Desafio acompanhamentos - Terceira semana

novembro 23, 2013 Anabela (Aproveitar a Vida) 3 Comentários

Parece que ando a fazer a publicação das receitas ao sábado. Mais valia ter colocado essas datas no desafio inicial. Enfim...
De qualquer forma trago-vos mais uma receita diferente e que foi bastante apreciada cá em casa. Foi retirada de um destes livros, que só recentemente percebi que é uma relíquia de família. Foi o bisavô do Tiago que mandou encadernar todas as revistas Teleculinária que tinham sido coleccionadas lá em casa. Ficou um trabalho muito bem feito e hoje guardo com muito carinho. Dos livros que mais utilizo nas minhas receitas do dia-a-dia.
Vamos lá então à receita. 

Gratinado de milho
 

Ingredientes:

- 150g de milho cozido
- 60g de margarina
- 1 dente de alho
- 1 cebola pequena
- 1 pimento vermelho
- 60g de farinha de milho
- 7,5dl de leite
- 1 ovo
- sal
- pimenta
- noz moscada
- sumo de limão

Preparação
Coza o milho em bastante água temperada com sal, escorrendo-o logo que esteja cozido. Se usar milho cozido enlatado, este passo não é necessário. Deite depois num tachinho a margarina, o alho e a cebola picados e o pimento limpo e cortado em tiras muito finas. Leve ao lume e deixe refogar ligeiramente sem deixar alourar e mexendo sempre. Junte-lhe a farinha de milho, mexa bem e adicione o leite quente em fio, mexendo sempre. Deixe levantar fervura, retire do lume e misture-lhe o milho cozido. Bata o ovo e junte-o também em fio, mexendo. Rectifique os temperos a gosto com sal, pimenta, noz moscada e sumo de limão. Deite este preparado num pirex untado com margarina e leve ao forno bastante quente, para acabar de cozer cerca de 25 minutos. Depois retire e sirva.  

Bom apetite!

Esta semana temos uma receita da Lua que nos apresenta...

GNOCCHI COM MOLHO DE TOMATE, COGUMELOS E AZEITONAS


E parece-me que vou experimentar.
assinatura

Poderá também gostar destes artigos

3 comentários:

  1. Que lindo o gnocchi!! Adoro isso de encontrar relíquias de família, parte da nossa história.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Depois digo. Nunca experimentei. Vamos lá ver se os meus amores também vão gostar.

      Bjs,
      Anabela

      Eliminar