Avançar para o conteúdo principal

40 formas de usar limões

40_formas_de_usar_limões
40_formas_de_usar_limões
O meu pai tinha um limoeiro que durou muito tempo. Não me lembro de ter que comprar limões durante anos. Recentemente, sem sabermos bem porquê, morreu (o meu pai desconfia do estrume que usou). Sem limoeiro, lá tive que começar a comprar limões. Apercebi-me logo de duas coisas, a primeira é que são caríssimos e a segunda é que o cheiro e sabor em nada se comparam aos do limoeiro do meu pai. 
Felizmente, alguns familiares e amigos souberam da desgraça e têm trazido muitos limões (obrigada!). Assim, comecei a procurar formas de os usar e conservar. Deixo uma lista de quarenta opções, algumas delas já usadas por mim. Espero que vos seja útil.

1 - Limonada
2 - Ice tea
3 - Congelar raspas para utilizações futuras
3 - Espremer o sumo e congelar em cuvetes para utilizações futuras (dica para retirar mais sumo)
4 - Aromatizar água
5 - Gelado de limão
6 - Detergente para a máquina da loiça
7 - Iogurte de limão
8 - Temperar carne para congelar
9 - Bombons de limão
10 - Batidos 
11 - Daiquiri
12 - Fazer um tempero de carne diferente
13 - Refeições que mais parecem petiscos 
14 - Máscara capilar
15 - Sumos naturais (adicionar um pouco de sumo de limão a qualquer sumo evita oxidação e realça o sabor da fruta)
16 - Guacamole
17 - Compotas (em qualquer que faça, junto sempre sumo de limão)
18 - Curd de Limão (podem fazer muito e congelar)
19 - Puré de maçã pasteurizado
20 - Limpeza de microondas (aquecer um recipiente com água e algumas rodelas de limão torna a alimpeza muito mais fácil)
21 - Use mais limão na comida em vez de sal (o limão realça o sabor da mesma)
22 - Elimine cheiros desagradáveis do frigorífico (depois de limpar, mantenha meio limão dentro do frigorífico).
23 - Limpeza das tábuas de cozinha (esfregue meio limão e deixe actuar durante a noite)
24 - Limpa móveis (em vez do vinagre, podem usar limão)
25 - Repelente de mosquitos (coloque cravinhos espetados num limão aberto)
26 - Repelente de formigas (coloque sumo de limão em zonas onde elas entram)
27 - Limpeza de torneiras ou tudo o que seja aço inoxidável (passar sumo de limão com sal e depois retirar com um pano limpo)
28 - Esfoliante para joelhos e cotovelos (misture sumo de limão com bicarbonato de sódio para formar uma pasta e esfregue bem. Passe depois por água para limpar muito bem. Evite exposição solar logo de seguida)
29 - Para garganta inflamada, gorgolejar com uma mistura de água morna com sumo de limão, mel.
30 - Congele água com rodelas de limão. Assim, dará um toque especial quando usar os cubos para refrescar água, por exemplo.
31 - Coloque algumas gotas de limão quando correr arroz, que ele fica mais branco e solto.
32 - Molhos para saladas (podem substituir a lima pelo limão)
33 - Em receitas de couscous (junto sempre lima ou limão no fim para realçar sabores)
34 - Tornar a alface mais crocante mergulhando-a em água gelada com sumo de limão.
35 - Gelado de limão
36 - Sobremesa rápida
37 - Chá de limão e gengibre
38 - Sal aromatizado
39 - Biscoitos de limão sem glúten
40 - Pudim de limão

Comentários

  1. Olá Anabela!
    Para quem como eu, tem um limoeiro que dá limões quase todo o ano, este post é super útil. Pois embora ponha em prática muitas destas dicas, outras delas são novidade para mim. Obrigada!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas, adoro usar limão! Outra aplicação que uso bastante é para lavar as mãos depois de descascar alhos (tira o cheiro impecavelmente) ou depois de mexer na terra, para tirar o "encardido" das mãos. Pode também ser usado para escovar os dentes - é antisséptico e branqueador - mas com muita moderação, porque pode descalcificar.

    Paula

    ResponderEliminar
  3. Os meus pais têm um limoeiro e tenho sempre imensos limões em casa a que não sei, admito, dar o devido destino. Por isso, excelentes dicas, obrigada Anabela!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Anabela,
    Outra dica que costumo usar aqui em casa é para limpar o calcário do jarro eléctrico. Corto um limão ao meio e espremo o sumo para dentro do jarro, acrescento água até ao limite máx. Deixo ferver, se ainda estiverem algumas manchas ponho outra vez a ferver com a mesma água e o limão (repetir o processo as vezes que necessitar). Deito a água fora (assim também desinfecta o lava-loiça). Se depois voltar a aquecer água para sopa ou um chá, não desgosto do ligeiro sabor a limão (antes fazia com vinagre)e acabava por passar o jarro por água e acabava por desperdiçar mais.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…