Organização pessoal simples #2 - Telemóvel

maio 27, 2014 Anabela (Aproveitar a Vida) 4 Comentários

Continuando com a rubrica sobre a forma como me organizo, hoje falarei do telemóvel.
Antes de comprar este smartphone, tinha um telemóvel do mais simples que há. Muito barato e apenas com as funções básicas. Usava-o apenas para fazer e receber chamadas e mensagens. Quando decidi (e poupei para isso) comprar o smartphone, sabia que me ia dar muito jeito na minha organização pessoal. Não dou muita importância aos jogos e por isso é coisa que não uso.

Tenho consciência que nem todas as pessoas podem comprar um smartphone e que têm de ter outras formas de organização. O que aconselho é a usarem a agenda pessoal ou a agenda de casa para as mais diversas situações. Este post é sobre as aplicações que mais uso actualmente e que me ajudaram a ter um dia-a-dia mais simplificado.

Calendário
Simples e com sincronização com o do computador, apenas e só para ter backup de datas marcadas. Sempre que preciso marcar algo, utilizo a agenda primeiro e só depois no telemóvel (o computador actualiza depois). O método é sempre assim, mesmo que tenha o portátil ligado. Isto ajuda a simplificar o método e a interiorizá-lo.

Out of Milk
Para mim, uma excelente aplicação. Sei que ainda não a explorei ao máximo mas permite criar listas de compras à medida que falta algo. É no telemóvel que pego sempre que preciso de acrescentar algo. Posso ainda ir criando uma base de dados de preços, de vários locais e assim sei se estou a poupar ou não. Também me permite ter uma previsão do valor a gastar, quando faço uma lista. Tem ainda uma lista de tarefas (que não uso aqui) e lista de despensa (que também não uso porque visualizo tudo facilmente desde que a organizei).

Colour Note
Um bloco de notas simples mas com grande potencial. Tanto podem criar uma lista como um texto. Utilizo apenas para situações temporárias ou caso não tenha a agenda de papel perto de mim. Podem ser explicações a compensar, objectos que procuro para a casa ou qualquer coisa que surja e que não tenha local ou acção própria.

Evernote
No telemóvel utilizo o Evernote e no computador o Nixnote (versão para Linux). Fazem sincronização e isso permite que não tenha que andar a repetir o que escrevo em ambos os programas. Para aqui vem muita coisa e é uma forma de ter acesso aos projectos de forma detalhada e para onde quer que vá. Sejam de decoração, de costura, de leitura, de culinária, de escrita ou de viagens. Permite uma excelente organização e acesso a informação.

E-mail
Permite-me responder a emails rapidamente, principalmente aqueles de resposta curta. Isto permite que tenha a caixa de entrada vazia e com tudo em ordem. 

Acrobat Reader
Embora não seja uma ferramenta de organização, optei por falar nela porque me tem permitido ler mais. Nunca li tanto como agora e isso tem-me ajudado a melhorar muitos aspectos das minha vida. 

Estas são as principais aplicações que uso. As outras (poucas) são apenas para distrair, como o Instagram, o Pinterest ou o Foodnote (Evernote, versão culinária).

E por aí, que aplicações mais vos ajudam no dia-a-dia?

Parte 1 - Organização pessoal simples no computador

Poderá também gostar destes artigos

4 comentários:

  1. já tive o out of milk e outros mas o mais prático para mim é mesmo usar a aplicação de notas tenho uma que diz lista de compras e vou escrevendo conforme me lembro. Desculpa comentar pouco mas já sabes que leio e te sigo no face ;-) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá! Nunca tinha comentado mas sou presença assídua no teu blog, parabéns, é um dos meus preferidos. Se não te importares podes dizer qual foi o smartphone que optaste? Também estou a pensar comprar um, mas há tanta escolha no mercado que até fico confusa, uns mais caros outros mais baratos, enfim... uma imensidão :) Obrigada. Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia.

      Fico muito feliz (e comovida) por gostares do blog.

      Olha, até ver tenho gostado muito do smartphone que comprei. Eu e o Ricardo andámos a ver imenso para compararmos preços/qualidade. Não queria nada xpto, até porque sabia para que é que o ia utilizar (acima de tudo organização). O que tenho é um NIVO da Optimus (agora NOS).

      Bjs

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela resposta Anabela. Ainda não decidi :):)
      beijinho. Sofia

      Eliminar