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Nutella caseira

nutella_caseira_saudável
 
 
 
Tenho dois amantes de chocolate cá em casa, um mais que outro. Por isso, procuro sempre criar opções mais saudáveis do que se encontra no supermercado. A Nutella é uma perdição, até mesmo para mim, que nem ligo assim tanto a doces. Por este motivo, andava sempre a ver receitas caseiras para tentar experimentar uma versão que não fizesse tanto mal.

Umas deixava de parte porque simplesmente levavam certos ingredientes que não eram assim tão saudáveis (só para tentar igualar o sabor) e outras levavam tanta coisa que acabava por desistir só de olhar (tinham até certos ingredientes que nem encontrava em Portugal).

A primeira vez que experimentei tenho que dizer que não correu muito bem. Primeiro porque não torrei as avelãs e hoje percebo que esse é um ponto importantíssimo para que os óleos se libertem; e segundo porque tinha ainda uma máquina fraquinha e o creme ficou com pedacinhos das avelãs e muito difícil de barrar. O resultado final não agradou muito.

A segunda tentativa ficou melhor, bem melhor, tenho que dizer. O problema é que tinha que colocar leite condensado e leite em pó, dois ingredientes que queria evitar. Como não há duas sem três, lá fiz mais uma tentativa. E é a receita dela que vos trago hoje. Nada de ingredientes sofisticados e o resultado final é bastante bom. Para dizer a verdade, até gosto mais desta versão saudável do que da original porque tem um sabor forte a cacau e a comercial sabe-me imenso a gordura e açúcar. Fica a receita.

Nutella caseira

- 1 chávena de avelãs torradas (a chávena é de cerca de 200ml)
- 1 colher de sopa de óleo de coco
- 3 colheres de sopa de cacau puro em pó
- 2 a 3 colheres de sopa de leite vegetal (usei de coco e amêndoa)
- 1/3 de chávena de mel puro (podem colocar outro adoçante natural ou até açúcar)
- 1 pitada de sal

Colocar as avelãs num tabuleiro e levar ao forno a 180ºC durante 10 a 15 minutos (não deixar queimar). Triturá-las depois num processador de alimentos até começarem a libertar o óleo e passarem a um creme (demora alguns minutos e devem fazer algumas pausas na máquina). Juntar depois todos os outros ingredientes e voltar a triturar até estar tudo bem envolvido. Se necessitar, poderá juntar mais leite para ficar com uma consistência mais líquida e fácil de barrar. Colocar num frasco, de preferência esterilizado, para que dure mais tempo. Guardar no frigorífico. Dura, pelo menos, duas semanas.

Bom apetite!

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia

Comentários

  1. A minha geração era a geração tulicreme, por isso não sou a maior amante de nutela, embora compreenda quem o seja :p Quero fazer uma receita destas há uns tempos, um dia talvez! :)

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    Respostas
    1. Bem, eu detestava o Tulicreme. Achava aquilo super gorduroso e agoniava-me. Mas confesso que também não comia nutella às colheradas. Sou mais de salgados do que doces. O Tiago adora esta receita de creme de cacau.
      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Anabela,
    adoro Nutella mas evito comprar precisamente porque tem muita gordura, açúcar e os conservantes químicos que fazem mal à sáude. Por isso gostei muito desta receita, já me ficou debaixo de olho pra experimentar :)
    Aproveito pra dizer que gosto muito do teu blog e partilho o facto de preferir fazer as coisas em casa, com ingredientes mais naturais, em vez de gastar dinheiro em produtos processados industrialmente, cheios de gordura, açúcar e sal e com ingredientes estranhos, que às vezes nem sabemos o que são, e que não me parecem muito saudáveis.
    Beijinhos e continuação do bom trabalho :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta! Fico feliz por saber que há cada vez mais pessoas a preferirem opções mais saudáveis e a tentarem fazer certas coisas em casa. Para mim, além de ser saudável também me ajuda a distrair a cabeça desta ansiedade em que vivo.
      Bjs

      Eliminar
  3. E se usar cacau magro do Pingo Doce, tb resulta? Quero mt fazer esta receita....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se o resultado final será muito bom. Se tiver possobilidades financeiras, vale a pena o cacau cru. Não sópor ser mais saudável mas também porque o sabor é bem mais intenso do que o cacau normal de pacote.

      Bjs

      Eliminar
  4. Vou experimentar.. Depois conto-te como correu :)

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- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
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