8 de maio de 2014

Batidos com óleo de coco

 
Este foi um batido que fiz para o meu lanche e do Tiago, num dia destes. Seria um batido normalíssimo se não tivesse dois ingredientes que, há uns anos atrás, nunca me lembraria de colocar. Um deles é leite de amêndoa (que já vos contei como faço) e o outro é óleo de coco.

Para mim o óleo de coco sempre foi mais para usar na pele, para lhe dar uma boa hidratação e um cheirinho maravilhoso, de forma mais natural. É estúpido dizer isto mas nunca associei este óleo para cozinhar e/ou consumir. A verdade é que ele tem benefícios maravilhosos para o nosso corpo. 

Embora seja muito controverso por ser rico em gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol, o argumento de seus defensores é que elas são, na sua maioria, triglicerídeos de cadeia média (TCM), e não de cadeia longa, como normalmente encontramos nos alimentos. E a vantagem dessa informação é que eles são melhor absorvidos pelo corpo, principalmente no fígado, sendo logo convertidos em energia e não acumulados em forma de gordura no corpo.
Quanto aos benefícios, estes são os principais:

- Antioxidante
- Melhora o Sistema Imunológico
- Regula a Função Intestinal
- Melhora o Funcionamento da Tireóide


Com base nestas e noutras informações que podem ter acesso com uma simples pesquisa na internet, o óleo de coco virgem (tem de dizer assim no frasco para se poder consumir) é um óleo que deve fazer parte da nossa dieta, embora de forma moderada. 

E por aí, alguém já consome este óleo de forma regular? Em que receitas o utilizam? Preciso de sugestões porque por enquanto apenas uso em batidos.

2 comentários:

  1. Que delicia e nunca experimentei batido com oleo de coco, ah mas agora vou experimentar!

    ResponderEliminar
  2. Tenho usado o óleo para fazer diariamente "Oil pulling"... Nunca me ocorreu utilizá-lo num batido! Boa ideia!

    ResponderEliminar