Receita de pão caseiro integral [e tão bom!]

By Anabela (Aproveitar a Vida) - março 02, 2014

Receita_de_pão_caseiro_integral
Na sexta-feira descobri um programa maravilhoso sobre fazer pão. Fiquei de olhos arregalados e tinha cá um feeling que o padeiro de serviço, Paul Hollywood, ia começar por explicar como se faz um pão básico. Não me enganei.

Fiquei espantada por perceber que os erros que ia cometendo ao longo do tempo nada tinham a ver com o fermento usado, com o forno ou com a água. O problema era mesmo o tempo que demorava a amassar. Era pouco, muito pouco. Torna-se mais fácil entender onde erramos quando sabemos a razão de certas fases na confecção. Usei então as medidas que ele disse, adaptando ao que tinha em casa. Embora tivesse dito algumas asneiras pelo caminho, nomeadamente quando tentei usar azeite na bancada em vez de farinha, no momento de amassar (pegava na mesma porque acho que a massa precisava de mais farinha), no final o resultado até foi bastante bom. Um pão com crosta, fofinho (e cozido!!!) por dentro, sem saber muito a fermento. Uma maravilha, o que para mim é excelente. 
Receita_de_pão_caseiro_integral
A manteiga não é caseira porque não tinha natas. Juntei apenas um pouco de olho em pó e cebolinho picado a um bocadinho de manteiga comercial.
Deixo-vos a receita original, embora eu tenha usado mais farinha porque por mais que amassasse, não havia maneira de a massa descolar das minhas mãos.

Pão integral (receita adaptada do programa "Os segredos do pão")

- 300g de farinha de trigo T65 (usei da 55 porque não tinha desta)
- 200g de farinha de trigo integral
- 320ml de água fria
- 7g de levedura seca (usei 15g de fermento fresco)
- 10g de sal
- 2 colheres de sopa de azeite (no programa ele não diz a quantidade)

Coloquem a farinha numa taça, juntem dum lado o sal e do outro o fermento (nesta fase não se podem tocar). Juntem o azeite e parte da água. Comecem por mexer com os dedos e depois com as mãos. Vão adicionando o resto da água e amassando mais um pouco ainda dentro da taça. Depois coloquem a mesma em cima de uma bancada com azeite ou farinha e vão amassando durante, pelo menos, 10 minutos. Findo este tempo, deitem um pouco de azeite na mesma taça que usaram e coloquem lá a massa. Tapem com película e deixem levedar por duas horas.
Quando terminar esse tempo, tornem a amassar um pouco para retirar parte do ar que está na massa. Enrolem a massa em formato de pão comprido (como na foto) e coloquem num tabuleiro de ir ao forno. Tapem com película ou coloquem no forno desligado. Deixem levedar novamente por mais duas horas, a temperatura ambiente. Depois vai ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 25 minutos. Para formar crosta, coloquei um tabuleiro com água na base do forno. Ao fim deste tempo, retirei e deixei arrefecer em cima de uma grelha.

Notas importantes (ou o que aprendi):

- usar água fria é melhor porque permite que a levedura se desenvolva lentamente dando mais sabor ao pão.

- Usar azeite na bancada em vez de farinha permite que a massa tenha a quantidade da receita e não em excesso, o que a torna mais densa. Foi nesta fase que disse umas quantas asneiras porque aqui deste lado a massa também absorve o azeite e volta a colar na bancada e nas mãos e sei lá mais o quê. Acabei por usar farinha na mesma. O pão ficou bom.

- O tempo que amassamos é tão importante. É isso que desenvolve o glúten que torna a massa elástica e forte. Permite assim a formação de bolhas de ar e o pão fica mais fofinho. Comprovei isso mesmo.

Espero ter ajudado quem, como eu, tem dificuldade em fazer pão caseiro.
Próxima tentativa, fazer bolinhas de pão.

  • Share:

You Might Also Like

6 comentarios

  1. Ai que delicia, que agora eu e' que fiquei com agua na boca :) Beijinho x

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!!!
    E essa manteiguinha! hummm hummm

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz pão ,mas esse parece estar uma delicia .
    Hei de experimentar essa receita .
    bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
  4. Que belo pão! Tenho todos os ingredientes em casa, acho que vou experimentar a tua sugestão, quando se acabar o pão que comprei ontem.

    ResponderEliminar
  5. Adoro fazer pão em casa e o cheiro que fica em toda a casa é mágico!
    O pão está mesmo com um aspecto delicioso.
    Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. só houve uma vez que experimentei fazer uns pães de chouriço e a massa ficou boa, embora lhe faltasse sal. Há muito que ando com a ideia de fazer um pão caseiro mas ainda não cheguei lá. acho que este é para experimentar um dia destes.

    ResponderEliminar