As dificuldades no pequeno-almoço antes de ir para a escola

fevereiro 10, 2014 Anabela (Aproveitar a Vida) 25 Comentários

Ao fim-de-semana é tudo nas calmas e, por isso, posso fazer pratos como o da foto, mais nutritivos e variados, e que são comidos com tempo. O problema é mesmo durante a semana. Bebe o leite e já não entra praticamente mais nada. E levanto-o com quase uma hora de antecedência, para não ir para a escola à pressa. 

Mesmo assim é complicado. Não gosta de papas e, confesso, também não gosto muito de lhas dar (ainda bem que ele não gosta!). Se lhe ponho cereais, come um bocadinho e depois diz que quer o leite só. E tem sido assim. Muitas vezes vai apenas com o leite no estômago. No resto do dia come lindamente, é apenas ao pequeno-almoço que tem sido mais complicado.

Por aí também é assim ou os vossos rebentos comem bem? Como fazem? 

Preciso de dicas para ver se dou a volta a esta situação. Obrigada desde já.

Poderá também gostar destes artigos

25 comentários:

  1. Os meus filhos já são crescidos, mas sempre foi assim e continua a ser assim, bebem só o copo de leite com chocolate ou café agora que são maiores, tentei torradas mas também nunca funcionou.
    Já agora adoro vir ao seu blog e ler as suas coisas e gostava de ter a sua força de vontade e jeito
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo testemunho. Ando a tentar os batidos. Bebe menos leite logo de manhã, ainda na cama e depois no sofá, meia hora depois bebe batido com fruta, bolachas e água. Sem leite porque a meio da manhã, na escola, bebe um pacote de leite com chocolate(!).

      Quanto à força de vontade, o segredo é pensar em grande mas começar com pequenos passos, mesmo pequenos Ilda. Comigo tem resultado muito.

      Beijocas

      Eliminar
  2. olá Anabela, eu tenho 3 filhotes, 1 é bebé por isso ainda não tenho esse problema com ele, mas as outras 2 é a mesma coisa, bebem apenas o leite... tenho sorte que no pré-escolar onde andam comem fruta as 10h, assim não ficam sem comer até ao 12h. Ao fim-de-semana também comem melhor. Um beijinho gosto muito do seu blog. Tânia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia.

      Na escola do meu é leite com chocolate (das poucas coisas na escola que não gosto) por isso isto dos batidos de fruta e água em casa, antes de sair, tem sido óptimo.

      Bjs

      Eliminar
    2. Anabela não sei se o seu filho anda na escola pública, numa IPSS ou num colégio privado, mas na escola pública há a opção de leite simples empacotado há mais de 3 anos, penso que não será difícil pedir essa opção na escola do seu filho.

      Eliminar
  3. Bom Dia,

    Nem mais, com a minha filha de 12 anos é um drama para comer de manha, não quer, não tem fome etc, etc, é um castigo todos os dias. Leva lanche para meio da manha mas não sei se come quero quer que sim.
    Já não sei o que fazer já tentei tudo. Desculpe não poder ajudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz mal. Vou percebendo que não estou sozinha nesta luta. Nada mesmo.

      Os batidos matinais são óptimos porque podemos meter coisas lá dentro que os alimentam mais (pera abacate, bolacha maria, etc...) que nem dão conta. E vão com um super pequeno-almoço.

      Bjs

      Eliminar
  4. Olá Anabela, já visito o seu blog há imenso tempo e adoro o que escreve. Tem uma casa linda e um filhote com o mesmo nome do meu mais velho :)
    Em relação aos peq. almoços, aqui por casa é a mesma coisa, é muito difícil dar mais que um copo de leite aos miúdos antes de ir prá escola, como eles por volta das 10h30 lancham outra vez, não me preocupo muito e é ai que tento enviar pão ou fruta, além do leite da escola que eles bebem dai ao 12h30 quando almoçam já ficam mais saciados :)

    jokas mae_qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá mãe_qb

      Na escola do Tiago só bebem leite a meio da manhã, por isso andei aqui ás voltas para ver se ele comia mais qq coisa antes de sair de casa. Caso contrário, ficava apenas com imenso leite de vaca (que ando a tentar diminuir) a manhã toda, que não engorda muito. E ele tem crescido imenso o que o torna ainda mais magrinho. Estava-se já a notar. Agora está bem melhor. Os batidos matinais têm ajudado imenso.

      Bjs

      Eliminar
  5. A minha filha com 11 anos também só bebe leite de manhã. Sempre foi assim e não consigo fazer com que ela coma mais nada. O pai é exatamente igual. O que eu faço é mandar-lhe um lanchinho para o meio da manhã para ela não ficar sem mais nada até à hora do almoço. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o Tiago não posso fazer isso, primeiro porque eles lá bebem só leite e depois porque comem cedo, às 12h. Se come muito a meio da manhã, depois não almoça. Daí a insistência para comer mais qq coisa antes de sair de casa.

