Facilitar a implementação de hábitos (E-book grátis)

By Anabela (Aproveitar a Vida) - abril 10, 2014


Ultimamente tenho lido bastante sobre formas de facilitar a implementação de hábitos. Apesar de lermos imensas dicas para melhorar o nosso dia e a nossa produtividade, a real percentagem de pessoas que as conseguem introduzir na sua rotina, de forma consistente, é mínima. Porque na maioria das vezes são hábitos e os hábitos são difíceis de adquirir, é um facto.

No meio de várias pesquisas que fazia, encontrei um autor que me despertou a atenção. Os seus textos não eram mais do mesmo (encontrava textos iguais vezes sem conta), tinham uma linguagem simples, explicavam o porquê de várias situações e relatavam a experiência do próprio autor sobre como melhorou os seus hábitos e, consequentemente, a sua produtividade. 
O seu nome é James Clear. Poderão visitar o site para saberem mais sobre ele e ao se inscreverem na newsletter receberão um guia sobre como transformar os vossos hábitos (E-book grátis). Eu adorei ler e acho que vale bem a pena.

Sei que, por o livro estar em inglês, não é acessível a todos por isso tentarei falar um bocadinho de cada uma das dicas que ele fala mas com base na minha tentativa de implementação. Não é correto estar a fazer tradução literal mas poderei ir relatando como é que vou aplicando as dicas e se estão a funcionar comigo ou não.

Para já, esta foi a que me marcou mais, talvez porque é aquela que mais influência tem na alteração dos hábitos. A de tornar o começo tão fácil que é impossível falhar. E a foto no topo deste post mostra isso mesmo. Quando quis começar a introduzir o hábito de beber água com sumo de limão, em jejum, eram mais as vezes que não bebia do que as que bebia. Tirar um copo, depois ir buscar o limão e cortar, depois ir buscar o fervedor para aquecer água. Enfim, com tanta coisa, num dia de mais correria era certo e sabido que nunca bebia a água. Agora o que faço é ter logo o copo e o limão organizados de véspera, junto ao pequeno-almoço, que já fazia habitualmente. O fervedor fica já no fogão e a água está próxima. Com esta pequena organização passei a conseguir introduzir este hábito saudável de forma contínua e sem grandes falhas (sim, continuo a falhar ocasionalmente, afinal sou humana!).

Uma excelente dica, sem dúvida.

Tenham um excelente dia.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentarios