Projecto da semana* - Cabeceira de cama em madeira

By Anabela (Aproveitar a Vida) - março 16, 2016
 
 
 
 
 
Antes de mais, desculpem as péssimas fotos. É que este projecto já foi feito há algum tempo e na altura não tinha o smartphone, cuja máquina fotográfica é um bocadinho melhor do que a que tinha. 
Cá em casa, temos um quarto de hóspedes, que na verdade é o quarto dos meus sogros  quando passam cá uns dias. Esse quarto tinha, tal como o meu, uma decoração horrorosa. Na altura que mudei, quis deixar o quarto minimamente apresentável e a decoração foi coisa com que não me preocupei. Com o tempo e depois de perceber que tipo de decoração gostávamos mais, comecei a pensar como poderia mudar o quarto para estar mais de acordo com o nosso gosto. 
Sendo este um quarto extra, em que a maior parte dos dias ninguém dorme lá, podíamos usá-lo como uma espécie de cobaia. Experimentar uma solução decorativa diferente sem ter a pressão de terminá-la rapidamente. 
O que pensámos foi fazer uma cabeceira em madeira. Inicialmente ainda ponderámos fazer a parede toda mas rapidamente desistimos da ideia pois a parede já é enorme o suficiente. No fim ficámos muito felizes com o resultado. O que fizemos? 

Primeiro comprámos as ripas, que tinham talvez com uns 2cmx1cm e com altura igual ou superior à parede (penso que o maridão as cortou na altura) e os parafusos (imagem) para as prender à parede. Esta parte tem de ser muito bem feita e não poupem na qualidade dos parafusos porque são as ripas que vão segurar toda a madeira da cabeceira.

Comprámos igualmente as madeiras (lambrim) junto com as peças que as seguram às ripas e umas às outras (ver imagem). Para saberem a quantidade de madeira, basta dividirem a altura da parede pela largura de cada uma. Comprem sempre a mais, nunca à justa. 

Já em casa, foi tempo de cortar as ripas e as madeiras porque nem uma nem outra tinham o tamanho certo. Medimos a largura da cama e colocámos cinco ripas com o mesmo espaço entre elas. Depois o maridão fez os furos na parede e nas ripas. Quatro em cada uma.  Com tudo bem seguro, era altura de começar a tarefa chata de colocar o revestimento em madeira. Penso que pelas imagens conseguem perceber como se faz. De qualquer forma deixo um vídeo no final para perceberem melhor todo o processo (neste caso o lambrim foi colocado verticalmente).

Para finalizar, comprei um verniz incolor natural da Biofa e é a tarefa que ainda me falta fazer. Amanhã mostro-vos o resultado final com o quarto praticamente todo renovado. 

Qualquer dúvida já sabem, é só usar a caixa de comentários. 

  • Share:

You Might Also Like

3 comentarios

  1. Está a ficar muito giro!!!! Também fizeste a do teu quarto? No outro dia estive para te perguntar isso. Eu mandei fazer uma parecida (ia fazer DIY mas não tive coragem). bjs x

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula. No meu quarto apenas fiz uma capa para a cabeceira que já vinha com a cama. Podes ver aqui http://www.aproveitaravida.pt/2015/01/tutorial-capa-para-cabeceira-da-cama.html

      Bjs

      Eliminar
    2. Não tinha visto! Ficou perfeito, mãozinhas de fada :) Depois logo mostro a minha, só n posso fazer o tutorial porque o estofador não deixa tirar fotos do durante ahahaha Bjs xx

      Eliminar