22 de abril de 2014

Dicas simples para um cabelo saudável

O meu cabelo pode ter muitos defeitos. Não é liso nem encaracolado, é muito seco e volumoso, por isso não lhe podemos fazer tudo o que queremos que o bicho assanha-se. Há dias que tem vida própria. Mas de uma coisa não me posso queixar dele, nunca me deu pontas espigadas, nem mesmo quando há uns anos trás me lembrei de quase o assassinar. 

Resta saber se o facto de nunca ter tido pontas espigadas tem a ver com a genética ou com estes pequenos cuidados que fui tendo ao longo dos anos. Ficam as dicas que poderão ajudar alguém.

- Nunca lavo o cabelo todos os dias, normalmente 2 vezes por semana ou se achar que o cabelo precisa;

- Quando usava amaciador comercial, apenas colocava nas pontas e retirava-o muito bem. Agora que uso um natural é que coloco no cabelo todo e não retiro. Evito sempre é o couro cabeludo.

- Passo sempre as pontas dos cabelos por água fria. Basta colocar-me de lado e assim a água nunca vai para o meu corpo.

- Apesar de só recentemente ter passado a usar o pente garfo para pentear o cabelo, sempre usei escovas com as cerdas afastadas o que também ajudava a evitar que o cabelo se partisse com frequência.

E é isto, nada mais além disto.

E vocês, que técnicas usam para manter o cabelo bonito?

2 comentários:

  1. Realmente somos todos iguais, todos diferentes...eu pelo contrário tenho o cabelo fininho, pouco volume e super hiper mega oleoso. É horrível. E mesmo que eu não quisesse era impossível não o lavar todos os dias. No máximo dos máximos dia sim dia não, porque não posso estar no meu emprego nesse estado (serviço ao público na área da Cultura).
    Aliás...mesmo que não estivesse a trabalhar seria meio vergonhoso. É que fica mesmo com ar de que eu não me lavo. Não pode ser. Eu pelo menos 1 vez por semana uso sabonete de enxofre que ajuda um bocado. Também tento usar água fria. Quando tenho tempo (raras vezes) e paciência uso argila verde que é óptima (mas dá um bocadito de trabalho). E é isto :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O teu cabelo está fantástico, Anabela :)
    O meu tem tendência a espigar mesmo e não há nada a fazer senão cortar as pontinhas... mesmo que seja apenas 2 a 3 vezes por ano.
    Há uns anos também conseguia lavar o cabelo 2 vezes por semana, agora tem estado mais oleoso e com as lavagens mais frequentes tem mais tendência a quebrar :(
    Por norma não uso amaciador. De longe a longe lá ponho uma máscara, mas fiquei com curiosidade de saber como fazes o teu condicionador natural! Não queres partilhar?! :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar