Avançar para o conteúdo principal

Experimentar outras farinhas - Farinha de arroz

A procura por uma alimentação mais saudável passa não só por aumentar o consumo de legumes e frutas mas também eliminar o consumo de alimentos processados, de diminuir o consumo  de sal e de tudo o que seja refinado.
Farinhas integrais e de outros cereais como o centeio já é hábito usar e ter em casa. O que ainda não tinha usado eram as farinhas isentas de glúten. Uma muito comum que se tem em casa é a farinha de amido (mais conhecida como farinha maizena) mas ainda não tenho por hábito trocá-la em receitas onde uso farinha de trigo. A única que experimentei desta forma foi a de arroz integral. E tem aqui uma fã. Há ainda imensas opções, umas mais em conta que outras e cujos resultados das suas utilizações também variam, já que cada uma tem as suas próprias características. Já usei esta farinha em panquecas (o que vos mostro), em crepes e para engrossar molhos. Ninguém estranhou e ficou tudo muito saboroso. É uma farinha que já vou tendo cá em casa, de forma regular. E já notei que preciso usar menos quantidade nas panquecas e nos crepes porque se deixar repousar um pouco, a mistura engrossa. É uma boa alternativa, apesar do preço não ser muito acessível.
E porque ando eu a tentar receitas sem glúten? Se lerem um bocadinho esta página, vão perceber melhor a razão. Não é que por aqui sejamos alérgicos mas uma vez que o glúten é de difícil digestão e pode ser uma barreira à boa absorção de nutrientes, vale bem a tentativa. Não sei se será disso mas noto uma melhoria significativa nas inflamações do Tiago (nariz e garganta). 

E por aí, já experimentaram farinhas sem glúten?

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM

Comentários

  1. Embora desde há muito tempo tenha cuidado com a minha alimentação, de há uns meses para cá tive de alterá-la. E um dos motivos foi a minha intolerância ao glúten, felizmente não sou celíaca. Mas sou intolerante logo evitá-lo foi a melhor opção. É claro que com isto veio uma série de alimentos que eu desconhecia e a farinha de arroz é um deles. Sou fã! Mas existem outras também muito boas como a de trigo sarraceno, de milho, de espelta, entre outras... A verdade é que se estivermos dispostos a ter uma alimentação mais saudável é possível. E a partilha aqui na Internet é imensa!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro farinha de arroz, já experimentei em waffles e até em panados, fica óptimo

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Panquecas (ou crepes) sem ovos

Apetecia-me tanto panquecas e não tinha ovos em casa. Que chatice! Lembrei-me então de procurar nesse mundo maravilhoso que é a internet, se havia forma de fazer as ditas cujas sem ovos. E espantem-se, havia! A receita é a que deixo já de seguida. A minha opinião? Gostei, embora a textura fique densa em vez de fofinha. Mas não me surpreendeu, já estava à espera disto. Penso é que é capaz de ficar melhor se fizerem crepes. Só a minha opinião. Fica a receita.
Panquecas sem ovos
- 1 copo ou chávena (cerca de 200ml) de farinha - 3/4 copo de leite (para crepe colocar 1 e 1/3 copo) - 2 colheres de sopa de óleo - 1 colher de chá de fermento em pó - 1/2 colher de chá de sal
Colocar os ingredientes secos numa taça e misturar bem. Juntar o óleo e o leite aos poucos e mexer bem para não formar grumos. Aquecer uma frigideira anti-aderente (pode deitar um pouco de manteiga, se preferir) e colocar um pouco da massa. Quando esta ficar com furinhos, está boa para virar. Deixe ficar dourada de ambos o…

Organização do móvel da cozinha - antes e depois

Organização é um tema que gosto bastante de falar aqui no blog. Não faço tantos posts quanto gostaria mas isso não quer dizer que não vá fazendo pequenas organizações aqui e acolá. Gosto de ler tudo o que está relacionado porque os benefícios que me tem trazido são imensos. São eles:
- Redução de stress  e ansiedade; - Menos acumulação de tralha se existir um lugar para cada coisa; - Maior produtividade (porque não perdemos tempo a procurar coisas); - Maior rapidez nas limpezas; - Mais descanso ou momentos de lazer;
Mas com isto não quero dizer que a organização se faz num abrir e fechar de olhos. Leva tempo, garanto-vos. Primeiro porque não se consegue fazer tudo de uma vez (para ser bem feito, há que pensar bem no que se pretende) e, segundo, porque a organização escolhida pode não resultar. É mesmo na tentativa-erro. 
Cá em casa há ainda muito que fazer mas com calma e um bocadinho de cada vez, conseguimos uma maior fluidez no dia-a-dia.
Um dos cantinhos que há muito "gritava…

O que ando a comer ao pequeno-almoço

Ontem foi um dia complicado. Não que tenha acontecido alguma coisa de mal mas sim porque andei a correr, literalmente. Tive a consulta de rotina do Tiago, dos três anos. Esperei cerca de 30 minutos (depois da hora) e estive quase uma hora lá dentro. Ele está óptimo e recomenda-se. Apenas pequenas alterações na parte da sesta, a ver se as noites ficam melhores. Mas isto é tema para outro post. 
Ora, andei a correr porque quase não chegava a tempo da explicação das 16h, ainda por cima com uma nova aluna. Que stress, só vos digo. Tiago não dormiu sesta devido à hora da consulta e às 18h já ninguém o podia aturar. Deitar cedo era mais que imperativo. 
Foi um dia de correria mas que começou muito bem com um pequeno-almoço que tenho repetido todos os dias nas últimas duas semanas. E calculo que vos vá parecer bem esquisito mas eu adoro a mistura do pão, o queijo-creme e o tomate. Salpicado com coentros fica uma maravilha. Bem sei que isto não agrada à maioria e se calhar alguns até farão c…