Mousse de chocolate mais saudável e saborosa

janeiro 12, 2015 Anabela (Aproveitar a Vida) 14 Comentários

Um dia destes fomos com o Tiaguinho a um parque infantil dentro de um centro comercial. Não somos nada de estarmos fechados nestes recintos mas quando chove é uma boa alternativa para brincar. Ora, perto do parque está um supermercado que eu gosto muito. E a razão é simples, se andar à procura de algum produto específico, lá encontro quase de certeza. 

Nesse dia, os meus dois amores tinham-me pedido uma mousse de chocolate e lembrei-me de tentar fazer algo mais saudável mas ao mesmo tempo saboroso. As duas alterações que fiz foi substituir a manteiga por óleo de coco e usar uma tablete com maior percentagem de cacau. Depois de uma rápida procura, acabei por trazer uma da Lindt, com 85% de cacau (pasta de cacau deve ser o primeiro ingrediente e o açúcar, se existir, deve dos últimos ingredientes da lista). Também diminui a quantidade de açúcar porque a tablete já tinha. E assim consegui uma receita com uma textura muito suave e com um sabor muito mais intenso a chocolate. Deixo-vos a receita que uso para que possam comprovar por vocês próprios.

Mousse de chocolate mais saúdavel

- 4 ovos
- 1 tablete de chocolate com grande percentagem de cacau (mín. 70%)
- 3 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavado

Derreter o chocolate com o óleo, em banho-maria. Bater as claras em castelo bem firme e à parte as gemas com o açúcar, até formar um creme fofo e esbranquiçado. Deitar o chocolate e o óleo neste preparado e mexer muito bem. Deitar colheradas das claras e ir envolvendo (sem mexer) aos poucos para não perder o ar. Deitar numa taça e levar ao frigorífico durante 2 a 3 horas. 

Bom apetite!

Nota: já experimentei usar manteiga com a mesma tablete de chocolate e prefiro a versão com óleo de coco.

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia

Poderá também gostar destes artigos

14 comentários:

  1. Que delicia de mousse de chocolate!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Havias de a provar. Um sabor super intenso a chocolate. mas resulta bem com o óleo de coco. Quando fiz com a manteiga ficou tipo argamassa :D

      Talvez se juntar mais um ovo, fique melhor...

      Bjs

      Eliminar
  3. Essa colherzinha cheia de mousse tem cá um aspecto....
    Que delicia?,
    Vou experimentar!
    Bj e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  4. Obrigada por todas estas dicas maravilhosas e adoro o blog assim mais activo :)!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada :)

      Publico sempre que posso, a vida é que às vezes não permite.

      Eliminar
  5. Esse chocolate da Lindt, na minha opinião, é dos melhores que há no mercado. Sempre que faço alguma sobremesa com ele, o resultado é logo diferente, nota-se mesmo que é de grande qualidade. Substituir a manteiga por óleo de côco é uma ideia interessante, hei-de experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, verdadinha. É caro mas vale bem a pena. Já voltei a fazer a mousse com o óleo mas com outra marca de chocolate e o resultado não foi o mesmo.

      Eliminar
  6. Olá Anabela,
    Fiz esta mousse há dois dias atrás mas já a comia outra vez... é mto boa. Não rende muito é um facto (cerca de 4 taças) mas o sabor é bem intenso a chocolate e bastante mais saudável em relação à receita tradicional. Só tenho uma situação para referir, é que quando envolvi as claras batidas ao preparado tive bastante dificuldade em misturar. Penso que o óleo de coco deve solidificar muito rápido à temperatura ambiente e depois torna-se difícil em ligar tudo mto bem. Tanto que depois tive q por a batedeira a uma velocidade baixa para conseguir um bom resultado. Mas ficou aprovada lá em casa que até o meu filho de 3 anos comeu sozinho uma taça.
    Obrigada pela partilha de receitas mais saudáveis.
    Andreia Neto

    ResponderEliminar
  7. Tive a ideia da fazer a minha mousse de chocolate substituindo a manteiga por oleo de coco e vim a internet verificar se havia alguma receita comprovada, e aqui está ela.
    Parabens; porém experimente não colocar açucar algum e verá que fica muito melhor, além de ser ainda mais saudavel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Até tentaria fazer sem açúcar mas os meus gulosos não iriam apreciar muito. Eu reduzo sempre a quantidade que vejo nas receitas e às vezes eles dizem que podia ficar um bocadinho mais doce. Se tiro tudo, já sei que vão reclamar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  8. Fiz e gostei muito, mas ficou um pouco dura o que posso acrescentar para que fique mais cremosa?
    Pensei em leite vegetal.

    ResponderEliminar