à frente de cada um. Ao mesmo tempo, cada jogador vira a primeira carta de seu monte. Quem disser primeiro o resultado correcto da multiplicação dos dois números, leva as duas cartas. Vence quem tiver mais cartas.

10 - Jogo do Porquinho ou Dorminhoco.
Para jogar a partir de três participantes
Cada jogador recebe quatro cartas. Jogado com grupos de cartas do baralho (cada grupo consiste em quatro cartas do mesmo número ou figuras). São necessários tantos grupos quantos forem os participantes. O objetivo do jogador é formar o grupo de quatro cartas de um número só. Para isso, ele deve se livrar o mais rápido possível das cartas diferentes. Distribuídas as cartas, um dos jogadores diz "vai" e, imediatamente, todos passam uma de suas cartas ao jogador da esquerda. Isto repete-se até que algum jogador consiga formar o grupo de quatro cartas com mesmo número. Quando conseguir um grupo de quatro cartas iguais, o jogador silenciosamente deverá baixar suas cartas na mesa e, em seguida, colocar o dedo na ponta do nariz. Todos deverão fazer o mesmo e o último a fazê-lo será o "Porquinho", ou "Dorminhoco", da rodada. Ganha o jogo quem, em cinco rodadas, tiver sido o "Porquinho" menos vezes.

11 - Origami
Deixo-vos um site com imensas ideias.

12 - Concurso de poses
Para jogar com três ou mais jogadores. Um faz de juiz e os outros são os concorrentes. Podem imprimir estes cartões com poses (cliquem em cada imagem). Tira-se um cartão à vez e todos os concorrentes têm de fazer aquela pose. O juiz decide quem faz melhor e esse jogador ganha um ponto. No fim, vence quem acumular mais pontos.
 
13 - Jogo das escondidas
Não precisa de grande explicação. Escolhe-se um determinado espaço para jogar. Depois escolhe-se uma pessoa para contar até determinado número. Enquanto essa pessoa conta, de olhos fechados, os outros vão-se esconder. A seguir essa pessoa vai procurar os restantes jogadores. A primeira pessoa a ser encontrada é o próximo ficar a contar; Se alguém que está escondido, conseguir chegar ao sítio onde se salva e disser: Salva todos! Volta a ser a mesma pessoa a contar.

14 - Jogo do pula-pula
Podem ver aqui como se faz e como se joga. Vou experimentar com o Tiago. Acho que ele vai adorar.

15 - Corrida de algodão
Muito simples. Cada jogador terá uma palhinha e uma bola de algodão.Cada um vai colocar a bola no chão, á sua frente. Terão de ir soprando a bola com a palhinha até chegar à meta que foi inicialmente estabelecida. Ganha quem chegar primeiro.

Poderá também gostar destes artigos

2 comentários:

  1. Bom dia, nunca comentei o seu blog. Adoro as suas publicações, nomeadamente, esta que é um tema pouco explorado. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia.
      Obrigada pelas simpáticas palavras. Há sempre uma primeira vez para tudo :)
      Bjs

      Eliminar