15 de outubro de 2016

Experiências de sábado* - Bolo de batata doce

Com uma vida [e casa] cada vez mais minimalista, tenho conseguido fazer uma melhor gestão do meu tempo. Rotinas de limpeza simples e uma organização diária cada vez mais apurada, faz com que tenha mais tempo livre para mim e para a minha família. Os fins-de-semana são sagrados. São para passear, para descansar e fazer actividades de que se gosta. Por aqui, decidi dedicar uma parte das manhãs de sábado para testar ou inventar algo na cozinha. Tenho uma lista [que não tem fim] disto e daquilo, que vi nesse mundo maravilhoso que é a internet, e que gostaria de experimentar. E assim nasce esta rubrica ao sábado, além desta. A experiência deste que passou foi um bolo [delicioso] de batata doce. Não era grande fã deste tubérculo mas depois de descobrir todos os seus benefícios, tenho-o introduzido cada vez mais no meu dia-a-dia. Todos adoraram, de tal ordem que quase não conseguia tirar foto. Fica a receita.


Bolo de batata doce (adaptado da teleculinária) 

Ingredientes:

- 150g de açúcar mascavado (a receita original pede 250g!!!)
- 150g de manteiga
- 125g de puré de batata doce (tem de ser assada no forno)
- 5 ovos
- 150g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- raspa de 1 laranja

Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Reserve. Numa taça, misture o açúcar, a manteiga,a batata doce e a raspa da laranja. Junte depois as gemas e bata bem até obter um creme fofo. Bata as claras em castelo bem firme. Junte, alternadamente, a farinha e as claras ao preparado das gemas e vá mexendo cuidadosamente. Depois de tudo misturado, coloque na forma e leve ao forno a 180ºC, até estar cozido (entre 30 a 40 minutos mas vá testando com um palito porque depende de cada forno).

Fica delicioso!

4 comentários:

  1. Olá Anabela,
    E se partilhasses connosco algumas dicas de organização do lar? Fica a sugestão...
    Tudo de bom,
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Quando se põe a batata doce? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui ler e realmente esqueci-me de mencionar que se junta logo no início com o açúcar e a manteiga. Já está corrigido.

      Eliminar
  3. Lá em casa somos fanáticos por batata doce. Na casa da minha mãe só a comíamos assada assim como guloseima. Mas lá em casa é para acompanhar um prato principal, para lanche, cozidas, assadas, adoramos tudo. Praticamente não compro batatas das 'normais'. Curiosamente, tirando uns sonhos de Natal, não me recordo de a usar em doces. Este vou testar! Beijinhos x

    ResponderEliminar