DIY

O amaciador de roupa caseiro que uso de momento

By Anabela (Aproveitar a Vida) - outubro 13, 2016
amaciador_de_roupa_caseiro_e_muito_barato
Ultimamente tenho deixado algumas dicas apenas na página de facebook. Acho que são daquelas coisas tão simples que fico na dúvida se vale a pena fazer um post só para falar disso. Por isso, quando falei sobre o amaciador de roupa caseiro que uso há já algum tempo, não pensei que suscitasse tanta curiosidade. Mas para tirar todas as dúvidas, fica aqui então um post completo.

Primeiro começo por dizer que a diferença entre usar este amaciador e o comercial é grande, quer no perfume que fica na roupa, quer na suavidade da mesma. Não fiquem à espera do mesmo resultado porque não o vão ter. A mudança vai sempre depender do que conseguem tolerar, ou seja, eu aceito que a roupa não fique tão macia e tão cheirosa porque o que realmente procuro é que fique lavada e sem químicos, químicos esses que depois andamos a respirar e a acumular na pele.

Confesso que não me lembro da última vez que usei amaciador de roupa comercial. Comecei a fazer este e gostava muito mas depois quando acabava, ficava imenso tempo sem nada, já que com a correria dos dias demorava imenso tempo a fazer mais. Numa de teimosia (não querer voltar ao comercial) e ao mesmo tempo de necessidade, virei-me para a utilização do vinagre, que já tinha conhecimento. E é a opção que tenho usado desde então. As vantagens são imensas:

- É ecológica
- Livre de químicos
- É económica
- Melhora o desempenho do detergente
- Ajuda a manter as cores da roupa
- Ajuda a branquear 
- Ajuda a retirar resíduos de detergente na roupa
- Amacia a roupa
- Ajuda a remover manchas de suor ou de desodorizante

Como uso um detergente pouco perfumado, se quiser cheirinho na roupa tenho de adicionar algumas gotas de óleo essencial (atenção: não são óleos para queimadores!). Já experimentei vários aromas mas penso que o de Jasmim é o melhor (compro nas lojas Celeiro). E não, a roupa não fica a cheirar a vinagre. Fica óptima! Para quem usa detergentes com imenso perfume e que perduram depois da lavagem, mesmo sem amaciador, poderá experimentar primeiro sem o óleo essencial.

A única desvantagem que encontro (e que tolero) é a de que a roupa fica mais ressequida (principalmente nas toalhas), ou seja, não vão sentir aquela suavidade habitual e muito menos o perfume excessivo dos amaciadores comerciais.

Quanto a medidas, eu coloco vinagre até à medida máxima do compartimento de amaciador da máquina e coloco mais ou menos 10 gotas de óleo essencial. De seguida, coloco a máquina a fazer o programa normal. Tão simples quanto isto.
 
Para quem ficou curioso, vale a pena experimentarem, mais que não seja para sentirem a diferença e perceberem se conseguem fazer a mudança de forma permanente.

Qualquer dúvida, usem a caixa de comentários.
  • Share:

You Might Also Like

4 comentarios

  1. Olá, gostaria de saber que tipo de vinagre usa. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Também substituí o amaciador pelo vinagre, mas com o intuito de tornar as nossas toalhas bem mais macias! E resulta! O amaciador é que as tornava mais ásperas. Falo disso neste artigo: http://cinquentaedois.com/2016/04/17/armario-para-roupa-de-cama-e-toalhas-de-banho-ii/
    Nunca experimentei é os óleos essenciais, mas vou experimentar. Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou uma "semi-convertida"... Que é como quem diz... estou a tentar diminuir os quimicos (quer os que são ingeridos, quer os que uso em limpezas e afins)... Mas ainda não me decidi a fazer detergente caseiro... Ou seja, continuo a usar detergente de supermercado, mas deixei de usar amaciador... Normalmente uso só o detergente e, sinceramente, se não fosse pelo cheiro, não daria pela diferença...
    Quando quero alguma coisa mais fofinha, também uso o vinagre, para além de amaciar também ajuda a tirar manchas...
    Também uso o vinagre na limpeza da cozinha, casa de banho e chão de madeira...
    (sabes as manchas que às vezes ficam na sanita quando as louças são mais antigas e já não têm o vidrado muito bom? colocas uma quantidade generosa de vinagre, deixas repousar uns 20 minutos, depois passas o piaçaba e está como novo!).
    Beijinho e vou espreitar outra vez as receitas de detergente caseiro a ver se me convenço!

    ResponderEliminar