Sweet Monday* - Dica 3 para implementar bons hábitos

outubro 31, 2016 Anabela (Aproveitar a Vida) 2 Comentários

Espero que o vosso fim-de-semana tenha corrido bem, apesar do Outono ter chegado em força. Hoje trago-vos mais uma dica para conseguirem implementar bons hábitos no dia-a-dia e melhorarem a vossa vida. Para saberem como tudo começou, basta irem a este post. As dicas anteriores estão aqui e aqui.

Todos temos sonhos e objectivos na vida. O problema que surge quando pensamos nesses objectivos é que nos concentramos num prazo em vez de estabelecermos um horário. Quando, por exemplo, queremos ler x livros num ano ou emagrecer Y quilos até ao Verão, na realidade não estamos a planear que passos vamos dar no dia-a-dia para atingir o que queremos. O que acontece depois é uma enorme frustração porque termina o tempo que estipulámos e está tudo na mesma ou pouco mudou. Por esta razão é que o autor aconselha a que o foco esteja em estabelecer um tempo específico na nossa agenda para darmos um pequeno passo em direcção à nossa meta. Em vez de estipularmos que queremos ler um certo número de livros durante um determinado tempo, é melhor planear um horário para ler. E é assim, quando nos concentramos no processo em vez dos resultados, que os bons hábitos são adquiridos (e mantidos) com sucesso. Porque são pequenos passos consistentes, feitos todos os dias. Coisas simples, que de tão simples se tornam automáticas.

Isto aconteceu comigo precisamente na leitura. Queria ganhar o hábito de ler todos os dias porque, além dos livros à espera de serem lidos, tinha também artigos, blogs e ebooks  na mesma lista. Ao não ter um horário específico de leitura, lia quando calhava, ou seja, raramente. O tempo passava e ficava sempre tudo na mesma. E de salientar que nem sequer colocava um prazo para o fazer. Depois de escolher dois momentos do meu dia que são específicos para esta actividade (como se fosse um compromisso ou tarefa), tenho conseguido não só "despachar" a lista infindável mas também reduzir o meu stress. Obrigo-me a parar e a ter um momento de pausa para fazer algo por mim.

Aconselho a experimentarem esta técnica e perceberem se também resulta para vocês.

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2 comentários:

  1. Respostas
    1. Tem-me ajudado muito. Obriga mesmo a tomar iniciativa de alguma forma. E é isso que verdadeiramente nos faz criar o hábito.

      Bjs

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