Melhor altura para substituir vícios

By Anabela (Aproveitar a Vida) - setembro 10, 2014
Créditos
Vícios há muitos e eu, como qualquer pessoa, tenho os meus. Um deles era beber sempre café com leite pela manhã. Sabia que não era um hábito saudável, principalmente por juntar um calmante com um excitante. Além disso, os nutrientes do leite como o ferro, a vitamina C e o cálcio perdem propriedades quando o café é adicionado. Pior que isto, a cafeína dificulta a absorção dos três. Motivos mais do que suficientes para tentar alterar este hábito. 

Já o tinha feito, confesso, mas sem grandes resultados. A dor de cabeça da falta da droga matinal fazia-me desistir e passados poucos dias voltava ao mesmo. Nestas últimas férias, fiz nova tentativa. Tinha aqui dois pontos diferentes que penso terem sido a razão do sucesso da mesma. O primeiro era o ambiente em que estava e o segundo o meu estado de espírito. O facto de tentar modificar este hábito durante as férias, em que estive fora de casa quinze dias e num estado muito mais tranquilo e sereno, sem grandes preocupações, ajudou imenso a não ter recaídas (e a não ter dor de cabeça pela falta da cafeína). E o novo hábito acabou por se enraizar, felizmente.

Hoje posso dizer que deixei o péssimo hábito de beber a mistura explosiva ao pequeno-almoço. Já passaram praticamente três meses. Não são três dias, nem três semanas, são três meses.  E já tive várias provas de fogo. Um acordar difícil porque me deitei tarde, um pequeno-almoço ou lanche nos pais, que envolve quase sempre pão alentejano (e onde adoro acompanhar com uma chávena de café com leite) ou simplesmente porque me lembro do sabor e tenho saudades. 

Por isso, fica a dica. A melhor altura para tentarem alterar um vício/hábito é quando estão mais tranquilos, de preferência em modo férias e fora do ambiente onde ele tem mais probabilidades de acontecer. Se já deixei de beber café definitivamente? Não, ainda bebo a seguir ao almoço. Mas ter deixado de o fazer de manhã já foi uma grande, grande vitória, acreditem.

O que passei a beber? Chá verde. Mas não um qualquer. E isso será tema para a rubrica das opções mais saudáveis.

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
  • Share:

You Might Also Like

1 comentarios

  1. Fiz exatamente o mesmo esforço que tu e desisti do leite com café. Quando me apercebi que ficava com dor de cabeça por não ter tomado, senti-me cafeíno-dependente e arrumei de vez com isso. Quando tenho muitas saudades, tomo leite com cevada e também me satisfaz :)

    ResponderEliminar