Experimentar outras farinhas - Farinha de arroz

By Anabela (Aproveitar a Vida) - abril 15, 2015
A procura por uma alimentação mais saudável passa não só por aumentar o consumo de legumes e frutas mas também eliminar o consumo de alimentos processados, de diminuir o consumo  de sal e de tudo o que seja refinado.
Farinhas integrais e de outros cereais como o centeio já é hábito usar e ter em casa. O que ainda não tinha usado eram as farinhas isentas de glúten. Uma muito comum que se tem em casa é a farinha de amido (mais conhecida como farinha maizena) mas ainda não tenho por hábito trocá-la em receitas onde uso farinha de trigo. A única que experimentei desta forma foi a de arroz integral. E tem aqui uma fã. Há ainda imensas opções, umas mais em conta que outras e cujos resultados das suas utilizações também variam, já que cada uma tem as suas próprias características. Já usei esta farinha em panquecas (o que vos mostro), em crepes e para engrossar molhos. Ninguém estranhou e ficou tudo muito saboroso. É uma farinha que já vou tendo cá em casa, de forma regular. E já notei que preciso usar menos quantidade nas panquecas e nos crepes porque se deixar repousar um pouco, a mistura engrossa. É uma boa alternativa, apesar do preço não ser muito acessível.
E porque ando eu a tentar receitas sem glúten? Se lerem um bocadinho esta página, vão perceber melhor a razão. Não é que por aqui sejamos alérgicos mas uma vez que o glúten é de difícil digestão e pode ser uma barreira à boa absorção de nutrientes, vale bem a tentativa. Não sei se será disso mas noto uma melhoria significativa nas inflamações do Tiago (nariz e garganta). 

E por aí, já experimentaram farinhas sem glúten?

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM
  • Share:

You Might Also Like

2 comentarios

  1. Embora desde há muito tempo tenha cuidado com a minha alimentação, de há uns meses para cá tive de alterá-la. E um dos motivos foi a minha intolerância ao glúten, felizmente não sou celíaca. Mas sou intolerante logo evitá-lo foi a melhor opção. É claro que com isto veio uma série de alimentos que eu desconhecia e a farinha de arroz é um deles. Sou fã! Mas existem outras também muito boas como a de trigo sarraceno, de milho, de espelta, entre outras... A verdade é que se estivermos dispostos a ter uma alimentação mais saudável é possível. E a partilha aqui na Internet é imensa!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro farinha de arroz, já experimentei em waffles e até em panados, fica óptimo

    ResponderEliminar