Engordar de forma saudável (crianças e adultos) e uma receita

abril 21, 2014 Anabela (Aproveitar a Vida) 1 Comentários

alimentos_para_engordar_de_forma_saudável
Fala-se muito em dietas nesta altura do ano, para se estar o melhor possível na altura de vestir roupa mais fresca. Mas o post de hoje é mais dedicado às pessoas que têm dificuldade em engordar. É que eu, à falta de um, tenho dois cá em casa. 

O maridão tem uma genética maravilhosa neste ponto, come de tudo e não engorda. O filhote achou que devia ir buscar essa parte e só gosta de crescer para cima, nada para os lados. Sendo que é mesmo muito mexido, aquilo que come é sempre bem gasto, nada de armazenar gordurinha da boa. Assim, larguei em busca dos melhores alimentos que se devem escolher para engordar de forma saudável. Deixo a lista que fiz para me orientar. Já optava por algumas delas mas outras introduzi recentemente. E já começo a notar diferença. Não o cheguei a pesar ainda mas dá para ver que está mais composto.

Opções alimentares para engordar de forma saudável

Frutas: banana, pêssego, uvas, abacate e coco (leite de coco é uma opção)

Frutos secos: vario entre ameixa, alperce, nozes e avelãs

Legumes: abóbora, batata doce, beringela, brócolos e chuchu (todos cozidos). Tento alternar entre cozido e assado para variar as refeições.  São também muito usados na sopa.

Lacticínios: apesar de ter diminuido a quantidade de leite de vaca ao Tiago, opto sempre pelo leite gordo e é com este que também faço os iogurtes. Vou variando entre normais ou tipo grego. O queijo flamengo Limiano continua a ser a preferência cá de casa, embora a melhor opção seja o queijo fresco ou requeijão. Tenho comprado mais vezes este último.

Leguminosas: durante um tempo usava apenas as ervilhas nas nossas refeições mas percebi que são importantes fontes de proteína, hidratos de carbono e fibra. Por isso, voltei a dar mais importância a esse assunto. O feijão, o grão-de-bico, as lentilhas e as ervilhas são as opções mais escolhidas. Em sopa ou como acompanhamento.

Manteiga de amendoim: passei a fazer em casa e é uma verdadeira delícia. Em breve, post com vídeo para perceberem melhor o processo.

Ovos: apesar de o Tiago não os apreciar muito, tento incluí-los de alguma forma. Cozidos é a melhor maneira de ele os comer.

Sementes: as que engordam mais são as sésamo, girassol ou abóbora que utilizo no pão ou nas barrinhas de cereais.

Quinoa: já experimentei algumas vezes mas acho que preciso comprar outra versão de quinoa (comprei da vermelha) porque a que tenho não absorve tão bem os temperos de ervas e especiarias que tento colocar. Ou isso ou não a confecciono corretamente. Quero tentar novas receitas porque é um bom substituto do arroz, muito mais nutritivo.

Cereais: opto sempre pelos integrais, que são mais saudáveis e a aveia é a mais usada cá em casa.

Para terminar quero só dizer que é óbvio que o Tiago não come tudo o que lhe ponho à frente do prato. Tem preferências, como qualquer criança. O que tento é dar-lhe sempre a experimentar algo novo (treina o paladar) ou então disfarçar o que sei que será mais difícil ingerir, em sobremesas, batidos, sumos, etc...

Fica então a receita de uma espécie de mousse de fruta que lhe faço, onde incluo duas coisas que passei a comprar com mais frequência, abacate e leite de coco (biológico, que nada tem a ver com o normal!).

Mousse de manga e banana (com abacate e leite de coco)

- 1/2 manga
- 1 banana
- 1/4 de abacate
- 1/2 chávena de leite de coco
- 1/4 de chávena de passas (podem substituir por ameixas ou alperce secos)
- 1 colher de sopa de sementes de chia

Triturar tudo no liquificador e consumir de imediato.

Poderá também gostar destes artigos

1 comentário:

  1. Adorei o post :D
    Como sabes a minha pequena é uma pisca para comer... Neste momento não há nenhuma fruta que consiga comer sem haver "luta"* à mesa. Antes adorava papaia e manga, agora puxa para vomitar. Banana nunca gostou, odeia mesmo e atualmente tem rejeitado severamente a pêra :( Tem sido complicado mesmo...
    Li o teu post do pequeno almoço do Tiago e estou com vontade de lhe dar a experimentar batido de fruta com leite! :)
    Ainda não lhe dou leite de vaca ( a não ser de vez em quando na papa não láctea que ultimamante também não a quer comer e gostava tanto), mas vou fazer com o da farmácia a ver se ela gosta ;)
    Iogurte líquido com polpa de fruta bebe se for esporádico. Se lhe der diariamente ou dia sim, dia não, já não quer.
    Sabes que nunca me ocorreu introduzir abacate na fruta batida? É um super alimento que ainda não lhe dei a provar e junto com o resto acho que vai notar-se pouco o sabor.
    Está a criar aversão à fruta crua e não percebo porquê! Tenho dado sumos de fruta natural. Uns dia bebe e gosta, noutros rejeita. Tem sido complicado emcontrar a fórmula certa.
    O que lhe vale é mesmo a sopa que é bem completa e normalmente tem proteína vegetal ou animal e que adora :) É a única coisa que come com prazer e que gosta além do leitinho no biberão! :P

    Beijinhos

    * quem diz luta, diz brincadeiras e distração para a convencer a comer umas dentadas ou colheradas de fruta!

    ResponderEliminar