Organização e minimalismo no roupeiro

junho 09, 2014 Anabela (Aproveitar a Vida) 2 Comentários

Fonte
Bom, para começar devo dizer que nunca pensei escrever um post sobre este tema. E digo isto porque tenho consciência que moda e eu nunca combinámos. Aliás, tenho tentado aprender a vestir-me melhor.

Mas lembrei-me de o fazer porque farto-me de ler posts onde as autoras dizem que vão tirar ou guardar roupa de uma determinada estação quando ela começa ou acaba. Por aqui isso nunca acontece nem nunca aconteceu e já tive espaços pequenos e espaços grandes para a guardar. Sempre tive toda a minha roupa disponível, como tenho neste momento. É certo que há truques de poupança de espaço e eu uso alguns deles mas não há nada melhor do que optarmos pela qualidade em vez da quantidade e de comprarmos uma peça apenas se ela combinar com várias que já temos.

Percebi com o tempo que ter peças básicas e com cores neutras era essencial. E isso permitia uma enorme variação nas combinações. Com toques de cor dados pelos lenços, pelos acessórios e com certas peças de vestuário, e fica-se logo com um ar simples mas ao mesmo tempo cuidado. Optar por ter sapatos, botas e malas em menos quantidade mas em tons que combinam com tudo o que é cor (tom camel é o escolhido por aqui).
A par disto, também é importante fazer um exercício mental de pensar que se não visto, é porque não foi uma boa compra e não vale a pena estar ali a ocupar espaço de outras peças que poderei usar com mais frequência. E a verdade é que esta técnica ajuda a ocupar o roupeiro apenas com o que se veste. Não há cá aquela de "poderei precisar" ou "é para me motivar a perder peso...". Já todos sabemos que isso só ajuda a acumular tralha.
Fonte
Quanto à organização o que ponho em prática por aqui é a forma como dobro as camisolas e a outra é o bom aproveitamento do roupeiro. Todas estas dicas fazem com que, no final, não precise andar a guardar roupa em caixas e ter o trabalho de trocar tudo a cada mudança de estação. Vale a pena tentarem.

Poderá também gostar destes artigos

2 comentários:

  1. Olá Anabela,
    Não poderia estar mais de acordo contigo. Começo a achar que somos muito parecidas!
    A diferença está em quando dizes que a moda e tu nunca combinaram. Eu gosto de comprar, roupa, principalmente sapatos e malas, mas não o faço compulsivamente e pondero sempre se é ou não uma boa aquisição. Mas tal como tu, não tenho o roupeiro atulhado, mantenho a roupa de verão e a de inverno durante todo o ano no roupeiro. Curiosamente, também arrumo as camisolas dos meus filhos dessa forma.
    Bjs e boa semana.
    MJ

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho muita roupa e pouco espaço para a guardar, mas tb uso estas técnicas para arrumar, e tenho sempre peças de todas as estações à mão...

    ResponderEliminar