19 de maio de 2014

World Baking Day 2014 - Bolo de maçã com farinha de aveia e sem açúcar

Bolo_de_maçã_com_farinha_de_aveia_e_sem_açúcar
Estava a ver que ainda não era hoje que conseguia fazer o post do World Baking Day. Quando não deixo tudo agendado, fica uma complicação. Mas neste caso nem dava porque o bolo foi mesmo feito ontem e só da parte da tarde.

Mas vamos ao que interessa. Já tinha testado esta receita duas vezes mas foi ontem que tentei aquela que me pareceu que fosse ficar bem. Não me enganei. Já tinha planeado partilhá-la aqui e o Dia Mundial do Bolo veio mesmo a calhar.

A ideia de fazer um bolo sem açúcar surgiu da tentativa que andamos a fazer de comer menos o dito cujo e eliminar de vez o branco. Depois de várias pesquisas e de perceber a potencialidade das tâmaras e da banana, fica então a receita que foi bem recebida cá em casa.
 Bolo_de_maçã_com_farinha_de_aveia_e_sem_açúcar
Bolo de maçã com farinha de aveia e sem açúcar

- 4 ovos
- 20 tâmaras
- 1 banana madura (tem de estar bem madura porque o doce fica mais concentrado)
- 100g de farinha de aveia (triturei flocos de aveia normal)
- 1 colher de sobremesa (bem cheia) de fermento em pó
- 1/2 chávena de azeite
- 1 colher de sopa de canela em pó
- 3 maçãs
- Framboesas para decorar (opcional)

Numa liquificadora, juntar as gemas com as tâmaras (não esquecer de tirar o caroço) e a banana. Triturar até ficar um creme homogéneo. Juntar o azeite e uma ou duas colheres de sopa de água se o creme estiver muito espesso. Voltar a triturar.
Deitar o preparado numa taça e juntar a farinha com o fermento e a canela. Mexer bem. Juntar depois, aos poucos, as claras batidas em castelo e envolver, sem mexer. Descascar e cortar duas maçãs em fatias e deitar na mistura. Voltar a envolver. Deitar numa forma, previamente untada ou forrada com papel vegetal e colocar por cima a outra maçã descascada e fatiada. Enfeitar com as framboesas. Levar ao forno a 180ºC até estar cozido.

É preciso atenção porque o bolo coze muito depressa. O meu cozeu demais e por isso ficou mais seco. Aconselho a irem verificando com o palito. Assim que sair seco, desligar logo o forno e retirar o bolo. 

Bom apetite!

Nota: este bolo não fica tão doce como os normais por isso o gostarem ou não vai estar relacionado com a dependência que têm do açúcar. De qualquer forma, penso que vale a tentativa só para saberem como é.

1 comentário: