Do almoço e dos programas de culinária

maio 16, 2014 Anabela (Aproveitar a Vida) 4 Comentários

Gosto mesmo muito de inventar na cozinha. O maridão não percebe porque é que não consigo ter uma receita certa e de a seguir. Eu respondo que pôr a criatividade em acção deixa-me tranquila e bem disposta. Gosto da surpresa de saber como vai ficar o sabor final daquilo que estive a inventar. Gosto de misturar sabores e de ir juntando ingredientes que me parecem ficar bem uns com os outros. E de aproveitar restinhos disto e daquilo que vou tendo no frigorífico. Deve ser por isso que gosto tanto deste programa. Identifico-me imenso com o autor e com a sua forma de cozinhar. 

Deve ser por isso que quando procuro receitas para uma determinada refeição, acabo apenas por encontrar inspiração para as invenções. Desta vez, a inspiração veio daqui e as cenouras é que fizeram o clique. O resultado foi o que vêem na imagem acima. E ficou de se comer e chorar por mais. A receita? É já de seguida (sim, porque desta vez fui fazendo e apontando)

Ingredientes (serve 1 pessoa):

- 1/4 de cebola
- 3 dentes de alho
- 2 ou 3 cogumelos frescos
- 1 cenoura pequena
- 4 ramos de bróculos
- 1/4 de pimento vermelho
- 1/2 lata de milho
- 1 mão cheia de ervilhas
- 1 chávena de café de arroz
- 3 colheres de sopa de polpa de tomate
- 1 raminho de salsa
- 1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
- 2 a 3 colheres de sopa de azeite
- água
- sal e pimenta q.b.

Coloquem um tacho pequeno ao lume. Deitem o azeite. Quando estiver quente, deitar a cebola e os alhos. Deixar alourar. Juntar depois todos os outros legumes e temperar com sal e pimenta. Deixar saltear para que os sabores apurem e se misturem. Cerca de 10 minutos. Juntar a polpa de tomate e o vinagre balsâmico. Deixar ferver mais 1 minuto. Deitar o arroz e metade da salsa e envolver bem com os ingredientes. Juntar água até tapar o preparado. Deixar ferver até o arroz estar bem cozido. Juntar mais água se acharem necessário (tive de o fazer porque a água foi secando e eu queria caldo) e deixar que ferva mais 1 minuto.
Retirar do lume e servir polvilhado com salsa fresca.

Bom apetite!

Poderá também gostar destes artigos

4 comentários:

  1. Vou levar esta receitinha, parece deliciosa e tem um excelente aspecto;)
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava mesmo boa. E eu nem sou muito de sopas assim, com tudo inteiro. Gosto mais de cremes. Mas esta saiu assim e saiu muito bem :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Olá Anabela,
    Realmente tinha um aspecto apetitoso.
    Achei muito engraçado que quando disseste que havia um programa que te inspirava e o caracterizaste pensei logo no do Nigel, adoro! Dá muitas boas ideias.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Fico sempre com fome cada vez que vejo o programa.

      Uma maravilha, o programa e a sopa :)

      Bjs

      Eliminar