A fazer o menu mensal (atrasado)

By Anabela (Aproveitar a Vida) - fevereiro 03, 2014
Hoje, finalmente, consegui terminar o meu menu mensal. Muito se houve falar do menu semanal no que toca à organização do dia-a-dia. Eu opto antes pelo menu mensal por vários motivos. O primeiro deles é a poupança de tempo ao fazer isto uma única vez. Porque já me conheço, sei que iria falhar se tivesse que fazer este planeamento todas as semanas. Depois, ao fazer menu para o mês inteiro consigo distribuir melhor as refeições e ajustar, se estivermos a comer mais carne do que peixe ou até poucos legumes. 

Por fim e porque não sigo o menu à risca, se não nos apetecer comer a refeição destinada ou eu não a conseguir fazer por algum motivo, tenho logo uma imensidão de receitas ali, mesmo à frente dos olhos. É só escolher. 

E cada vez estou mais rápida a fazê-lo. Sigo algumas regras e tudo se torna mais simples. Ainda esta semana vos direi o que faço.

Até amanhã
  • Share:

You Might Also Like

5 comentarios

  1. Isso é que é organização.
    Fazia-o semanalmente...mas durou apenas uns meses.
    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  2. eu quando faço (raramente) também faço mensalmente pelas mesmas razões e porque em geral é com a lista do que tenho na arca congeladora à frente e por isso é só ir "despachando" o que está a ficar esquecido na arca.
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Também faço mensal. Dá imensos pratos, escuso de repetir a preocupação e...lá está...podemos sempre trocar a ordem. Só temos trabalho uma vez.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu faço semanalmente mas estou a ver que tenho que começar a fazer mensalmente :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também costumo fazer planeamento para mais de uma semana e depois também faço muitas trocas conforme o que apetece comer no instante :)
    O interessante do planeamento a longo prazo é tentar gerir as receitas com o que há para gastar na despensa e no congelaror/ frigorífico. Assim gasta-se o que há e evitamos estar sempre a correr para o supermercado ;)
    Cada vez me dou melhor com este tipo de gestão. Temos comido mais variedade de carne, de peixe e sobretudo mais variedade e quantidade de legumes o que é ótimo. Tento também fazer sempre sopas, mas acabamos por comê-la essencialmente ao almoço :(
    Hoje deu-me cá umas saudades de uma francesinha que "arruinei" os planos, mas quando não temos o Porto perto, trazê-mo-lo através da "boca" para matar saudades.
    Beijinhos

    ResponderEliminar