      Bjs

      Eliminar
  6. A minha filha às vezes também é assim (na maior parte dos dias). Acho que é um pouco "hereditário" ela não ter fome logo de manhã, pois o meu marido é igual. Tenho tanto apreço por tomar um pequeno-almoço rico e em família, uma vez que dou importância a esta refeição, mas muito raramente é assim. O que tenho feito ultimamente são batidos de fruta para ela beber. Alguns com leite, outros com iogurte natural. E ainda ponho uma ou duas bolachas-maria, ou aveia ou algumas sementes. E ela gosta muito! Fica a sugestão desta forma mais fácil de "beber" fruta e leite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melany, um obrigado do fundo do coração pois foi com a tua sugestão que comecei a dar batidos de fruta ao Tiago e tem resultado. Ele adora. A diferença é que os faço com água. Mas coloco muita coisa lá dentro, tal como tu. Ora bolacha maria, ou sementes e cereais. Vou variando. Ele assim vai mais composto, sem ir demasiado cheio. Maravilha!

      Bjs

      Eliminar
    2. Que bom que assim é Anabela! Fico feliz por ter ajudado de alguma maneira! :)

      Eliminar
  7. Lá em casa a sorte é eles gostarem de Nestum porque tudo o resto custa a passar :) Uma tacinha pequena de Nestum e estão despachados. Depois levam o lanche da manhã (leite ou iogurte, pão e fruta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa a única papa que ainda se come é a maisena, de resto acabam por se estragar se as compro.

      E a maisena é como sobremesa, para fazer uma mousse de chocolate fingida (está post agendado para partilhar a receita) porque se fosse de manhã dizia para eu a comer.

      Bjs

      Eliminar
  8. O meu tem 4 anos e come cereais com leite ou iogurte e bolachas Maria. Isto em dia de escola. A diferença é que tenho de ser eu a dar, caso contrário demora horas. Mas come bem ambas as coisas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flor, que maravilha. Ainda bem. Assim não tens de que preocupar. É mesmo só ter a paciência para lhe ir dando. Mas antes isso do que recusar mesmo.

      Bjs

      Eliminar
  9. Cá por casa só houve uma fase assim por volta dos 2 anos e meio / 3. Acho que é importante nós pais dar-mos o exemplo. Eu faço questão de todos os dias de manhã tomar o pequeno-almoço com o meu filhote. Sentamo-nos à mesa com tempo suficiente para comermos os dois. Normalmente durante a semana come leite com cereais, papa, leite ou iogurte com pão ou bolachas.... agora é ele que escolhe o que quer comer mas tento sempre que varie ao longo da semana. Ao fim de semana às vezes fazemos panquecas ou outros pequeno-almoços mais demorados.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisa, eu praticamente como sempre o pequeno-almoço ao lado dele a ver bonecos. Até lhe vou oferecendo pão ou o que estiver a comer para ver se ele vai petiscando alguma coisa mas nem assim lá ia. Agora com os batidos tem sido uma maravilha. Ao fim-de-semana também são os pequenos-almoços mais elaborados, tal como tu.

      Bjs

      Eliminar
  10. A minha filhota é mais nova que o teu. Ela come sempre cereias, variamos muito entre uns e outros mas é sempre cereais que ela quer e é ela mesma que escolhe quais quer comer nesse dia. Temos sempre umas 4 escolhas disponíveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, o problema aqui é que o Tiago não dispensa o leite assim que acorda, e é no biberão ainda. Eu não me importo e vou dando assim. Felizmente cá arranjei maneira de ele ir mais composto para a escola. Até fiquei espantada por não me ter lembrado de lhe dar os batidos logo de manhã. Tem sido um descanso.

      Bjs

      Eliminar
  11. Sei que o post é antigo, mas há algum tempo que não vinha aqui e ao lê-lo pensei: "afinal não estou sozinha!". O meu filho só tem 2 anos, mas também não gosta nada de papas, nem cereais nem essas coisas. Em casa comia papas de aveia com fruta, infelizmente, tive que começar a dar-lhe outra vez as papas de compra para ele se habituar, porque na creche é o que têm para lanchar (um dia Cerelac, outro leite, outro nestum, outro iogurte) e só o iogurte é que ele comia de bom grado.
    Não sei se o problema mantêm, mas se sim, por que não mandar-lhe como lanche uma peça de fruta e umas tostas ou frutos secos? É saudável, nutritivo e alimenta até à hora do almoço, não tirando muito apetite.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Olá Raquel. Obrigada pelo comentário.

    O problema melhorou. Tem comido alguma coisa logo a seguir ao leite. O problema é que eles lá têm lanche a meio da manhã, que é apenas uma peça de fruta ou um sumo e depois comem logo às 12h. Não comem nada enviado de casa senão depois não almoçam. Tem de ser comido cá em casa.

    Ele cá come perto das 9, depois tem lanche às 10h30 e depois come às 12h. Mas não é nada colocado de parte. Os frutos secos ele gosta, principalmente de arandos. Obrigada pela ajuda.

    Bjs

    ResponderEliminar