Organização pessoal simples #1 - Computador

By Anabela (Aproveitar a Vida) - maio 20, 2014
Já há muito tempo que tenho este post a fervilhar na cabeça porque é das coisas que mais diferença tem feito no meu dia-a-dia. Eu perco-me na internet, uma das principais razões da minha pouca produtividade. Vejo isto que depois vai dar àquilo e quando dou por mim, passou uma hora e não fiz nada. Conseguem relacionar-se? Acredito que sim. 

No fim de tudo, ficava com um ambiente de trabalho completamente caótico porque queria fazer tudo e mais alguma coisa. Guardava ideias aqui e acolá. Abria um documento para escrever alguma coisa e depois já nem sabia onde guardá-lo. Eu sei lá, tantas e tantas porcarias espalhadas e sem local próprio. Não admira que, depois, o meu cérebro ficasse esgotado. 

Assim, inicio hoje o primeiro dos três posts onde prometi falar detalhadamente sobre cada uma das ferramentas de organização que uso no meu dia-a-dia e que falei aqui.

Passei a usar Linux
Pode parecer parvo mas a mudança foi muito importante para aumentar a minha produtividade. É tudo tão rápido, eficaz e o design muito mais bonito. Terei o maridão a falar sobre isso noutro post, para terem a noção da maravilha que é deixar a Microsoft. Aguardem.

Eliminei pastas com nome "Outros" ou "Vários"
Por experiência sei que, se tiver este tipo de pastas, cai lá para dentro tudo o que não tenha espaço próprio. Depois nunca encontro quando preciso. Agora o que faço é criar uma pasta na hora de guardar. Isto se não tiver mesmo nenhuma que seja adequada ao que estou a guardar.

Uso um programa que reúne várias contas de email
Para o Linux é o Thunderbird, que é como se fosse o Outlook da Microsoft. Coloca as contas separadas e os emails são recebidos separadamente também.  Podia receber emails de várias contas numa só mas acho isso confuso. Assim é cada macaco no seu galho.

Crio pastas gerais e depois subpastas mais específicas
Antes eram pastas gerais e ia tudo para o mesmo saco. Depois era ver-me desesperar à procura de algo, mesmo com a pesquisa do computador. 

Categorizo fotos por data e acontecimentos
Fotografias, aquilo que mais desorganização gera. Se não tivermos um método, num instantinho temos tudo numa desordem. Normalmente faço pastas principais pela idade do Tiago e depois especifico por acontecimentos ou actividades com as respectivas datas. Uma tarefa imprescindível é eliminar logo fotos que não ficaram boas. Alivia muito mais o trabalho de arrumar.

Criei a pasta "TAREFAS" no ambiente de trabalho
Consigo focar-me mais, organizar melhor as ideias e quando o trabalho está feito, é só apagar. Quase como riscar um item da lista de tarefas em papel. Dá o mesmo sentimento de dever cumprido.

Uso o Nixnote para projectos grandes
Versão Evernote para o Linux. Ajuda-me a organizar melhor tudo o que sejam projectos mais demorados, que exijam um maior planeamento. Vou escrevendo, vou planeando aos poucos e com tudo o que preciso num só sítio. Deixei de o fazer em documentos do word, que perdia constantemente. Uma coisa boa do Nixnote é que sincroniza com o Evernote, que uso no telemóvel. Por isso, tanto faz escrever num lado como no outro, que no fim acaba tudo por ser actualizado. Aqui incluo escapadelas, projectos decorativos para a casa (coloco ideias iniciais na agenda de papel), tutoriais e receitas que quero experimentar (que depois basta ver no tlm), livros que quero ler, etc.

Uso o Pinterest
É uma verdadeira maravilha para guardar imagens dos mais variados temas. É aquilo que consome mais tempo útil. Assim, tenho tentado dedicar apenas determinados períodos de tempo específicos onde me posso perder a ver coisas giras e depois vou guardando conforme ache que vale a pena. De tempos em tempos, tento rever o que guardei e se já não gostar, elimino.

E penso que é tudo. De qualquer forma se tiverem uma área que esteja caótica e que eu não tenha falado aqui, é só dizerem nos comentários.

E por aí, como se organizam? Contem-me tudo.
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2 comentarios

  1. Eu sei que venho cá sempre e pouco digo, mas o teu post é precisamente aquilo que procuro. Oganização, a minha é desorganização. Perco tempo, tenho como tu dizes no inicio, um caos. Guardo tudo, depois não sei onde meti.
    Vou ficar à espera :)
    Beijinho Anabela :)

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  2. O Thunderbird é multi-plataforma, e não apenas para Linux, ou seja funciona em Mac, Windows, e Linux.

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