4 de agosto de 2014

Queques maravilhosos, sem açúcar

Queques_sem_açúcar_com_óleo_de_coco_e_levedura_de_cerveja
Quando vou de férias, tento sempre deixar o frigorífico o mais vazio possível. O que ficou lá dentro foram apenas alimentos que aguentavam o tempo que estaríamos fora. Os ovos já fiquei com dúvidas mas tive esperança que sobrevivessem. Quando voltámos, já estavam mesmo a precisar de ser consumidos por isso optei por fazer um bolo. Quis tentar fazer mais uma receita sem açúcar, para depois poder ir alternando. O que saiu foram estes queques maravilhosos, de frutos vermelhos e com uns pozinhos que os tornaram ainda mais saudáveis.

Queques de frutos vermelhos (sem açúcar e com óleo de coco)

- 6 ovos
- 20 tâmaras descaroçadas
- 2 colheres de sopa (bem cheias) de óleo de coco
- 1 chávena de café, de água morna
- 2 colheres de sopa de mel
- 3 colheres de sopa de farinha de centeio
- 5 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 colher de sobremesa de canela
- 1 colher de sopa (mal cheia) de levedura de cerveja
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó
- 2 mãos cheias de frutos vermelhos congelados (usei framboesas, amoras, groselhas e morangos)

Comece por fazer a pasta para adoçar, triturando as tâmaras com a água morna e o óleo de coco. Vai ficar qualquer como isto. Junte esta pasta a 6 ovos e bata tudo muito bem com a batedeira, até ficar com um aspecto cremoso e mais esbranquiçado. Junte depois as farinhas, a canela, a levedura e misture muito bem com uma vara de arames. Envolva as frutas com farinha e deite na massa, sem mexer demasiado. Deite o preparado em formas de queques e leve ao forno, a 220ºC, até estarem cozidos. 

Bom apetite!

Para outro bolo sem açúcar, clique aqui.

Saiba mais sobre o meu dia-a-dia
FACEBOOK | PINTEREST | INSTAGRAM

4 comentários:

  1. Ohh ficaram tão bonitos! Muito mimosos!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram muito bonitos! Gostei bastante da ideia de usares tâmaras como "adoçante". Hei-de experimentar! :)

    ResponderEliminar
  3. Boa noite Anabela, poderia-me esclarecer sff, quanto ao óleo de coco. Quanto o utiliza na culinária é em estado líquido ou no seu estado que está no frasco? e se for em estado líquido como faz para o derreter? Obrigado ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina.

      Tento sempre usar em estado líquido para que não fiquem bocados (grumos) na mistura (bolos, por exemplo). Para ficar líquido basta tirar com uma colher para uma tigela e aquecer uns segundos no microondas ou melhor ainda no recipiente (panela, tacho, frigideira...) onde vai cozinhar. Quando faço um bolo e tenho de ligar o forno antes, o que faço é colocar o óleo numa tigela e deixar um minuto ou dois no forno. Derrete muito rápido porque o óleo de coco fica líquido aos 24ºC. Espero ter ajudado.

      Bjs

      Eliminar